14 de abril de 2011

O Pequeno Príncipe [Resenha#014]

O Pequeno PríncipeAgora entendo perfeitamente bem por que O Pequeno Príncipe no Submarinoé o livro favorito das misses de todo o mundo. Me lembro de, quando criança, correr para o quintal logo que a noite caía, e ficar olhando as estrelas, escolhendo uma ao acaso, acreditando piamente ser ela o Asteróide B 612, e gritar, a plenos pulmões, perguntando se o Pequeno Príncipe gostaria de brincar. Fazemos coisas estranhas graças aos desenhos animados. Esta foi mais uma delas. Agora, bons 19 ou 20 anos depois, me deparo finalmente com o livro. E sim, ele me pegou desprevenido. Sim, muito do que foi dito nele me serviu de exemplo, quiçá de lição. E sim, uma dúzia de vezes meus olhos ficaram marejados.

“As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver...”

Pra começo de conversa, o Pequeno Príncipe deveria ser leitura obrigatória, tanto para crianças quanto para os adultos, pois narra a incrível e mágica jornada de descobertas e aprendizado do pequeno príncipe, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho, em busca de um bem maior: um amigo. Muitos podem dizer que o motivo é singelo, ou que o livro apela para nosso lado sentimental, mas o que fazer se isto é feito com uma sensibilidade ímpar por Antoine de Saint-Exupéry? Cada nova parada nesta caminhada nos serve de lição, e, muitas vezes, nos reconhecemos no Rei, no vaidoso, no beberrão, ou até mesmo na serpente.

“ – Mas por que falas sempre em enigmas?

   Eu os resolvo todos, disse a serpente.”

Se a verdade nos é tão simples e óbvia, porque não a praticamos e aceitamos? Por que somos adultos, e ficamos enternecidos ao (re)descobri-las pelos olhos de uma criança, em grande parte porque temos saudades daqueles tempos, e, em parte maior ainda, porque o Pequeno Príncipe não é uma criança qualquer, pois nos afeiçoamos a ele, o que o torna especial, mesmo entre um milhão de outras crianças.

“Todo homem traz dentro de si o menino que foi.”

É bem mais fácil aprender com toda a ternura irradiada pelo Pequeno Príncipe. Ele é mesmo um pequeno notável. Nem pense em não lê-lo.

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince, 1943) Antoine de Saint-Exupéry – 48 páginas, Agir

5a

 

 

.

8 comentários:

  1. Ganhei esse livro há pouco tempo e ainda não li. Sempre tive vontade de ler, todo mundo sempre fala nele.

    ResponderExcluir
  2. Marina, a leitura vale muito a pena, não esperava gostar tanto assim do livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano,

    Achei este livro por acaso em casa na minha ultima arrumação. Eu já havia lido quando criança, mas nao me recordava.
    Esta separado para ler novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Lú,

    Há muito tempo que queria lê-lo mas sempre algo vinha atrapalhar, até que finalmente consegui, e foi recompensador. Recomendo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho O Pequeno Príncipe, comprei-o ano passado, mas claro que ele já é meu velho amigo há muito mais tempo; reli-o uma vez, aliás, no começo desse mesmo ano, se não me engano, quando ainda não o adquirira, e a magia de sua (re)leitura se retraduziu em novos significados para minha mente mais amadurecida crítica, emocional e literariamente.

    Interpreto essa passagem da cobra, por exemplo, como um diálogo quase com a morte, ou até um controverso encontro com a mesma, pois é esta o que o referido animal tem a oferecer ao principezinho (e aí já soltaria um spoiler, mas me contenho): "Eu os resolvo todos [os enigmas]", ou seja, a morte, que seria alcançada através do veneno da serpente, resolveria todos os enigmas porque, após a passagem por ela - ou melhor, ela própria seria uma passagem -, teríamos o desnude de toda a Revelação, a solução de todas as dúvidas (e problemas), a verificação inconteste de todas as certezas. Um livro de apurado teor filosófico (inclusive metafísico) e espiritual/religioso, sob um envoltório de poética e inefável simplicidade. Abração!

    ResponderExcluir
  6. Jorge,

    A leitura de O Pequeno Príncipe me surpreendeu bastante. Apesar de todos falarem muito sobre ele, não esperava tamanha profundidade em um livro, à primeira vista, tão simples. São assim as coisas mais belas da vida: simples e profundas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Luciano,

    Gostei muito da sua resenha sobre o pequeno príncipe, acredita que minha mãe tem ele há décadas, mas eu até hoje não consegui ler, sempre que penso em começar o deixo de lado e pego outro, vou ter que corrigir esse meu problema....beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  8. Elis,

    Leia o quanto antes, e verá o quao especial é este livro, :D

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar