5 de agosto de 2011

Getting in Tune: música de sexta #007 + 40 anos de Who’s Next

Já contei aqui como conheci The Who, e em como demorei para perceber a pérola que tinha em minhas mãos: Who’s Next. Lançado em 2 de agosto de 1971, é considerado o melhor álbum da banda, tendo sido listado na 28ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos feita pela Rolling Stone, além de ostentar uma avaliação de 5 em 5 estrelas na mesma revista.

Nada raro, ou fora do comum, para o fantástico quarteto inglês formado em 1964, que trazia – na formação clássica – Roger Daltrey nos vocais,  Pete Townshend na guitarra, John Entwistle no baixo, e o grande Keith Moon enlouquecido na bateria.

the-who

whosSucesso de crítica e de público, o hoje quarentão – e ainda atual – é um exemplo de como um bom álbum de rock deve ser: dinâmico, com canções inspiradíssimas e com sons coordenados, sem aquele bate-bate desenfreado e sem razão de ser que muitos chamam música. Ah, e mais importante: o disco implora por um volume alto, então ouví-lo baixinho não tem graça alguma.

Em homenagem aos 40 anos de lançamento, neste mês de agosto o Música de Sexta trará a cada semana uma música do álbum – lembrando que minha preferida, My Wife, já foi postada aqui – começando por Getting in Tune, 6ª música na versão original, que começa mansinha, e vai crescendo aos poucos, numa mistura (ou seria cadência?) que o The Who sabe muito bem fazer, tornando impossível não passar horas cantarolando mentalmente “Getting in tune with the straight and narrow” ou “Baby, with you”. Coisas da vida.

Só para constar, a capa do álbum trás os integrantes da banda urinando em um bloco de concreto que muitos dizem ser uma referência ao monolito encontrado na Lua no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. O mictório de pedra da capa fica no Easington District Collliery, em County Durham.

Infelizmente não encontrei um vídeo decente de uma apresentação ao vivo, então tive de apelar para o Goear.

É só apertar o play.

Na semana que vem, a música será Behind Blue Eyes, mas a original, claro, e não a versão porcaria do Limp Bizkit.

_

Pode parecer que não, mas é importante: o Música de sexta não tem nenhum caráter motivacional, trata-se apenas de uma indicação daquilo que ouço. Simples assim.

2 comentários:

  1. Tanto já li a respeito quanto ouvi falarem muito bem dessa banda, The Who, inclusive considerando-a como uma das mais importantes da história do rock (a propósito, é hard rock?). Enquanto isso, eu aqui ouvindo Depeche Mode.

    Quanto ao novo layout, gostei mais dele que do anterior (pela minha preferência ao amarelo queimado, hehe, e acho que até combinou mais com a "linha" do teu blog, remete a papel velho, mais ou menos isso). O único porém, a meu ver, é a disposição das tags, que quando muitas ficam atravancadas. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    The Who é uma das malhores bandas que já ouvi. Tommy, por exemplo, é uma joia.

    Tive que trocar o layout porque o antigo entrou em pane, então esse é provisório, já que as tags uma por cima da outra também me incomodaram. Estou olhando por aí, se não conseguir resolver terei que optar por outro...

    Abração.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar