2 de abril de 2012

Solução do “Qual é o Livro? #1”

LIVApngOs leitores deste blog! Palmas para vocês. Eu achando que a brincadeira ficaria disponível por um bom tempo, sem solução, e mais, que eu teria até que revelá-la no prazo final. #baitaingênuo Mas não que os subestimasse, ao contrário. Desde o começo achei a brincadeira complicada de se resolver, pois as dicas são apenas palavras soltas, sem um nome próprio, uma frase, uma data, nada; e, se se referem a um livro em especial,  não tornam as coisa mais fáceis pois se trata de cinco pontos naquele livro que ficaram, por motivos diversos, impressos em minha memória, o que, por razão nenhuma, significa que seriam os mesmos pontos que se fixariam na memória de um outro leitor. Era tudo muito pessoal, e, justamente por isso, complicado.

Sinceramente não esperava o retorno que deram à brincadeira. Muitos foram além de deixar seu palpite, e chamaram os amigos, citaram autores que não conhecia, puxaram pela memória algumas características dos autores clássicos de ficção científica – gênero logo identificado por alguns dos participantes como aquele ao qual o livro referido nas pistas deveria pertencer – sendo o grande mestre Asimov o mais citado dentre eles. Vocês se dedicaram, e eu agradeço isso, muito.

Mas ninguém foi tão pontual quanto a Aléxia Roche, que escreve no blog Literatura, Cinema & Cia. Em seu comentário ela disse o seguinte:

Só vem Asimov, Gibson e Arthur C. Clarke na cabeça!
Vou de "Encontro com Rama", de Arthur C. Clarke pela dica do cilindro ;)
Adorei essa ideia de adivinhação, acho que vou adaptar a brincadeira e levar pra sala de aula!

Na mosca!

Então, só para constar, vou explicar cada dica:

  • Cilindro: Rama, um objeto não identificado que surge próximo à nossa galáxia, possui a forma cilíndrica;

  • Escadarias: ao adentrarem em seu interior, a equipe do Comandante Norton se depara com escadarias imensas, com milhares de degraus, que levam ao interior da estrutura;

  • x3 / :3: acho que era a dica mais difícil e confusa. A Sharon Caleffi chegou a me perguntar se se tratava de uma fórmula ou de emoticons. Bem, na verdade são duas operações, uma divisão e uma multiplicação. No interior de Rama tudo parece ter sido construído nesta proporção: existem três escadarias (x3), da mesma forma como muitos aspectos de seu interior parecem terem sido divididos em três partes iguais;

  • Libélula: um dos membros da tripulação usa, em determinado momento do livro, um equipamento com este nome; e, por fim,

  • Autômatos: tão comuns na ficção científica, eles também se fazem presentes em “Encontro com Rama”.

E o “Não é preciso ir tão longe para conseguir a resposta” foi bem entendido pela Irene Moreira: se não era preciso ir tão longe, a resposta estava aqui mesmo, no blog. “Encontro com Rama” foi resenhado por mim no dia 19 de setembro do ano passado. Para ler a resenha, clique aqui.

Por e-mail, a Aléxia contou como conseguiu descobrir qual era o livro:

Então, a história de como descobri o enigma é longa...hehe

Sou estudante do curso de Letras e estou fazendo meu TCC sobre o movimento cyberpunk na literatura, estou fazendo uma análise do livro Neuromancer, do William Gibson e fazendo um panorama da história da Ficção Científica e da Cibercultura.

Aí que entra o Arthur C. Clarke, como estou estudando a história da FC, estou lendo muitos autores freneticamente, e Encontro com Rama é um que está na fila para leitura aqui  em casa há um bom tempo e como já o folheei várias vezes, já sei do que se trata.

É isso.

Publicarei novos desafios toda sexta-feira posterior à solução do desafio anterior proposto, e sempre será publicada às nove da manhã. Porém, como esta semana é um grande feriado, a próxima edição acontecerá no dia 13, e espero por vocês.

E, como grande fã de ficção cientifica, tenho que ler William Gibson, que foi citado duas vezes, e de cuja obra não conheço nada.

Muito obrigado mesmo a todos que toparam a brincadeira, deram seu palpite e enriqueceram uma sexta-feira que estava se desenhando bastante chata ;) Não me lembro de ter me divertido tanto com um post. Muito bom mesmo :D

14 comentários:

  1. Legal! Parabéns, Aléxia! Como eu imaginei, não havia lido o livro mesmo. Nem a resenha (shame on me!)

    Essa brincadeira é bem divertida mesmo... o muriloq estava comentando que fica complicado adivinhar os livros, porque o universo é grande demais e são poucos os livros que se cruzam nas estantes... mas a audiência de um blog é grande e com amigos convidados e etc sempre vamos encontrar alguém que leu o livro!

    Eu adorei a brincadeira, Luciano, estou ansiosa pelo dia 13!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharon, foi muito bacana mesmo ;) Pois é, o muriloq tem toda a razão, e por isso acreditava que, no final, teria que eu dar a solução. É muito bom quando nos enganamos desta forma, rs.

      E mais uma vez muito obrigado pela participação e divulgação.

      Excluir
  2. Ah pena que não consegui dar pitaco por conta do erro do blogger e de uma viagem, mas no próximo desafio apareço por aqui.
    Parabéns para a Aléxia, essa guria esperta :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, o blogger me deu um susto daqueles, mesmo sabendo que seu sistema de comentários é pra lá de instável.

      Fico esperando sua participação no próximo, rs, já estou trabalhando nele.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Lu, nós é que temos que agradecer por uma brincadeira tão legal. Em uma enxurrada de mesmices em blogs literários, é sempre bom ver coisas criativas e inteligentes! Como não li o livro, nem passou pela cabeça. É bom que quem não conhece, acaba conhecendo. Dia 13, chega logo! rsrsrsrs

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também acabei conhecendo alguns autores e livros dos quais ainda não tinha ouvido falar. Foi bom principalmente por isso, essa troca de experiências.

      Beijo, obrigado por ter participado, e te espero dia 13 ;)

      Excluir
  4. Eu não tinha nem chance de ganhar, não leio ficção cientifica, salvo a do século XIX, pq há cem anos entre o meu presente e o dele e isso é minimamente seguro para meu medo do futuro kkkk (o futuro deles é meu presente #Fato).

    No entanto, percebo que para vc foi super proveitoso visto que percebeu que sua proposta deu certo e tende a ter futuro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, é ler uma distopia pode nos intimidar mesmo, rs. Também gosto da FC daquele tempo, e é incrível ver o quanto eles acertaram em suas "preisões". Se não na mosca, mas conseguiram passar bem perto.

      Foi muito bom, espero que a segunda também seja ;)

      Excluir
  5. Parabéns a Alexia, mais uma vez, pois já havia parabenizado logo que vi o comentário.
    Obrigado pela brincadeira que nos leva a conhecer uma literatura que nunca pensávamos em ler.
    Já coloquei em fila de leitura o Encontro com Rama porque pesquisei a obra e me fascinou.
    Até sexta feira 13 e que a sorte me ajude.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rama é clássico absoluto, já estou me preparando para a sequência "O Enigma de Rama", e espero que você goste da leitura ;)

      Já estou trabalhando no novo "Qual é o livro?", acho que vão gostar dele.

      Grande beijo ;)

      Excluir
  6. Ah, vai ter mais, né? Quero participar da próxima. E aquele negócio com o carregador, então, até agora nada resolvido, tou na pindaíba, rs. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jorge! Senti tua falta, rs. Vai sim, dia 13 solto mais uma, às 9 da manhã. E boa sorte c[por aí, daqui meu mouse foi pro beleléu, e não me dou com o touchpad....enfim.

      Abração.

      Excluir
  7. Obrigada pessoal!

    Gostei muito da brincadeira e achei que as dicas não estavam tão fáceis, acertei mesmo pela dica do cilindro (e pelo meu vício em Ficção Científica..rsrs).

    Luciano você tem de ler William Gibson!"Neuromancer", sua obra prima, é considerado o primeiro livro cyberpunk e foi inspiração para o filme "Matrix"...é bom demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe! Tá anotado. Já vou pesquisar na Estante Virtual. Depois da brincadeira me bateu uma vontade daquelas de ler ficção científica, estou lendo "O Diabólico Cérebro Eletrônico", do David Gerrold.

      E mais uma vez parabéns e obrigado por participar ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar