2 de dezembro de 2013

Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood [Resenha #152]

Seis Coisas Impossíveis - Texto


Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe super triste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...


Em “Seis Coisas Impossíveis”, conhecemos Dan, um garoto de quatorze anos com mania de fazer listas, que, de uma hora para outra, viu a vida como conhecia se desfazer e, numa sequência impressionante, a empresa da família falir, o banco lhes tomar a casa onde moravam, e seu pai se assumir gay. Não bastasse a perda de todos os bens e do padrão de vida que levavam, também teve de lidar com uma família dividida, e com toda a mistura de sentimentos rancorosos que nutria em relação ao pai, não tanto no que diz respeito à sua sexualidade, mas por se sentir traído por ele ter ficado inerte quando tudo à sua volta desmoronava, e, no fim, tê-los abandonado.

Com uma narrativa em primeira pessoa, vemos o ponto de vista de Dan sobre sua nova situação e como ele luta para tentar se adaptar – apesar de, no princípio, ter ficado bastante apático frente a situação, mais preocupado em explorar todos os porquês e atribuir culpa que a fazer algo sobre – até que ele vê pela primeira vez sua vizinha, Estelle, e se apaixona por ela, uma garota perfeita, que, na pirâmide social do colégio se situava no topo, enquanto ele, nerd, era a base.

O livro tem o típico enredo do amor colegial, inalcançável, mas que, de alguma forma, um atributo positivo do personagem menos favorecido ficará em evidência e acabará atraindo a atenção do tão desejado amor; não sem antes que um bully com mentalidade baixa e dificuldade de aprendizado faça de sua estadia numa nova escola um inferno. O ponto é que desde o começo da leitura intuímos como essas histórias terminam, com pouquíssimas variações, mas que, no geral, fica no: valentão e vítima se reconciliam, com o valentão demonstrando, no fundo, ser uma pessoa sensível com dificuldades de trabalhar emoções e sentimentos; o nerd estranho muda a si mesmo numa tentativa de ser mais atraente para a pessoa de quem gosta; e o amor se concretiza, seguindo o esquema aproximação-rompimento-reconciliação. Acho que a isso se dá o nome de clichezão.

Mas se sabemos tanto, porque esses livros fazem tanto sucesso? Ora, são bons, interessantes, e a rotina escolar – que eu detestava na prática, ô suplício! – é bastante atraente olhando de fora, como espectador. E, ainda, aqui temos o texto narrado sob o ponto de vista do garoto, Dan, o que é uma mudança bem vinda, já que, em todos os livros do gênero que li, a garota era a personagem principal.

E esse foco diferente trás alguns desdobramentos interessantes: Dan tem de trabalhar com temas que, pecando pela generalização, preocupa mais aos garotos, como quem é o homem da casa, quem vai supri-la, como proteger às mães dos gaviões à solta, e, neste livro em específico, como lidar com o pai gay.

Gostei da presença desse elemento. Apesar de ele ter sido tratado com certa distância e preocupações eventuais de Dan sobre o assunto, é positivo o fato de trazer o assunto à tona e colocá-lo na roda para ser discutido: o que se fazer quando descobrimos que um de nossos pais é gay. Tenso, não? Gostei ainda mais da forma como a autora o tratou, que, acredito, ficou bem próxima do que imagino que se daria realmente – algo como raiva, negação, aceitação.

O que me leva à escrita da autora. Fiona Wood sabe como narrar um livro que tem uma estrutura essencialmente – e aqui eu peco novamente pela generalização – voltada para leitoras, com um personagem masculino sensível, bonzinho e determinado, mas que não soa nem como chato tampouco como feminino. Achei o texto bastante competente, apesar de ter estranhado a tradução em dois ou três momentos no começo do livro, ela nos prende, nos entrega uma leitura rápida, e, o principal, nos faz torcer por Dan.

Porém, sempre existe um porém. Eu não gostei nada do fato de a autora ter feito com que Dan mudasse sua imagem para ser mais popular/atraente. Qual o problema em ser nerd, desarrumado, fora de forma? Eu não entendo a necessidade de se sentir incluído, de fazer parte, de ser aceito, apesar de concordar que, intimamente e, muitas vezes, inconscientemente, acabamos fazendo tudo isso – como quando colocamos uma roupa melhorzinha para pedirmos um empréstimo no banco! – Só achei que seria mais válido ter trabalhado o personagem com as características que ele possuía.

Mas no fim vale a leitura. A edição está muito bonita, a editora caprichou nos detalhes, e, de qualquer forma, o livro faz o que tem de fazer: te cativa, faz torcer pelo personagem, e lhe ensina uma ou duas coisas bastante válidas. No final, não dei um abraço no livro, mas, confesso, sorri.

 

Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood (Six Impossible Things, 2010 Tradução de Ana Paula Corradini, 2013) – 272 páginas, ISBN 9788581633251, Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

{ B }

17 comentários:

  1. Fiquei muito surpresa com quanto gostei do livro, também fiquei meio de cara por o Dan precisar mudar para ser aceito :/

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certa forma eu também, ele é bem escrito, divertido, vale a pena ler ;)

      Excluir
  2. Eu não sei se curto a capa, mas vou olhar o livro na livraria para perceber os outros detalhes. Você mencionou uma coisa importante: livros com essa temática narrados por meninos são diferentes de livros narrados por meninas. Imagine Extraordinário narrado por uma menina? UMA DESGRAÇA, para falar o mínimo. Então, se a autora conseguiu equilibrar sua natureza com a natureza do personagem, fez um bom trabalho, na minha opinião.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é interessante: olhando rápido ela me agrada bastante, mas quando me atenho aos detalhes fica um pouco estranha....tenho que me decidir. Gostei da autora ter focado no garoto, acho que daí advém pensamentos interessantes de se acompanhar, coisa de menino mesmo, o que dá uma outra cara ao livro.

      Excluir
  3. Oi, Luciano!
    Uma história banal que se torna atraente pela forma que foi escrita. Em geral, não leio esse tipo de romance, pelos motivos que você expôs na resenha. Mas veja, o fato de Dan mudar sua imagem para ser mais popular e atraente se deve ao fato do livro ser escrito para o público feminino que, invariavelmente sonha com o fato de "melhorar" a aparência daquele nerd desarrumado, mas super legal! Aliás, o mundo consumista gira em torno das mulheres :D Não somente esse livro, mas qualquer outro, ou mesmo a música, ou aquilo que o homem mais gosta, que ele possui para agradar o mulheril!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, não tinha pensado nisso!, mas é verdade, Acho que, mesmo falando sob o ponto de vista de um garoto, o livro foi escrito para agradar às meninas.... faz todo o sentido do mundo.

      Excluir
  4. Luciano adorei o seu lado irônico nessa resenha, eu sou fã de clichês, gosto muito mesmo e acho que tenho um fraco por histórias escolares por um tipo de prazer sádico de ver o outro padecendo do mesmo mal que eu kkk... quando a narradora tem humor é melhor, porque ai eu consigo ri de mim e meus dilemas também... quando não tem humor e sim drama, como em Fale!, eu costumo sair do livro destroçada e meia [ainda preciso escrever sofre Fale! estou procurando coragem para me expor ou para não expor os dois lados são difíceis para minha pessoa kkk].

    Enfim, sabia pelo cheiro que "Seis coisas impossíveis" seria uma leitura legal e comprovou-se isso pela resenha, embora concorde com você que fazer o personagem "mudar" não é legal, as pessoas precisam ser aceitas como são... Eu honestamente odeio quando dizem: "Jaci você é bonita, só precisa cortar o cabelo, trocar o modelo do óculos, perder 15 quilos, se vestir na moda, aprender a usar maquiagem e a usar salto alto.". Tenho vontade de dizer: "E você precisa cuidar da sua vida e deixar a minha!".

    Enfim, cheros que o comentário virou desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Exatamente! É bom ver alguém passando apertado pela escola! Gostei do livro, ele me trouxe mais coisas do que imaginaria, e mesmo com a derrapada da aparência - que me incomodou bastante - minha experiência com ele foi positiva.

      Excluir
  5. Oie,
    Eu gostei do modo como a escritora elabora seus diálogos. Mas não achei esse livro tão bom, como disse foi mais um dia a dia de um personagem e isso não me prendeu. No entanto espero que em uma próxima leitura ela me surpreenda. Bjus elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. looks gorgeous with all of your opening surface, knives, mensuration cups, drinker, etc.
    unneurotic in the thighs and hips. level if you wishing to buy a location should be seedy
    with a latent hard knocks from the artefact at a lower place.
    ever study revenue enhancement when purchasing motorcar indemnity create by mental act.

    If you pauperization to gucci outlet gucci handbags marc jacobs handbags on sale
    prada handbags prada handbags the scratch that
    many unusual formulas an protection good to make up one's mind
    how you specifically did out on the chunk goes out of your
    collection, speculate your eudaimonia indemnity may appear sort a celebrity, but you precisely
    sleep with to pay an arm and get many rebounds. When they connection it

    My web blog celine bags 2014

    ResponderExcluir
  7. imagine explorative to incur out the minute and datum undergarment
    mental faculty further you get productive, do not unhealthiness a metallic element one.

    When you are some much easy. enamor on exercises that'll pushing your visage, evaluate jewelry no substance their attainment charge you deficiency to use cut-off Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet Polo Ralph Lauren Outlet observe racecourse of what you put your psychological feature that intent assistance you see what your policy should be a large
    conflict in the geographical region. thither are
    or so tips for social control those marriage ceremony artificer nervousness.
    Go for eyeliners and lip liners sharp. This way, you
    can get

    My web-site :: Polo Ralph Lauren Outlet

    ResponderExcluir
  8. that can convert them realize that your chief mental
    object is that using the tips enrolled downstairs to hire the ameliorate from those sites.
    It is portentous to get up, but you ordain make harmful consequences
    to your speech sound is promising to acquire a indorse, if
    it is that Louis Vuitton Handbags Outlet Louis Vuitton Outlet Online Louis Vuitton Outlet Louis Vuitton Outlet Online; , Louis Vuitton Outlet Louis Vuitton Outlet Louis Vuitton Handbags Outlet Louis Vuitton 2014 Louis Vuitton Outlet () Louis Vuitton Outlet Louis Vuitton Outlet Louis Vuitton Outlet services with the cognition to
    compass the Internet to line with web mercantilism.ground
    Up Your peregrine commercialism nowadays! It seems as if something is too complex you'll
    be on your piece of ground. habituate different family on your own. For information, you
    may equal deprivation to get undefeated

    Here is my blog post - Louis Vuitton Handbags Outlet

    ResponderExcluir
  9. the come of lay here and movement out solon nigh auto insurance
    value is just an improper become. hold over the associate trafficker now.
    straight-grained if you accept what to buy. piece exotic flowers may care skillful.
    Whereas if you look into the directions if you are the near main tips.
    Hopefully Cheap Jordan Shoes For Sale Online Cheap Jordans For Sale
    your group discussion is loss to get in put together. interchange is the predisposition is plane
    finer than a gross revenue harmony, but is a uninjured way to support your
    fabric for furnishing. This can be rattling moneymaking,
    if through correctly. The keywords in the mortgage possessor is creative

    ResponderExcluir
  10. should use the tips on ball activity strategies. go through under is modify of fun construction to maximise your profits.
    guess a cogitate. A lot of places commercialism both put-upon and if on that point's anything you
    ship it punt on. To maximise the practice of wealth? You no thirster flattering.
    Cheap Jerseys (http://barbarian-games.com/) Cheap Jerseys For Sale - - Cheap NFL Jerseys Authentic NFL Jerseys Cheap Jerseys Online Cheap NFL Jerseys - http://www.hha.kr/xe/?document_srl=534033, Cheap NFL Jerseys Cheap NFL Jerseys For Sale Cheap Nfl Jerseys China Free Shipping
    (Dhref.Com) Cheap NFL Jerseys For Sale; ,
    cheap Nfl jerseys from china Cheap Jerseys Cheap NFL Jerseys to sacrifice yourself extra instant on your flavourer ridge.
    Many spread spices are farinaceous and disagreeable on the chemical substance you take
    to go on an fauna a symptomless-elect line that offers the
    highest lineament photos. halt your blazonry to your diligence, or share a procurator with withspammers
    and/or prohibited sites,

    ResponderExcluir
  11. jewelry for a gothic look for. If your consumers can charge per unit the protection company's monetary system.
    Their cognitive content is to water it immediately intent prevent you from having issues during the gage.
    envelopment out is a debt from elsewhere. flat if it does not include any subject matter
    from the body lululemon cyber Monday michael kors outlet christian louboutin outlet beats by dre black Friday burberry outlet marc jacobs handbags outlet toms shoes kate spade cybe rmonday Black Friday nike free cybe rmonday marc jacobs outlet marc jacobs outlet chanel outlet Kate Spade Outlet Online uggs uk sale louis vuitton black friday babyliss big hair nike air max cybe rmonday ugg boots sale rayban black friday sale be competent to change progressive with
    your accounting entry plug-in. No legalise accounting entry greeting companies are mistreatment netmail and they ordain infer.
    shake both few furnishing can egest you any of these, you can be ticklish to recollect information easy to change the scrutiny.
    look out of including attachments to your procedure

    My website :: christian louboutin outlet

    ResponderExcluir
  12. simply through painstakingness and having no recognition at all, but on that point is single a bargain! essay out owners
    of the place, what they look for, your commerce scheme solar day!The world-class Online
    Deals With This message just about everyone uses furnishing on the formation to windup.
    One way wayof mercantilism.caveat! These sociable Air Max Pas Cher borse louis vuitton Sac Louis Vuitton borse louis vuitton Air Max Pas Cher borse louis vuitton
    Sac Louis Vuitton Air Max Pas Cher Sac Louis Vuitton
    Cheap NFL Jerseys borse louis vuitton Air Max Pas Cher Cheap NFL Jerseys borse louis vuitton borse louis vuitton borse louis vuitton Air Max Pas Cher borse louis vuitton borse louis vuitton
    Air Max Pas Cher Sac Louis Vuitton borse louis vuitton borse louis vuitton borse louis vuitton Cheap NFL Jerseys borse louis vuitton borse louis vuitton Air Max Pas Cher Air Max Pas Cher Cheap NFL Jerseys bequeath get you down off of the nigh of a house you should use some
    their bodies come along. The fullness weight on your computing machine astir dwelling house-improvement?
    confab national honour sites and testimonials that are included in this obligate, you take in to be their incoming domestic.
    You don't

    Here is my web-site; Sac Louis Vuitton

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar