21 de fevereiro de 2014

Solução do “Qual é o Livro?” #13

Qual é o Livro 2014

Neste “Qual é o Livro?” que comemora o aniversário do blog, quis mesclar livros clássicos com sucessos atuais, e tentar fugir um pouco da tendência obscura que minhas leituras por vezes tomam. A etapa #13 é um exemplo disso, já que as dicas faziam referência a um livro clássico.

A solução era a seguinte:

O livro mencionado nas dicas era o “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” do grande Júlio Verne, que foi uma companhia constante em minha adolescência.

Explicando as dicas:

1. Um carteado, 141 anos atrás: No livro, o inglês Phileas Fogg estava em seu clube, jogando carteado, quando surgiu em pauta o desafio, de se seria possível ou não rodar o mundo em oitenta dias.

2. Veio antes da ilha: “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” foi lançado em 1873, um ano antes de “A Ilha Misteriosa”, que é de 1874.

3. 22 dias foi o período mais longo de “a” a “b”: faz referência ao trajeto mais longo da viagem, que ia de Yokohama, no Japão, a São Francisco, nos Estados Unidos, e que foi percorrido de barco, levando 22 dias.

4. Mestre, alguns dizem que não existiu: Verne é tão genial e previu, de uma forma ou de outra, em seus livros invenções e feitos que apenas anos depois se tornariam realidade – como os submarinos, os balões dirigíveis, a viagem à Lua e o Cabo Canaveral, nos EUA, como ponto de lançamento para viagens espaciais, dentre muitos outros – que algumas pessoas especulavam que o autor não existia, e que seus livros eram escritos por uma equipe de cientistas e inventores.

5. LXXX: Oitenta, em romanos. O número de dias que durou o desafio.

Mais uma vez, três participantes acertaram. Pela ordem: Sumaya Lira Hermann (04 pontos), Juliana Barbosa (08 pontos), e Lu Tazinazzo (08 pontos). Parabéns!

Mas, de novo!, nem todos os que acertaram deixaram comentário validando a participação no post do #13, então se não o fizerem o palpite não será válido.

A etapa #14 do desafio já está no ar. Participem!

Para saber as regras e prêmios da promoção, clique aqui. Quaisquer dúvidas podem ser deixadas nos comentários ou me mandem um e-mail: lucianoassantos@gmail.com. Caso não concorde com algumas das respostas, também entre em contato, e vamos conversar ;)

6 comentários:

  1. É oficial, eu vou chutar... sempre acho que os meus chutes são nada haver, ai descubro que são tudo haver... Que coisa chata...

    P.S.: Comentei algo nesse sentido mais cedo logada com a Estante, mas deletei... acho que já comentei com você meu tique via twitter!

    ResponderExcluir
  2. Já falei que eu vou ganhar? Porque eu vou!!! MUAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar