1 de abril de 2010

Diário de Leitura: Delivery Service of Corpse – Dia 1

Delivery Service of Corpse (Kurosagi Shitai Takuhaibin em Romaji) é um mangá com roteiro de Eiji Otsuka (responsável por MPD Psycho, publicado no Brasil pela Panini) e arte de Housui Yamazaki. No Brasil a série está sendo publicada pela Conrad (@conradeditora), com tradução de Drik Sada, e conta atualmente com 3 volumes lançados e 1 em pré-venda, com encadernação caprichada (que não quebra quando se abre os volumes para leitura) e projeto gráfico que chama atenção nas prateleiras das bancas. Mais uma vez, ponto para a editora.

dsc0001

A história gira em torno de Kuro, Sasaki, Numata, Makino, Aosagi e Yata, jovens que estudam em uma universidade budista de Tóquio, mas que não fazem parte de família de sacerdócio budista, então não tem a perspectiva de herdarem – como a maioria dos alunos – os templos da família. Por isso acabam se juntando em um grupo de voluntários que rezam pelos mortos, conforme um acordo feito entre a polícia e a universidade. Mas as coincidências entre os membros do grupo não terminam aí, cada um tem uma habilidade especial: Kuro é um itako, uma espécie de xamã que pode conversar com os mortos quando toca neles; Numata usa radiestesia (habilidade de encontrar água através do uso de amuletos) para achar cadáveres; Makino é uma especialista em embalsamento, maquiagem e outras técnicas de conservação de corpos; a hacker Aosagi tem conhecimentos avançados de anatomia; enquanto Yata canaliza as vozes de espíritos espaciais através de um fantoche.
dscimgborda
O volume 1 é dividido em 4 capítulos fechados, denominados entregas, cujos títulos são tirados de músicas de Hiromi Oota, cantora japonesa de sucesso nos anos 70. Até agora li as entregas 1 e 2, Felicidade Incompleta (Shiawase Miman) e Pessoas Solitárias (Lonely People).

Entrega #1: Felicidade Incompleta começa quando o grupo é vai até a Floresta Aokigahara, rezar por um defunto, porém a presença de Kuro, um itako, atrai outro defunto, Tôya Fujisawa, que “pede” ajuda para encontrar a namorada, Yuki Yamakawa, revelando pouco depois que cometeram o chamado shinju, um suicídio duplo motivado por questões amorosas. O grupo decide então ajudar o pobre defunto apaixonado a descansar ao lado da amada, e descobrimos alguns fatos assombrosos a partir daí.

Entrega #2: Pessoas Solitárias: com o dinheiro conseguido com a entrega número 1, o grupo decide abrir a Kurosagi Serviço de Entregas. Através da radiestesia de Numata, encontram um cadáver de uma idosa dentro de um oratório, que revela querer ser deixada em um dendera, campos desertos onde os idosos eram abandonados à própria sorte para morrerem. O problema é que existiam milhares de denderas em todo o Japão, então como saber em qual dendera a velhinha queria ser deixada? Partem então em busca do local e descobrem inclusive como a pobre foi parar dentro do oratório, mas isso é melhor saberem ao ler. Esta entrega, a melhor até agora, confronta as tradições do Japão do ontem e o de hoje, assim como põe em evidência costumes do país que por aqui seriam considerados absurdos.

Até agora, Delivery Service of Corpse proporcionou boas histórias aliadas a uma arte adequada à proposta pela série, o que significa dizer que o “Aconselhável para maiores de 16 anos” da capa deve ser levado em consideração a quem tiver nervos sensíveis. Aos que se propuserem acompanhar a história, não se arrependerão.

Um comentário:

  1. Sabe onde encontro pra ler online em português? Gostaria de começar o mais rápido possível, mas é muito difícil encontrar.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar