8 de setembro de 2010

Anunciada a shortlist do Man Booker Prize 2010

Foi anunciada hoje a shortlist com os finalistas do prêmio Man Booker Prize deste ano. A longlist havia sido anunciada em meados de julho e, como sempre, gerou grande expectativa em torno do prêmio. Andrew Motion, presidente do júri, disse que “Foi um grande privilégio e um desafio emocionante para nós reduzir a nossa longlist a esta lista de seis romances extraordinariamente bem escritos”.

Criado em 1968, o Man Booker Prize é um dos mais importantes prêmios literários atribuídos anualmente. São elegíveis obras de romance e ficção redigidas em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Commonwealth ou da República da Irlanda, Paquistão ou África do Sul.

Os finalistas são:

  • Parrot and Olivier in America, de Peter Carey  no Submarino;
  • Room, de Emma Donoghue;
  • In a Strange Room, de Damon Galgut  no Submarino ;
  • The Finkler Question, de Howard Jacobson;
  • The Long Song, de Andrea Levy  no Submarino ;
  • C , de Tom McCarthy.

O vencedor do Man Booker Prize 2010 será anunciados na terça-feira 12 de Outubro, um jantar no Guildhall de Londres. O autor australiano Peter Carey, ganhador do prêmio em 1988, com Oscar e Lucinda, e em 2001, com A História do Bando de Kelly; pode se tornar, caso seja o premiado deste ano, o maior vencedor do prêmio.

Via | Man Booker Prize

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar