8 de novembro de 2010

08/11–Dia de esquecer um livro

E, que fique bem claro, de propósito! A iniciativa foi da Isadora, do blog Tantos Caminhos, inspirada neste post da Luma, do Luz de Luma, convidando blogueiros a esquecerem um livro na data de hoje. Uma misteriosa alergia surgida novamente em meu olho direito meio que atrapalhou meus planos, que originalmente incluíam uma obra de Julio Verne ou Agatha Christie e um exemplar de Tonico, de José Rezende Filho.

Tonico tem para mim uma significação especial por ter sido o primeiro livro que ganhei com dedicatória e tudo. Ele foi ofertado pela bibliotecária da minha escola, e sua leitura durante as férias foi quase que compulsiva. O livro conta a história de Tonico, um garoto que tem que se adaptar a uma nova vida após o falecimento do pai, tendo – ou crendo ter – que lutar por seu próprio dinheiro, como maneira de ajudar a mãe. Tonico é um daqueles livros clássicos da Coleção  Vaga-Lume que, sem exageros, são verdadeiros patrimônios culturais de nosso país, afinal, quem nunca passou alguns dias na companhia de um dos títulos da coleção?

Na impossibilidade de ir até Presidente Prudente comprar os livros que tinham em mente – ainda não estou pronto para me separar do meu exemplar de Tonico – resolvi por escolher um dos de minha coleção, e acabei decidindo por As Crônicas Marcianas  no Submarino, de Ray Bradbury.

Bradbury é um autor pelo qual tenho um carinho todo especial desde que tive em mãos um exemplar de Fahrenheit 451. Ao lado de Brian Aldiss, e Isaac Asimov, forma minha trinca preferida da ficção moderna, e, somado aos seus 90 anos recém completados, era uma escolha justa que, espero, irá agradar a quem encontrá-lo.

Falando nisso, esqueci meu exemplar numa praça que fica no quarteirão atrás da minha casa, e, confesso, fiquei com muita vontade de ficar a espreita, observando quem iria encontrá-lo. Não fossem o sol e o calor insuportáveis, e o teria feito. Quem será que o encontrou, isso se já o encontraram?

__

Mais pessoas esqueceram livros hoje. Saiba quem aqui.

8 comentários:

  1. Nossa! Eu sei como gosta do autor e seus livros! Foi mesmo um exercício de desapego! :) Linda participação!

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    Realmente, ainda sou um tanto quanto apegado aos meus livros, principalmente em se tratando de um autor que gosto tanto, como Bradbury, mas acredito que este desapego tenha valido a pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. E viva o nosso desapego, tenho certeza que fizemos pessoas felizes ontem!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luciano
    Ter participado dessa iniciativa cultural de "esquecer" um livro foi muito bom!!!
    Tenha paz e alegria!!!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. Suzana,

    Grito daqui um VIVA sincero. Estou precisando exercitar o desapego, e também acredito que tenhamos tocado muitas pessoas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Orvalho do céu,

    Foi mesmo muito bom. É sempre válido participar de iniciativas como esta.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Luciano, fiz um banner para os participantes e simpatizantes do "BookCrossing Blogueiro", linkado para o post inaugural da Isa. Fique à vontade para usá-lo ou não, ok?

    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Luma,

    Já fui lá buscar o banner. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar