12 de julho de 2011

Dedicatórias

Devia ter uns 13 anos quando comecei a anotar em um caderno as dedicatórias dos livros que lia. Tinha admiração por elas, pois, dado a dificuldade de se escrever – e publicar – um livro, imaginava que a pessoa a quem o autor dedica sua obra deveria ficar imensamente feliz com o fato.

Existem dedicatórias de todos os tipos, desde as mais diretas e românticas, como a de Ray Bradbury, que dedica sua obra prima, As Crônicas Marcianas, à sua esposa, Marguerite, com as seguintes palavras:

Para milha mulher, Marguerite, com todo o meu amor.

até aos mais concisos, como Ken Follett, que dedica Mundo Sem Fim a  Barbara,  sua esposa, mas de forma bem mais introspectiva:

Para Barbara.

outros ainda imprimem à dedicatória um pouco de humor, como Douglas Adams em O Guia do Mochileiro das Galáxias:

Para Jonny Brok e Clare Gorst, e todo o pessoal de Arlington, que me deu chá, simpatia e um sofá.

mas todas são uma prova de amor, ou, pelo menos, de elevada consideração. Sentia-me maravilhado com todas elas, imaginando a reação de cada um ao lê-la…

Doze anos depois e o caderno se foi, sem deixar rastros, mas minha curiosidade e admiração pelas dedicatórias permanece, tanto que decidi fazer um Tumblr para publicar as que me cheguem às mãos. Trata-se do Dedicatórias,  onde postarei, de início uma por dia, de segunda a sexta. Claro que meu acervo é bastante finito, então toda contribuição será bem-vinda, podendo ser feita enviando um e-mail para lucianoassantos@gmail.com, com a dedicatória, o livro e o autor dos mesmos.

Espero por vocês lá. Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins já dedicaram algo a alguém.

_

Falando em Tumblr, este é meu 4º,até falei da criação de um deles aqui. Além do Dedicatórias, tenho por lá o Pegue o Casaco, com imagens que acho interessante, o pontoLIVRO, que pode ser considerado o Tumblr deste blog, onde posto imagens que tenham relação com livros, e o Poesia em Prosa, um Tumblr com citações, onde na verdade sou co-autor, a convite do Jorge Leberg, do Confissões de um Bibliófago.

4 comentários:

  1. Também tou devendo um post sobre dedicatórias, mas especificamente sobre as escritas para mim do punho dos próprios autores (inclusive amigos), hehe. E quer dizer que o Dedicatórias é teu também? Legal, e espero ver em breve lá as dedicatórias dos sete livros de HP. Abração e Feliz Dia do Amigo!

    ResponderExcluir
  2. E achei particularmente interessante a dedicatória do Douglas Adams.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jorge!!

    Então, tem bastante coisa na fila, entre elas da série HP, e agora é um ótimo momento para postá-las - aproveitando a onda do filme. Acho que até sexta solto a da Pedra Filosofal.

    Grande abraço, e feliz dia do amigo.

    ResponderExcluir
  4. Desventuras em Série tem dedicatórias arrepiantes, adoro!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar