26 de outubro de 2011

O Meme Literário de Um Mês Dia 26: Qual o maior livro que você já leu?

Mundo Sem FimCom certeza foi Mundo Sem Fim, de Ken Follett. O conhecia de nome, mas não havia lido nada dele, até que este livro apareceu em uma promoção na internet por menos de dez reais. Comprei, li e gostei, mesmo sendo Follett um pervertido que precisa passar por acompanhamento psicológico. Nunca vi alguém tão fissurado em descrever, cruamente, diga-se de passagem, cenas nada ortodoxas envolvendo inclusive freiras e padres.

Até comentei sobre isso na resenha que fiz do livro, uma das primeiras que postei em um blog, quase dois nos e meio atrás:

 

Por falar na narrativa, uma coisa que me incomodou um pouco foi o realismo [com que o texto é narrado], não sei se esse é o estilo de Follett, mas creio que nada se acrescenta num livro ao se descrever cenas de nudez ou sexo claramente e com um vocabulário um tanto quanto franco. Não era o que eu esperava encontrar num romance histórico, mas o fato me fez lembrar de um livro de Raymond Chandler– não me lembro o título no momento – onde Philip Marlowe (o tempo passou e não tenho mais nenhuma certeza de que se trate de um livro de Chandler, e, por mais que force a memória, não consigo me lembrar) cuidava de um escritor de romances históricos classificado por ele como baratos, daqueles com milhares de páginas, cenas de sexo explícito e vendidos a um preço baixo. Sinto muito Follett, seu livro se encaixa na descrição, apesar de eu ter gostado da obra como um todo.

Hoje tenho quase certeza de que o livro em questão, onde o detetive cuida de um escritor de romances históricos, não é de Chandler, mas não consigo me lembrar de quem é. Já tentei até o Wolfram|Alpha, que tudo sabe, mas sem resultados.

Voltando ao livro, no final das contas trata-se de um bom livro, e acompanhar os personagens durante toda a sua vida é fantástico, apaixonante, pois o autor constrói o texto de tal forma que aquele que personagem que você ama hoje, pode detestar amanhã. Quem se interessar, leia Os Pilares da Terra antes, já que O Mundo sem Fim narra a história de seus descendentes. E, ainda, quem preferir logo poderá acompanhar a minissérie baseada na obra, que já está sendo produzida.

 

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

7 comentários:

  1. Gosto muito de romances históricos, mas este, seria bom ter no formato e-book, porque para transportar um livro tão grande é incomodo. Mas é certo também, se é tão bom, degustá-lo homeopaticamente sobre uma mesa não será de todo mal, mas daí carregá-lo para a cama, somente com o recheio que descreveu! (rs*) Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma, sabe que até cansa segurá-lo? Rsrs. Olha, e tem muito recheio. Não sou nada careta, ma as vezes chega a incomodar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano
    Tenho esse livro aqui na biblioteca mas ainda não me animei a ler. Quem sabe um dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Roseli, o tamanho assusta mesmo, no prazo de se ler ele dá para ler, sei lá, uns três livros...quem sabe um dia, né ;)

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não li Mundo sem Fim porque não tenho Os pilares da terra, e eles estão sempre caros na net, um dia ainda os terei, só não sei quando...espero que logo...porque gosto muito do Ken Follet, e só se foi nesse livro que ele descreveu cenas de sexo, porque nos que li dele, ainda não vi isso.....estava aqui tentando lembrar qual o livro que fez eu me tornar fã do autor mas não lembro. Só lembro que li O Voo da Aguia e gostei....beijokas elis

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar