3 de janeiro de 2012

120 anos do nascimento de J.R.R. Tolkien


Ainda estou meio aéreo e completamente não adaptado ao retorno ao trabalho tão cedo - estou trabalhando desde ontem, não é fácil, mas, lá no fundo, não há do que reclamar - então quase que me passou despercebido o aniversário de nascimento de J.R.R. Tolkien, "O escritor", nascido em 1892 na África do Sul. 

O primeiro livro que li seu foi "O Hobbit", como preparativo para a leitura de O Senhor dos Anéis,  e não demorou muito para que a Terra Média me encantasse. Desde lá, reli os quatro livros, além de uma versão em quadrinhos do primeiro, assisti aos filmes e me aventurei mesmo por outras terras, no também excelente Mestre Gil de Ham

Foram bons momentos, e este é o ano perfeito para fazer tudo isso novamente, e ler pela primeira vez "O Silmarillion", que espera pacientemente na estante de casa faz algum tempo. O melhor de tudo é que pensar na infinidade de páginas que me espera não me deixa nem um pouco intimidado. Tolkien é, sim, um bom companheiro.

6 comentários:

  1. Tão bom quando temos o sentimento de que determinado escritor é um bom companheiro, aliás o nosso melhor companheiro. As páginas de seus livros de fato não nos intimidam; pelo contrário, é como se nos fosse oferecido mais tempo de férias em um lugar cuja estadia a gente tá adorando, hehe. É exatamente o que sinto em relação a Dostoiévski, embora algumas de suas trilhas sejam bem acidentadas e a hospedagem longe de um cinco estrelas, mas valendo muitíssimo a pena.

    ResponderExcluir
  2. Jorge, é muito bom este sentimento, esta ligação. Meu irmão me disse coisa parecida - não com estas palavras, mas dizia o mesmo - sobre Dostoiévski: que não era tão agradácel, ou fácil, mas que valia a pena. Boas férias, a todos nós.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fiz um comentário enorme e perdi! :( #@$%$#@ volto depois!!

    ResponderExcluir
  4. O Blogger tá de brincadeira! É um dos pontos negativos da plataforma, quando será que vão consertar isso?

    ResponderExcluir
  5. Nascido no mesmo dia em que eu!!! rs
    Eu li primeiro a Trilogia Senhor dos Anéis, depois O Hobbit, mas acho que o ideal mesmo é ler como você fez, O Hobbit é tão mais leve!
    Também estou com O Silmarillion na pilha, com certeza será uma ótima leitura!

    ResponderExcluir
  6. Joelma, é sempre bom andar pela Terra Média ;) Mal posso esperar pra fazê-lo novamente.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar