13 de fevereiro de 2012

O Círculo Noturno Livro Um: O Uivar [Resenha #037]

imageSinopse: O Uivar conta a história de Bruno, um menino de 16 anos que sai de sua pequena cidade em Minas Gerais para morar com sua tia na cidade grande do Rio de Janeiro. Tudo começou quando ele começou à ver lobos enormes vagando pelas redondezas de sua casa, matando pessoas ... porém, alguma coisa acontecia, fazendo com que essas pessoas não morressem. Com isso, Bruno virou o garoto esquisito da sua cidadezinha e teve que ir para a cidade grande para se tratar do seu "problema". Mas quem disse que ele estaria a salvo? Tudo começou na primeira vez que ele pôs os pés em seu novo quarto; ele ouviu um uivo. Já em sua nova escola, Bruno conhece Jane; uma menina que começa a ser amiga dele. Diretora do Jornal de Escola, Jane começa a contar para ele sobre tudo que acontece naquela escola -- até um grupo que se forma nessa escola denominado O Círculo Noturno. O Circulo Noturno é um grupo que a cada dia cresce mais e mais, transformando as pessoas. È tudo muito estranho; um aluno da escola fica desaparecido por alguns dias e, de repente, ele volta como se nada tivesse acontecido, até que ele entra para esse grupo. O mais estranho é que a "capitã" do grupo, Izabel, tem alguma coisa à ver com Bruno, mas ele não sabe o que é.

Acho louvável um jovem leitor resolver escrever um livro e, apesar de todas as dificuldades implícitas ao processo – e que todo e qualquer um que já tenha tentado fazê-lo sabe muito bem do que falo – conseguir concluí-lo e publicá-lo. Foi isso o que aconteceu com o blogueiro Thiago Pined, autor do blog que leva seu nome; e que trouxe ao mundo O Uivar.

O livro me chegou as mãos através do booktour organizado para promovê-lo, primeiro evento do tipo que participo, e que certamente é uma forma bastante eficiente e barata de tornar a obra conhecida, juntando o útil ao agradável: quem gostaria de ler o livro o faz, devendo apenas resenhá-lo após a leitura; e o autor tem sua obra divulgada na rede, com um custo mínimo; a não ser o fato de ter de lidar com as resenhas publicadas, e que podem não ser positivas.

Sobre o livro, apesar de focar em um tema que já me parece um tanto saturado, o de seres fantásticos, ele é bastante inventivo, e acerta ao localizar estes seres, fazendo com que a história se passe em nosso país. E o autor, embora jovem – ou talvez justamente por isso – possui um texto dinâmico, que valoriza as situações-chave para a trama; sem no entanto se esquecer dos momentos mais livres com relação a história.

Das poucas coisas que me incomodaram, destaco a construção dos personagens, que me pareceram perfeitos demais esteticamente, além de apoiados em clichés batidos, como o menino caipira da roça, ou a socialite chique. Não é algo que estrague a experiência com o livro, mas você se pega pensando de que aquilo é gratuito, e desnecessário para a história.

O que eu não acho louvável é uma editora que se dispõe a editar livros sob encomenda do autor publicar uma obra com tantos erros. Isso acontece em O Uivar. Desde as primeiras páginas podem ser vistas palavras grafadas erradas, palavras trocadas de ordem na frase, sentenças incompletas, entre outras, o tipo de erro que atrapalha – pelo menos no meu caso – a experiência de leitura. Eu esperava um cuidado maior da editora, no caso a Baraúna, ainda mais quando se leva em consideração o belo trabalho gráfico da capa; pena que no miolo o capricho não foi o mesmo.

Mas parei e pensei: de quem seria a responsabilidade pela revisão do texto? Em e-mail enviado a editora – que está de parabéns pelo atendimento, fui respondido em menos de meia hora, um tempo excelente quando se trata de SAC de editoras, mas que não se compara aos menos de quatro minutos que a Digerati levou para me atender esta semana, falarei sobre em um post em breve – perguntei se a revisão fazia parte do pacote oferecido para a publicação, e obtive a seguinte resposta [o grifo é meu]:

Caro Sr. Luciano,

Como vai!? Obrigado pelo contato!

No pacote tem a revisão sim! É até obrigatório para todas as publicações da Editora!

e seguia explicando os planos, preços, etc.

Se é assim, qual a razão para o livro publicado apresentar os mesmos erros? Será que passou por alguma revisão? Eu duvido.

Mas voltando ao livro, não há como ignorar os erros, então eles atrapalham o ritmo da leitura, quebrando uma sequência que é sempre bem-vinda no ato de ler. Prejuízo do autor, que se dedicou ao livro e o confiou à editora; e principalmente do leitor que terá o livro em mãos. Mas são erros fáceis de serem corrigidos em, digamos, uma segunda edição, basta que se empenhem para tanto. Caso aconteça, um futuro leitor de O Uivar terá um divertido livro em mãos.

 

O Círculo Noturno Livro Um: O Uivar (2011) Thiago Pined – 215 páginas, ISBN 9788579234415, Editora Baraúna.

{C-}

4 comentários:

  1. Parece bacana ;)

    Wanessa Souza

    ResponderExcluir
  2. Bahhh esses erros de grafia e concordância em livros que passam por uma revisão na própria editora é o fim, sabe que já li livros com muitas grafias erradas, porém quando o autor fez de forma independente ai até me preocupo mais com a história e se dá para compreendê-la do que com todos os erros. Mas lançar livros através de editoras e eles fazerem isso, pode ter certeza que não compro nenhum livro da editora por medo de acontecer uma coisa dessa, afinal é uma desconsideração com o consumidor.

    Sobre o livro, realmente a capa me encantou e até fiquei com vontade de ler, mas depois dos erros eu passo....kkkk.....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, fizeram um belo trabalho de capa, deveriam ter tido o mesmo capricho com o texto. É uma pena.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar