20 de julho de 2012

Solução do “Qual é o Livro? #6”

Qual é o livro - Novo

Termina agora o prazo para participação da sexta etapa “Qual é o Livro?”, publicada na sexta-feira passada. Como sabem, nesta nova fase, as participações da brincadeira são aceitas do momento de publicação da etapa até momentos antes da publicação da solução, na sexta-feira seguinte. Desta vez tivemos ??? acertadores, que adivinharam o livro ao qual as dicas se referiam: o clássico Frankenstein, de Mary Shelley, uma espécie de homenagem à sexta-feira 13 ;)

ATENÇÃO: A partir da publicação deste post não serão mais aceitas participações para o Qual é o Livro? #6.

Explicando as dicas:

1. O criador, e não a criatura: muitas pessoas acham que Frankenstein é o monstro do livro, o que não é verdade: Frankenstein é o sobrenome de seu criador, Victor Frankenstein. A criatura não possui nome, e é referida em todo livro por adjetivos nada agradáveis, como “criatura”, “monstro” entre outros.

2. Um capitão houve o relato de um moribundo: Doente e ferido, o Dr. Frankenstein narra sua história ao capitão Robert Walton, que liderava uma expedição e encontrara o doutor.

3. Um incompreendido. Seria um ser naturalmente mal ou moldado assim pelas experiências de sua curta vida?: esta dica foi bastante pessoal, mas pela resposta vi que todos os que participaram compartilham, de um forma ou de outra, da mesma visão. Não acho que a criatura fosse naturalmente má, mas que se tornara um reflexo do tratamento que a sociedade lhe impôs. Um bom exemplo é a forma como ele ajuda uma família sem que saibam, e como é tratado amistosamente pelo chefe desta família que, cego, não pode ver sua aparência. Assim chegamos à quarta dica:

4. Aquele que não via foi capaz de enxergar o que realmente importa: se refere à família que ajudou em segredo, mais especificamente ao senhor cego, que, incapaz de ver sua aparência, o tratou bem.

5. Sua erupção deixou um hemisfério sem verão, acabando por enclausurar quatro amigos: Segundo a Wikipédia, em 1815, o Monte Tambora entrou em erupção, expelindo enorme quantidade de cinzas na atmosfera, causando drásticas alterações climáticas. No ano seguinte, milhares de pessoas morreram, dentre outras causas, de fome pois 1816 fora conhecido como o Ano Sem Verão, com temperaturas muito baixas para a estação e tempo úmido, com chuvas constantes, o que afetou toda a produção de alimentos. No verão deste ano, quatro amigos acabaram passando-o quase que todo o tempo dentro de uma casa, eram eles:

6. Os pais de Ozymandias, Don Juan e The Vampyre estavam lá: além de Mary Shelley, outros três escritores estavam lá: Percy Bysshe Shelley, autor de Ozymandias; Lord Byron, autor de Don Juan, e John Willian Polidori, autor de The Vampyre.

7. Filha de filosófo, sua obra foi de suma importância para um gênero que ajudou a popularizar, sendo uma de suas principais representantes até hoje: Mary Shelley, claro ;)

Oito pessoas acertaram o título do livro. Pela ordem: Renata Ars, Luciane Eleotéria, Saleta de Leitura, Sharon da Quitanda, Aléxia Roche, Pandora, Jorge Leberg e Cris Aragão. Parabéns :)

E lembrem-se: mesmo que não saiba de qual livro se trata, um palpite garante, ao menos um ponto na disputa. E ainda teremos mais quatro etapas até a final, ou seja, muita coisa ainda pode acontecer. Na próxima sexta, no post com a solução do “Qual é o Livro? #7”, publicarei o ranking com os três primeiros colocados até então.

Para saber as regras e prêmios da promoção, clique aqui. Quaisquer dúvidas podem ser deixadas nos comentários ou me mandem um e-mail: lucianoassantos@gmail.com

E participem! Conto com vocês.

Daqui a pouco, às nove da manhã, será publicado o “Qual é o Livro?” #7. Espero vocês.

3 comentários:

  1. Muito bom saber que acertei mais uma, mas tem umas dicas que nãosaberia responder.
    E vamos em frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acertei!!! E sabia todas as dicas também.

    ResponderExcluir
  3. eu achei que era Frankestein por causa da primeira dica, mas quando li as outras já não fazia a menor ideia de que livro era kk e nunca li o livro, foi só pelo que eu sei mesmo

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar