31 de agosto de 2012

Tem Lógica? #1: A Invasão

lógica

Como disse há alguns dias, no post com o resultado do “Qual é o Livro?”, já tinha preparado uma nova brincadeira para ficar em seu lugar, até que uma nova etapa da mesma surja – o que deve acontecer no fim do ano. Na verdade era para que ela estreasse na última sexta, mas ao preparar o post e checar o “modus operandi” – termo chique, não? – percebi uma falha que impossibilitava a conclusão, então decidi revisar tudo para que nada desse errado.

Testei a brincadeira com quatro pessoas – que não leem o blog e não participarão da brincadeira, são amigos que aceitaram servir de cobaias no experimento. Como o tempo era curto dei algumas pistas e certo auxílio, mas afirmo a vocês que é possível chegar ao resultado com as 23 instruções que a brincadeira apresenta. Vamos falar mais sobre ela.

O que é?

Gosto de problemas de lógica, eles me mantém ocupado e, nos dias grandes demais, comem uma ou duas horas. A “Tem Lógica?” foi inspirada nestes problemas aqui, então se você já tem alguma experiência anterior com eles, está um passo à frente.

A brincadeira em si consiste em determinar, através de algumas instruções, alguns atributos referentes aos envolvidos no problema dado. Ganha a brincadeira o primeiro que adivinhar corretamente todas as informações, utilizando para isso as dicas dadas e um pouco de dedução, claro.

Como funciona?

Cada uma das dicas permite, conforme se vai preenchendo as colunas, determinar quem é quem e quais suas preferências. Por exemplo: a Dica 1 é bastante clara: “Quem tem 16 anos vivia na casa 1.” Assim, na coluna 1, na linha “Idade”, escreve-se “16”. Simples né.

Uma dica: na primeira leitura poucas células serão preenchidas, mas conforme se avança no problema, e com uma ou duas deduções, e se vai repassando as dicas que faltam ser solucionadas, a tarefa é cumprida.

Outra dica: uma boa forma de se organizar é relacionar a informação contida em uma dica, mesmo que ainda não se saiba em qual célula será colocada depois. Exemplo: “Quem gostava de ler no quarto tinha como autor preferido Agatha Christie”. Assim, basta relacioná-los separadamente: Agatha Christie-quarto.

Como participar?

Para mim, o importante é que me enviem as respostas, então podem se organizar da forma como acharem melhor, mas aconselho sinceramente a montar uma tabela como a abaixo, o que facilita muito o processo.

Quadro

Após conseguir preencher todas as colunas, basta enviá-la para mim através do e-mail lucianoassantos@gmail.com com a resposta no corpo do e-mail ou em anexo (tanto faz se em Word ou Excel). Caso esteja correto, publico um post com a resposta. Caso não, respondo o e-mail informando que a resposta está errada, mas não digo exatamente o quê. Conto com a honestidade de todos para que não me enviem sucessivas respostas, baseadas na tentativa e erro. Salvo engano, este problema possui 3125 possibilidades de respostas diferentes, então é muita coisa. Sempre que receber uma resposta, informarei no Twitter do blog.

Ah, para participar é preciso ter um endereço de entrega no Brasil. Não é preciso ser seguidor do blog, mas ficaria feliz se fosse ;)

Duração

A brincadeira não tem duração pré-definida. Termina quando alguém acertar.

Prêmio

O primeiro acertador leva um prêmio, que é surpresa ;) Mas já sabem: prêmio surpresa em blog sobre livros é um livro!

O problema

O problema proposto nesse primeiro “Tem Lógica?” é uma invasão alienígena à Terra. Trágico, eu sei. No final, você terá de determinar quem morava em qual casa, qual sua idade, seu autor preferido, onde preferia ler e quantos livros lia em um ano. Vamos a ele:

 

A Invasão

Em uma bela manhã a Terra é tomada por uma invasão alienígena. Eles não são amigáveis, não são bonitos, são telepatas e tem armas laser e visão de raio-x. E o pior: possuem sede por conhecimento. Ótimo, você diria, mas não é! Sua raça não faz como a humana, indo a escola ou lendo livros para aprender novos temas. Não, ela suga cérebros! Isso é nojento e nada original – na verdade vi no filme Tropas Estelares, de Paul Verhoeven, que também dirigiu Robocop, meus filmes preferidos dos tempos de pré-adolescência. – Pois bem, um desses alienígenas feios e nada amigáveis aterrissa em um determinado bairro de uma cidade qualquer em um dos muitos países do mundo e decide aprender. Ocorre que ele é fã de literatura, pois sim, os brutos também amam, e se deu muito bem, já que cinco jovens amantes de livros moram por ali. Casa por casa, ele entra e, sim, consegue o que quer – não vi razão para frustrar o invasor alien, este é um blog lido por gente crescida, acho que vão lidar bem com isso. Tempos depois, uma risível força de resistência humana, que vasculhasse a destruição ao seu redor, chegaria àquele bairro em busca de sobreviventes. Baseado no que encontrasse por ali, conseguiria reunir informações suficientes para traçar um perfil básico de cada um dos infortunados leitores terráqueos. Seguindo as pistas a seguir, você também consegue.

Opções:

Cada célula deve ser preenchida com uma das seguintes opções:

  • Nome: Ana, Bia, Carlos, Carol, Pedro
  • Idade: 13 anos, 14 anos, 15 anos, 16 anos, 17 anos
  • Autor Preferido: Agatha Christie, JK Rowling, Júlio Verne, LJ Stine, Stephenie Meyer
  • Local que preferia ler: Biblioteca, Ônibus, Parque, Praia, Quarto
  • Livros lidos por ano: 6, 7, 10, 15, 20

Pistas:

  1. Quem tinha 16 anos vivia na casa 1.
  2. Quem gostava de ler LJ Stine morava à esquerda de quem era mais jovem.
  3. Quem preferia ler na biblioteca morava três casas à esquerda de quem lia no ônibus.
  4. Quem gostava de ler no quarto tinha como autor preferido Agatha Christie.
  5. Bia era quem mais lia.
  6. O mais jovem era quem menos lia.
  7. Quem gostava da JK Rowling vivia na casa 2.
  8. Quem preferia ler no parque era fã de Stephenie Meyer.
  9. Carol morava a esquerda de quem preferia ler na biblioteca.
  10. Ana preferia ler na Praia.
  11. Quem era fã de Stephenie Meyer tinha 17 anos.
  12. Carlos morava na última casa.
  13. Bia adorava JK Rowling.
  14. Quem tinha treze anos morava à direita de Ana.
  15. Quem lia 10 livros por ano morava no meio.
  16. Carlos morava a direita de quem tinha 14 anos.
  17. Quem lia no ônibus tinha 13 anos.
  18. Aqueles que preferiam Agatha Christie e JK Rowling moravam lado-a-lado, nesta ordem.
  19. Quem tinha 14 anos lia o equivalente à metade de sua idade.
  20. Quem preferia ler Agatha Christie lia 15 livros por ano.
  21. O/a fã de Júlio Verne preferia ler “viajando”.
  22. Quem preferia ler na praia morava depois de quem gostava de ler Stephenie Meyer.
  23. Pedro preferia ler no parque.

Bom, é isso. Cabe a nós relembrar cada um dos jovens infelizes e seus hábitos, rs. Boa sorte à todos. Qualquer dúvida, deixe-a nos comentários ou me envie por e-mail lucianoassantos@gmail.com . Sua participação também deverá ser enviada para o mesmo endereço.

Vamos brincar?

13 comentários:

  1. Ai meu deus, quanta coisa para minha cabecinha distraída. Mas eu adorei a ideia!!! Vou participar, com certeza, mas vou ler com mais calma em casa - estou no trabalho - para não escrever qualquer besteira.

    ResponderExcluir
  2. essas brincadeiras do seu blog me deixam doida! mas nunca que eu vou conseguir acertar um negócio desses #tapada

    ResponderExcluir
  3. Ahhh essa brincadeira...fundiu meus pobres neurônios...mas foi tão divertido heheheh... Adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Já enviei as respostas, bem legal!
    Está fácil, as vezes o que leva ao erro é a falta de atenção,
    bom, agora é esperar!

    ResponderExcluir
  5. Consegui entender mais não responder!
    Parabéns, pela ideia! rsrs
    Beliscões

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsrs Meu tico e teco deram pane depois dessa.
    Admito que não consegui :/

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Meninos e meninas. Obrigado por todas as participações, mas já responderam corretamente. Isso não quer dizer, claro, que não pode responder e me enviar por e-mail, a brincadeira ainda vale, só não temos mais o prêmio disponível. Na próxima sexta divulgo o resultado final, mas para a próxima mudarei algumas coisas, como, por exemplo o prêmio, que não será dado ao primeiro a responder, mas sim sorteado entre todos aqueles que acertarem. Acho, de uma certa forma, mais justo. Feito? Conto com vocês.

    Dois abraços.

    ResponderExcluir
  8. Luciano
    Amei esse quadro Tem Lógica. É uma forma de relaxar e já enviei a minha solução.
    Sei que cheguei no final, mas na proxima sexta é feriado e não tem desculpa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sou péssima em jogos de lógica!!! #Fato

    ResponderExcluir
  10. Eba!!! Vou guardar pra fazer outra hora, eu amo! Às vezes compro as revistinhas de lógica da Coquetel, já conhece?

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço! Sempre que vou pra cidade grande compro uma ;) Aqui no minicípio nem banca tem.

      Excluir
  11. Gostei, vou tentar!!!

    Não sei se você conhece, mas no www.rachacuca.com.br tem vários problemas de lógica no mesmo estilo.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar