12 de novembro de 2012

Um Olhar de Amor [Resenha #083]

Um Olhar de AmorSinopse: Chloe Peterson está tendo uma noite ruim. Uma noite realmente ruim. O machucado grande em sua bochecha pode provar isso. E quando seu carro patina para fora da estrada molhada em direção a uma vala, ela está convencida de que até o cara maravilhoso que a salvou do meio da tempestade deve ser muito bom para ser verdade. Ou ele é mesmo? Por ser um fotógrafo de sucesso que viaja frequentemente pelo mundo, Chase Sullivan tem seu jeito com mulheres bonitas, e quando ele está em casa, em São Francisco, um de seus sete irmãos normalmente está acordado para começar um pouco de diversão. Chase acha que sua vida é ótima do jeito que está — até a noite que encontra Chloe e seu carro destruído na rodovia Napa Valley. Não apenas nunca tinha conhecido alguém tão adorável, por dentro e por fora, mas como também percebe que ela tem problemas maiores do que seu carro batido. Logo, ele será capaz de mover montanhas por amor — e proteção — a ela, mas ela deixará? Chloe prometeu nunca cometer o erro de confiar em um homem novamente. Mas a cada olhar que Chase lança a ela — e a cada carinho doce e pecaminoso — conforme a atração entre eles sai faísca e esquenta, ela não pode fazer nada a não ser se perguntar se encontrou a única exceção. E apesar de Chase não perceber que sua vida mudaria para sempre em um instante, para melhor, ele não é o único a querer lutar por essa mudança. Ao contrário, ele está se preparando para uma luta... pelo coração de Chloe.

Não há dúvida: eles estão na moda. Já senti na pele que modinhas literárias são perigosas e podem ser decepcionantes, mas algumas vezes não há como resistir. O soft porn, pornô para mamães ou como quer que o chamem, está com mais força que nunca e, mesmo não tendo me agradado tanto na primeira tentativa, decidi tentar novamente com este livro da Bella Andre.

Logo de inicio dá para sentir que comparações serão difíceis, apesar de necessárias: mesmo fazendo parte do mesmo gênero – assim acredito – os livros são muito diferentes. Começando pela capa, Um Olhar de Amor foge do padrão sombrio que se vê nos Cinquenta Tons de Cinza, o que sugere que um livro um tanto quanto mais leve, sem a necessidade de controle e dor.

Apresentando os personagens de forma alternada, conhecemos Chase, um fotógrafo bonitão e bem sucedido – como deveria ser – que, durante uma tempestade, socorre Chloe,  cujo carro havia caído em uma vala. Ele não demora para perceber que ela está amedrontada, e quem não ficaria ao estar sozinha em uma estrada de pouco tráfego e se ver diante de um cara enorme e desconhecido que pede que ela entre em seu carro?

Contrariando seu sentido de auto-preservação, Chloe entra no carro e Chase a leva para o vinhedo de seu irmão, Marcus. Lá, ficam meio que em um jogo de gato e rato, com ele extremamente atraído por ela mas sem querer assustá-la, e ela resistindo aos encantos dele, mesmo sabendo que, intimamente, ansiava pelo contrário.

Algumas situações soam forçadas neste primeiro momento. Chloe tem um hematoma enorme no rosto e não é preciso ser perito em coisa alguma para imaginar a origem dele, ainda mais quando se lembra de que ela parecia em fuga em uma noite tempestuosa. Sendo assim, é de se admirar que ela aceite a ajuda de um homem estranho, mas ela acaba ali, em uma casa com ele, e uma outra hóspede em um quarto...

O tempo todo a autora tenta “divinizar” seus personagens, para que o leitor se identifique com eles e/ou suas atitudes. Chloe é nos apresentada como uma mulher forte, que sofrera em seu último relacionamento, e que agora está fugindo de seu passado, decidida a fazer tudo de sua maneira, sem precisar da ajuda de ninguém. Chase é um cara que teve o mundo nas mãos, atleticamente perfeito, sedutor, mas sem nenhum ar de superioridade. É bonzinho e compreensivo ao extremo, sem deixar que a autoconfiança advinda do porte e beleza faça dele alguém de nariz empinado. Lembram da Barbie? A autora o apresenta como se fosse o Ken.

Bom, ainda se estranhando, ou seja, ela relutando em baixar a guarda com relação a ele, Chase acaba por presenciar uma cena bastante íntima dela, o que outra vez destoa do momento pelo qual ela passava. Me questiono se uma mulher com uma coleção de problemas pensaria em fazer aquilo em uma casa estranha com um completo estranho circulando por ali.

Mas, parando de entregar a estória e partindo para uma comparação mais direta com os “Cinquenta Tons” que eu li, Chase é um “herói possível”, apesar da beleza e compreensão. Existem caras assim, e eles são sempre mais agradáveis que sujeitos misteriosos com mania por controle que olham para a parceira e dizem que não fazem amor, mas... bom, então.

E o livro todo é muito bem executado, agradável. A autora acertou em cheio ao unir romance com a paisagem de um vinhedo, com isso deve ter marcado pontos importantes com os românticos de plantão, sem contar que suas descrições das cenas picantes – chamarizes maiores dos livros do gênero – são de uma leveza e naturalidade muito bem vindas. Você não sente vergonha alheia pelo que é narrado, ao contrário, é fácil entrar no clima, ainda mais sabendo que, se se permitir ser amarrada, Chloe o será com tecidos de uma fina seda, e não tem de se preocupar com porretes.

Por fim, por mais que algumas passagens pareçam forçadas, como as indecisões de Chloe quanto ao que sente por Chase, e o que fazem imediatamente após estes momentos de indecisão, o livro proporciona uma leitura agradável, com personagens cativantes, cúmplices.  E percebemos, ao final, que o olhar de amor é tanto aquele que Chase logo lança para ela, ao conhecê-la, quanto ao como Chloe tem de passar a enxergar sua própria vida. Definitivamente, “Um Olhar de Amor” não é só mais um livro do gênero.

 

Um Olhar de Amor, de Bella Andre (The Look of Love, 2012Tradução de Bárbara Menezes, 2012) – 256 páginas, ISBN 9788581631158,  Editora Novo Conceito.

{B+}

37 comentários:

  1. Adorei a resenha! Me peguei rindo com as comparações que você fez com o Ken e com cinquenta tons de cinza! rs!
    Pelo que você descreveu, parece mesmo que o livro força em algumas situações, mas bom saber que isso não atrapalha, que é equilibrado com uma boa estória e que há um clima mais leve e que flui melhor que 50 tons!
    Já li outras resenhas desse livro e todas foram, em geral, bem positivas... então posso afirmar que ele já está na minha lista de desejados! ;)
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcella, apesar dos estranhamentos do começo o livro consegue encontrar um caminho e segue bem por ele. Gostei ;)

      Excluir
  2. Acredito que comparar este livro a Cinquenta Tons de Cinza vale por uma questão de ser um gênero em construção, algo como entender a forma que os livros do estilo estão se posicionando. Mas não acho muito justo compará-lo a 50 Tons no sentido de "50 tons é melhor ou pior" porque os livros parecem muito diferentes.

    Seria algo como comparar Sherlock Holmes à Alex Cross, que são dois detetives, mas totalmente diferentes. Na literatura - salvo alguns casos, claro - não pode existir 8 ou 80, certo ou errado. Acredito que isso limita a interpretação. Mas é claro que continuo achando 50 Tons ruim e até daria uma chance para Um Olhar de Amor, apesar do gênero não me interessar muito.

    E estou me incomodando cada vez mais com as novas capas da Novo Conceito, essas artes com bancos de imagens estão cada vez mais com cara de romance de banca e todos sabemos que a editora é melhor do que isso.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, acredito que cabe a comparação mas com algumas restrições. No caso dos romances policiais, por exemplo, existem milhões de detetives, mas o esquema é quase sempre o mesmo: um crime a ser selecionado, um detetive, um meliante. Neste novo gênero que surge é quase a mesma coisa: um homem, uma mulher, e as relações entre eles. Assim como no romance policial, existem suas variações, mas no fundo seguem um esquema parecido.

      Eu gostei mais deste que dos 50 Tons, é diferente, mais leve. Vale ler.

      Excluir
  3. Aaaah!!! Eu adoro um bom romance!!! Você falando e eu me derretendo toda!!! Segundo a Aleska tenho espirito de Lisbela, adoro essas histórias com bons moços e mocinhas necessitadas de ajuda, minha parte preferida do livro é ver como eles vão se apaixonando é tão romântico rrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Acho que você vai gostar do livro pela pegada de "desejo de independência" que a Chloe tem. Vale ler ;)

      Excluir
  4. Eu não sei o motivo desses soft porns estarem TÃO em alta. Não vejo nada demais e é algo que sempre existiu. Pra que tanta polêmica?
    Na verdade, por mais que esse livro tenha toda uma atmosfera romântica e etc etc etc, não é uma leitura que me chama a atenção sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, exato! E daí penso no que um bom marketing não é capaz de fazer!

      Excluir
  5. Oi Luciano, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha. Li apenas os 4 primeiro capítulos desses, e também achei aquela parte inicial um tanto surreal. Mas ainda quero ver, mesmo que esse tipo de romance tem se tornando uma modinha, esse de fato parece ter algo mais.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, o livro melhora muito depois disso, é como se a autora encontrasse um rumo. Vale muito a pena continuar lendo ;)

      Excluir
  6. Não gosto muito de livros do gênero, e também não entendo esse boom: gente, romance de banca não é nada mais do que soft porn - além da maioria ser bem melhor escritos do que 50 tons, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, assim como concordei com a Luara concordo com você. Livros assim não são novidade, mas o que não faz uma excelente campanha de marketing?

      Excluir
  7. Muitas vezes quando eu não gosto de um livro através das resenhas que leio, eu espero que você faça uma resenha e dai vejo a verdade sobre a leitura. Suas resenhas são sempre ótimas e apontam os pontos certos. Mas infelizmente continuo sem vontade alguma de ler esse livro :( A modinha não me pegou, nem senti curiosidade, conheço o gênero e tudo o mais, porque querendo ou não é igual a romance de banca e já li um da Patricia Cabot. Enfim... espero que um dia eu dê uma chance a um livro bom dessa onda e acabe gostando.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você que tem algumas passagens que são forçadas e quanto a cena íntima que Chase presencia pensei o mesmo que você. Uma mulher recém traumatizada estaria competamente em estado de choque.
    Agora não deixa de ser uma leitura gostosa, agradável e com todo seu envolvimento que vamos sendo levados naturalmnete chegamos ao fim.
    Adorei sua resenha e curto por demais seus comparativos. Prova de que tem um conhecimento vasto nste mundo literário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Luciano!
    Eu li o livro mas, ao contrário de você, não consegui gostar dele... Achei a história extremamente forçada. Acho que eu esperava mais "romance" e menos "erótico".

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Aaah, quero muito ler!
    Estou pouco interessada em Cinquenta Tons de Cinza, sabe? Esses livros que só fazem sucesso por terem um cara bonitao ao extremo podem ser legais , mas, ainda assim, fico relutante...
    Mas esse parece ser bem diferente, melhor escrito, eu espero.
    Sua resenha ficou muito bacana. Parabéns ;D
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu seu lindo!

    Como é do seu conhecimento (risos), eu sou viciada em romances de banca, então essa modinha não é nenhuma surpresa. Já adquiri a trilogia Cinquenta Tons de Cinza e esse outro livro Um Olhar de Amor já inclui na minha lista de compras.
    A minha recomendação é simples, quem não gosta do gênero passe bem longe e respeito o gosto alheio rsrs

    Beijos
    Até o próximo post!
    Lulu
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido inúmeros comentários e sempre são tão bons que a minha curiosidade sobre ele só aumenta. Ele já está na minha listinha de livros para ler.Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  13. Li a resenha e estou super curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Em macaé os livros desse tipo foram recolhidos das livrarias... Fiquei mais curiosa ainda para lê-los rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Li Varias resenhas desse livro e realmente acho que esse amor a 1º vista deve tirar um pouco do charme do livro, e apesar de concordar com você, eu estou curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da sua resenha.
    Não sou muito fã do gênero, mas fiquei curiosa em ler essa série.
    Concordo que tem situações que ficam um pouco forçadas. Enfim é dar uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro!
    Li vários comentários sobre ele, bons e ruins, e quero tirar minhas próprias conclusões.
    Já na lista.

    Obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
  18. Para ter certeza se o livro é bom ou não, vou ter mesmo que tirar a prova e ler.

    ResponderExcluir
  19. Li algumas resenhas boas, outras nem tanto e isso me deixou mais curiosa ainda. Quero ler...

    ResponderExcluir
  20. Gosteei .. está na minha lista ' Òtima resenha

    ResponderExcluir
  21. Sou louuuuuuuuuuca nesse livro, pqp! *_______*

    ResponderExcluir
  22. Um romance picante sempre é bem vindo. Vamos à leitura!

    ResponderExcluir
  23. Muita gente vem falando bem dessa série, a hítória parece ser muito bem escrita e isso acabou despertando o meu interesse nos livros!

    ResponderExcluir
  24. Apesar de todo esse boom que esses romances mais hots estão fazendo, ainda não li nenhum deles. Pelo que você disse, esse é uma versão mais light do gênero. Bem, mesmo com esses deslizes no desenrolar da história, fiquei curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser bem romântico apesar de seu gênero, sou fã de romances e quero muito saber o que vai dar entre esse casal.

    ResponderExcluir
  26. Não dei bola pros hots que fizeram mega sucesso ano passado. Li pedaços dos 50 tons e não gostei. Mas aqui a história se baseia em romance, imagino que foque mais na relação sentimental e só então apimente com cenas boas de ler... mas se não me deixar imaginar, se for explícito demais, corre o risco de ser abandonado...

    ResponderExcluir
  27. Um Olhar de Amor da autora Bella Andre que a Editora Novo Conceito está lançando é uma boa dica
    A capa está muito bonita mais do que a capa da versão americana.
    Ainda não li,mas depois da sua resenha fiquei curiosa para ler também.
    O que será que Chase vai fazer para conquistar a confiança e amor de Chloe,agora nossa são 7 livros sobre a história de cada um dos irmãos Sullivan?

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha. Esse é o tipo de livro que eu adoro ler, com romance e recheados de sentimentalismo. Esse livro é super minha cara, tô ansiosa pra ler e confirmar isso.

    ResponderExcluir
  29. Li esse livro e foi um dos melhores. Sério. Não gostei muito da protagonista pelo medo de relacionamento dela, mas o mocinho é perfeito! Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  30. Estou bem interessada na série....Próximas aquisições.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar