30 de junho de 2010

Seis livros para se ler no Inverno

pontolivro_thumb[3] O inverno já chegou e, ao menos por aqui, no oeste paulista, está com a mesma cara do outono, mas nem por isso deixarei de indicar alguns livros para se ler na estação, juntamente com os que foram indicados pelos leitores do blog, conforme pedido neste post. São bons livros para serem lidos nestes 3 meses, de preferência bem agasalhado debaixo de um cobertor. A lista trás de tudo, de auto-ajuda a romance, passando por obras sobre negócios, então pode muito bem agradar, ao menos em alguns pontos, um número maior de pessoas.

Vou começar pelos livros indicados pelo leitor Thiago Blauth Ferreira. Como ainda não li nenhum deles, busquei opiniões em outros locais; as fontes são citadas no fim do post. O Thiago indicou:

A cabeça de Steve Jobs, de Leander Kahney – A personalidade de um dos  A_CABECA_DE_STEVE_JOBS__1261781273Phomens mais cultuados do mundo tecnológico é destrinchada neste livro, cujo escritor cobre a 12 anos a Apple e seu criador. Neste livro, o leitor vai conhecer a mente de um gênio que, além de ter uma personalidade controversa, cria produtos arrasadores, atrai  compradores fanaticamente e administra uma das marcas mais poderosas do mundo.[1]

Free - O futuro dos preços, de Chris Anderson - Com a maestria que lhe é FREE_GRATIS_1249828394P peculiar, Anderson volta à cena com este livro único e inspirador, onde o leitor encontrará em texto embasado a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Anderson afirma com veemência que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de "gratuito" e como isso afetará a vida das pessoas [2]. Segundo o blog da Cultura, o autor utilizou trechos inteiros a Wikipédia no livro, sem citar a fonte [3]. Muito esperto!

O Sucesso é ser Feliz, de Roberto Shinyashiki - O livro pretende mostrar O_SUCESSO_E_SER_FELIZ_1231348609Pque  o maior lucro que um ser humano pode alcançar em sua vida é ser feliz. O autor se utiliza de mitos, como o de Dâmocles e Sísifo seus conceitos, buscando evidenciar os motivos que impedem as pessoas de alcançarem a felicidade desejada. [4]

 

 

E os meus indicados:

Uma Casa na Campina, de Laura Ingalls Wilder – Não sei bem porquê mas UMA_CASA_NA_CAMPINA_1246578837P este livro me ocorreu logo que pensei em minhas indicações. O relato de Laura Ingalls me empolgou quando tinha 11 anos, tanto que cheguei a tremer na passagem da visita de um índio. A história de uma família lutando por um espaço no território americano, não sem sofrer um bocado, me pegou de jeito naquela época. Sei que é um livro infanto-juvenil, mas eles acabam por me atraírem de uma maneira especial, e Laura conta histórias como poucos.

Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling, de Rudyard Kiplingimagem.dll Coletânea de 33 contos do autor ganhador do Nobel de 1907, lançados em volume único pela Bertrand Brasil em 1995. Topei com ele por acaso na biblioteca da minha escola, e só consegui dar cabo da leitura depois de 3 empréstimos – naquele tempo as bibliotecárias não me davam nenhum privilégio, rs – e é uma obra excelente para a época, são contos de terror na medida certa, sem apelar para aparições monstruosas narradas nos mínimos e degradantes detalhes, perfeitos para se ler no final do dia, sem grandes riscos de prejuízo do sono mais tarde.

Mestre Gil de Ham, de J.R.R. Tolkien – Este livro é o nº 1 na lista das obras MESTRE_GIL_DE_HAM_1248247698P que pretendo reler. A história, passada na Grã-Bretanha em tempos há muito distantes, quando dragões e gigantes andavam soltos por aí e os cachorros ainda falavam, narra a aventura do humilde Mestre Gil de Ham e seu cachorro, o covarde Garm, que de repente se vê às voltas em uma batalha com um dragão, pode até não ter todo o glamour da Terra Média, mas comprova a genialidade de Tolkien, ao misturar sátira e aventura de uma maneira lúcida – até onde a fantasia permite - pouco vista. A título de curiosidade, esta edição trás a primeira versão da história, podendo-se assim comparar a evolução da mesma.

Por este ano é isso. Boa leitura e até o inverno que vem.

Com | [1] - Ediouro  [2] – Americanas.com  [3] - Blog da Cultura [4] – Shvoong

__

Aproveite e compare preços de: A Cabeça de Steve Jobs, Free – o Futuro dos Preços, O Sucesso é ser Feliz, Mestre Gil de Ham.

6 comentários:

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar