14 de julho de 2010

I Write Like…..Orwell?

Quem está começando a escrever um livro, ou mesmo manter um blog, já pode saber com quem seu estilo é parecido,  já que uma coisa é achar que escreve como James Joyce, outra coisa é escrever, de fato, como o grande escritor.

Para se certificar disso, basta visitar o I Write Like, uma ferramenta que promete analisar – cientificamente, ou não, sabe-se lá – alguns poucos parágrafos escritos por você, e apontar um escritor famoso que tem um estilo semelhante. O processo é simples e rápido: insira seu texto e clique em “Analyze” , e o resultado surge na tela em poucos segundos. Agora, dizer que é exato é outra história.

Analisei os seguintes trechos, para ter como exemplo:

Tem barulho? Tem. Tem greve de fome? Tem. Não tem problema, eu nasci na luta. Se as pessoas fazem greve, eu já fiz greve. Se as pessoas fazem greve de fome, eu já fiz, fiz por seis dias. (inaudível) Fiz seis dias de greve de fome e quando a lombriga maior estava comendo a menor, eu fiquei pedindo a Deus para alguém me mandar parar com a greve de fome, porque eu já não agüentava mais. A vontade que eu tinha de comer um taco de rapadura, um taco de carne-de-sol.

Trecho de discurso do presidente Lula, fazendo alusão à greve de fome do bispo Luiz Cappio, que é contra a transposição do Rio São Francisco.[Fonte]

Segundo o site, nosso presidente fala com um estilo parecido com a escrita de Raymond Chandler. Devo concordar?

Testei então um trecho escrito por mim, no meu obscuro blog de crônicas:

O primeiro pensamento que lhe vinha à cabeça era de como tudo, por mais estranho que fosse, era perfeitamente normal.

Se já não tivesse perdido a conta estava ali a pelo menos nove meses, o que era engraçado, pois lembrava o tempo de gestação de uma pessoa comum. Não que ela já tivesse estado grávida, ou que não fosse uma pessoa comum, mas, muitas vezes, os outros faziam com que se sentisse estranha, diferente, e fora do mundo ao qual devia pertencer.

Este era o problema de se morar numa montanha: se não te aceitam, para onde pode ir? [Fonte]

O resultado: George Orwell. Um de meus posts neste blog se assemelha à Dan Brown!

A partir daqui a brincadeira ficou surreal, e decidi apelar:

Quer dançar, quer dançar
O Tigrão vai te ensinar
Eu vou passar cerol na mão, assim, assim
Vou cortar você na mão, vou sim, vou sim
Vou aparar pela rabiola, assim, assim
E vou trazer você pra mim, vou sim, vou sim
Eu vou cortar você na mão
Vou mostrar que eu sou tigrão
Vou te dar muita pressão
Então martela, martela, martela o martelão
Levante a mãozinha, na palma da mão
É o Bonde do Tigrão...

O resultado? Stephen King.

É claro que o site analisa trechos escritos em inglês, e meu conhecimento na língua não é lá essas coisas, mas o resultado não deixa de ser interessante. A autora do post através do qual conheci o I Write Like, também fez alguns testes e, em um deles, o convite para uma festa de aniversário foi identificada como tendo o mesmo estilo de James Joyce.

Pessoalmente encaro o site como uma brincadeira, bastante criativa por sinal, que me fez gastar um bom tempo por lá, nada mais que isso.

Ah!, só para constar: segundo o site, o cantor Latino escreve como Margareth Atwood.

Via | The Book Bench

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar