O escritor britânico de ascendência judaica, Howard Jacobson, foi anunciado no começo da noite como o vencedor da edição deste ano do Man Booker Prize, por seu livro The Finkler Question.
É um livro maravilhoso: muito engraçado, é claro, mas também muito inteligente, muito triste e muito sutil. É tudo o que parece ser e muito mais do que parece ser. Um vencedor totalmente digno deste grande prêmio.
- Andrew Motion, presidente do júri.
Jacobson já tinha estado outras 2 vezes na longlist do prêmio, no ano 2000 com Who’s Sorry Now, e em 2006 com Kalooki Nights, mas nunca chegara à shortlist. Neste ano, os escritores Peter Carey , autor de grandes sucessos como A História do Bando de Kelly, e Minha Vida, Uma Farsa, e Tom McCarthy eram tidos como favoritos.
- Relembre aqui os autores selecionados para a longlist deste ano.
Criado em 1968, o Man Booker Prize é um dos mais importantes prêmios literários atribuídos anualmente. São elegíveis obras de romance e ficção redigidas em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Commonwealth ou da República da Irlanda, Paquistão ou África do Sul.
Leia aqui o press release completo.
[Imagem: AFP]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seu comentário é muito importante para nós.
Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.