7 de outubro de 2010

Nobel de Literatura vai para Vargas Llosa

O Nobel de Literatura deste ano será entregue ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos; em grande parte, segundo a Academia Sueca , por conta da "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo" que aparecem em sua obra.

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por idéias."

– Mario Vargas Llosa.

Vargas Llosa Nascido em Arequipa, em 28 de março de 1936, Jorge Mario Pedro Vargas Llosa se formou em Letras e Direito pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima. Antes de se tornar escritor, trabalhou como redator de notícias na extinta Rádio Central, funcionário de biblioteca e até revisor de nomes de túmulos de cemitério [G1]. Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais, vigente ainda hoje, segundo o escritor, no Peru e na América Latina. Seu principal tema é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru [Wikipédia.pt].

Diferentemente da vencedora do ano passado, Hertha Muller, Vargas Llosa é bastante conhecido no Brasil principalmente por A Guerra do Fim do Mundo no Submarino livro que narra a Guerra de Canudos, e também Os Cadernos de Dom Rigoberto no Submarino, A Cidade e os Cachorros no Submarino e Travessuras da Menina Má no Submarino, e sua premiação vai contra afirmações de que a Academia tenda a ser eurocêntrica em suas decisões.

A Academia acertou em seu prêmio de literatura, como se sairá no da Paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar