30 de março de 2011

Anunciada lista com finalistas do Man Booker International Prize 2011

Foi anunciada hoje ontem a lista com os finalistas do Man Booker International Prize 2011,  prêmio atribuído bienalmente para autores vivos de ficção, de qualquer nacionalidade, com obra publicada em língua inglesa, original ou traduzida; abrangendo assim uma gama maior de escritores que a premiação principal, o Man Booker Prize.

Os 13 finalistas são:

O presidente do júri da premiação, o escritor Dr. Rick Gekoski , disse durante a cerimônia que

A lista homenageia grandes escritores de todo o mundo. É, diversa, doce e provocante, e serve para nos lembrar novamente a importância da ficção para definir tanto a nós mesmos quanto  ao mundo em que vivemos.  - Dr. Rick Gekoski

Pouco depois de divulgada a lista, representantes do escritor John Le Carré, a pedido deste, solicitaram que seu nome fosse retirado da mesma, alegando que não participa de qualquer tipo de prêmios literários.

"I am enormously flattered to be named as a finalist of 2011 Man Booker International Prize. However I do not compete for literary prizes and have therefore asked for my name to be withdrawn." – John Le Carré

O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Londres, no dia 28 de Junho.

Só lembrando, a votação para o Man Booker Best of Beryl, premiação especial criada em tributo a grande escritora, já está encerrada, e o livro mais votado será anunciado no dia 19 de Abril.

4 comentários:

  1. Eu li recentemente um livro da Anne Tyler, mas ainda não resenhei porque ele é parte de um seleção de livros e quero resenhar tudo junto, mas creio que em breve a resenha estará la no blog.

    Gostei de saber sobre esse prêmio que eu nem sabia que existia...rsrs...beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Elis,

    Desta lista de autores ainda não li nada de nenhum deles, o que é surpreendente, pois quase todos possuem livros publicados aqui, alguns deles sendo bem conhecidos. Quem sabe agora tenha a oportunidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Desses, ainda não li nenhum, mas tenho a trilogia das Fronteiras do Universo, do Philip Pullman, e pretendo ainda ler algumas obras do xará deste, o Roth, sobretudo Complexo de Portnoy, a mais célebre. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Jorge,

    Já me falaram muito bem de As Fronteiras do Universo, mas ainda não esbarrei com nenhum dos livros da série. Mas sempre é tempo, sempre é tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar