10 de março de 2011

Deixados para trás [Resenha #011]

Deixados para TrásInspirada na doutrina desenvolvida no século XIX pelo ministro anglicano John Nelson Darby e sua interpretação sobre os eventos descritos no livro de Apocalipse de João na Bíblia Sagrada, Deixados para Trás  no Submarino narra os últimos acontecimentos da humanidade – sim, o Apocalipse – , sendo, este primeiro volume, uma grande introdução dos fatos que se desenrolam nos livros seguintes: somos apresentados a um estranho fenômeno que “varreu” da terra centenas de milhares de pessoas em todo o mundo; as incertezas que se seguiram ao fato – assim como a certeza e a resposta encontrada por alguns – e aos personagens principais, Rayford Steele, um piloto de avião que sonhava com um caso extra-conjugal com a comissária de bordo Hathie Durham; Chloe Steele, filha de Rayford; Cameron “Buck” Williams, um renomado jornalista que se vê no epicentro dos acontecimentos;  e o pastor Bruce Barnes, que também fora deixado para trás. Também vemos o surgimento e rápida ascensão de um desconhecido porém ambicioso líder mundial, que terminará por mostrar sua verdadeira face.

Acho muito provável que, se o fim do mundo acontecesse nos dias de hoje, como descrito na Bíblia, com o surgimento do mal, todas as pragas e etc. se daria de maneira semelhante à do livro, mas a condução do texto não me atraiu: nosso querido comandante tem sérios problemas psicológicos, se sente culpado por não ter sido um dos escolhidos para o arrebatamento (esse é o nome dado ao fenômeno) e sofremos com essa lenga-lenga durante grande parte do livro. O pior é que ele não é o único personagem a sofrer deste mal. Por mais que estas passagens sejam, fundamentais para a formação das personagens, em alguns momentos chega a faltar paciência.

Assim, se elaborasse um gráfico demonstrando meu contentamento com a leitura de Deixados para Trás,  ele teria um desenho semelhante a uma montanha-russa. Comecei achando entediante, passei a gostar, tencionei desistir da leitura, fiquei intrigado com os acontecimentos e Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins, os autores, conseguiram, ao final, manter acesa em mim alguma centelha de curiosidade sobre o que acontecerá no decorrer da série.

Talvez, e somente talvez, o marasmo de algumas passagens fique restrito ao primeiro livro, que, como dito, serve de introdução aos fatos. Quem sabe nos volumes seguintes tenhamos mais ação, principalmente por parte da resistência, que começa a se formar neste volume e se solidifica, ao menos em uma forma primitiva, no final; e ficaremos sabendo como os novos fiéis se comportarão diante do novo e temeroso líder.

Com alguma paciência, a leitura de Deixados para Trás é até interessante.

Deixados para Trás (Left Behind: A Novel of the Earth's Last Days, 1995), de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins – 416 páginas, United Press. Traduzido por Rubens Castilho.

2,5

 

.

9 comentários:

  1. Fiquei curiosa pra ler... romance entre piloto e aeromoça é algo que me interessa... vivo um... :D

    Pra quem gosta do tema, vai uma sugestão de
    Lista de filmes sobre aviação

    ResponderExcluir
  2. Aeromoça,

    O "romance", apesar de ser importante para a formação de ambas as personagens - o piloto e a comissária - não é o foco central do livro. Mas vale a pena mesmo assim.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, são 13 volumes! Uma saga! Para ter tanto assunto, precisa mesmo fazer um lenga-lenga :D Um tempo atrás esta coleção foi tema de discussão na blogosfera cristã. Parece que os autores conseguiram retratar muito bem certas passagens. Não sei se leria, ainda mais sabendo que tem essa enrolação, mas quem sabe os filmes? Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Luma,

    São tantos livros que vou levar uns bons anos para ler todos - não estou afim de ler um atrás do outro - e nem sei se terminarei. Depende dos próximos volumes. Uma coisa boa é que não estou sentindo que os autores querem me converter, já é um bom sinal, mas talvez seja porque já sou cristão. Vai saber.

    Abraços, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Luciano, caramba adoro suas resenhas afinal elas são sinceras e isso conta muito na hora de ler um livro, uau uma montanha russa...eu já pensei muitas vezes em comprar esse livro, pórem sempre o deixava para uma próxima compra, pois queria informações sobre ele nos blogs que visito, e depois da sua resenha, vou ver se consigo pegá-lo emprestado para ver qual é a minha opinião, ai sim se causo eu gostar compro a coleção.

    Ha e sobre o novo projeto lá do blog sobre os blogs parceiros, é vc tem razao é difícil, por isso que decidi inicia-lo assim faço amizades melhor e nao me sinto culpada por nao passar em todos os blogs que aparecem...rsrs...esse ano eu ja escolhi os 5, mas não vai ficar preocupado viu? Pois gosto muito do seu blog e sempre que ele surge no meu e-mail eu leio o post e as vezes comento...e como prometido ando acompanhando as resenhas do desafio dos 50 livros eu vou ler em 2011....resumindo estarei sempre que possível por aqui...beijokas amigo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Elis,

    O melhor, mesmo, é pegar o primeiro volume emprestado, e não fazer como eu, que fiquei com a coelção inteira e nem sei se vou ler até o final. Depois conta pra gente o que achou, rsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Luciano,

    Você caiu na mesma furada que eu, pelo visto!
    Já li até o sexto volume, e posso dizer q a partir do 3º as coisas melhoram, um pouco.
    Mas como você falou, me surpreendi como os autores me deixam curiosa pra saber o que vem a seguir apesar de todo o lenga-lenga...
    Mas eles descrevem muito bem os eventos, a devastação. Digamos que a ação aumenta conforme você avança na série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, neste caso o barato saiu caro. Fico feliz de que as coisas melhorem a partir do terceiro volume, mas acho que este ano não terei espaço para eles em minhas leituras não, deve ficar pra depois mesmo, rs.

      Excluir
  8. Olá pessoal,será mesmo que estamos falando do mesmo livro.Pessoal este Deixados para Trás é a melhor e única literatura romanceada de ficção apocalíptica já escrita de todos os tempos sobre o livro do Apocalipse;e não teria como ser apenas um,ou dois volumes,para descrever tantos acontecimentos.Já li os doze volumes e nunca aprendi tanto sobre o assunto "Escatologia"(e diga-se de passagem os livros que se encontram no mercado a gde maioria são cansativos e muita repetições de versículos),aliás é o assunto do momento e desde a virada do ano 2000 só se fala em fim do mundo,maias, fim dos tempos,etc. Abraços Tadeu Ferreira.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar