8 de março de 2011

Minds [Resenha #010]

MindsMinds é um one-shot de Yusuke Murata – mais conhecido pela arte da série Eyshield21 – que conta a história do Sargento Kai, um combatente durão que sempre se apresenta para atuar nas missões mais difíceis que surgem em uma guerra ambientada num tempo futuro, onde o único meio de se cumprir certas missões é utilizando-se de motos que são verdadeiras máquinas de guerra.

O Sargento sempre diz que sua única motivação é a promessa de que, cumprindo missões cada vez mais perigosas, conseguirá uma promoção e finalmente deixará o campo de batalha. Porém, a chegada de Kazuma, um recruta que parece “ler” a personalidade do sargento melhor que qualquer outro, percebe-se que as motivações de Kai são bem mais nobres.

Minds1

A história, como dito é um one-shot, ou seja, uma história curta, de leitura rápida, com o traço competente de Murata que consegue, nas poucas páginas, demonstrar que relações de amizade e fidelidade – à pessoa humana, não amorosa – podem surgir nos mais hostis e inesperados ambientes. E, sobretudo, é contada de tal forma, que te faz implorar por mais informações, sobre as personagens, sobre o território hostil apresentado, e sobre a guerra em si.

E isto é um ponto contra os one-shots: o fato de que, dado ao tamanho, não há tempo de se estabelecer de forma mais contundente estas relações, então não se aprofunda, não se explora as personagens de uma forma mais minuciosa; o que, de forma alguma, é restrito à Minds.

Vale a leitura.

Minds (マインズ, 2010)  de Yusuke Murata.

2,5

 

Importante: Li Minds em um tiro: menos de 30 minutos. Assim, apesar de listá-lo, ele não conta para a soma final do Desafio 50 Livros em 2011.

2 comentários:

  1. Essa é uma leitura que meu marido gostaria, afinal acho que os unicos livros que ele le por inteiro são os mangas/quadrinhos/hqs....ta pra nao dizer que ele nao le nada...rsrs..ele leu o anel de nibelungos e angus...rsrsr...beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rsrs, também gosto muito de mangás, mas, depois que comecei a lê-los, os quadrinhos ocidentais perderam um pouco da graça para mim. Vai entender.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar