14 de março de 2011

A Sétima Torre I – A Queda [Resenha #012]

A Sétima Torre - A QuedaA Queda, volume I da série A Sétima Torre, narra a busca de Tal por uma Pedra da Luz original, que pudesse lhe permitir a entrada em Aenir, o reino dos espíritos, no Dia da Ascensão, quando capturaria seu próprio espírito Sombra que lhe servisse; e também para ajudar sua mãe, acometida de uma estranha e aparentemente incurável doença degenerativa. Tal ainda convive com a responsabilidade, após o desaparecimento do pai, de manter a família em ordem, evitando que sejam rebaixados na hierarquia do castelo, e tendo de lidar com a irmã caçula que não compreende o momento ruim que vivem, e um irmão do meio que insiste em ajudar fazendo tudo o que Tal faz, o que pode ser muito perigoso.

Se a tarefa já é difícil para um menino de 13 anos, Tal ainda enfrenta a oposição do Mestre-das-Sombras Sushin, que sem nenhum motivo aparente, faz da vida de Tal no castelo algo quase insuportável. Sem conseguir ajuda de suas tias, Tal parte em busca de meios alternativos de conseguir uma nova Pedra do Sol para a família, sem sucesso, tendo então que seguir os conselhos de seu tio Ebbitt, que é tido como um velho excêntrico e, apesar de todo seu brilhantismo na manipulação das pedras da luz, foi rebaixado a um dos níveis mais baixos para os escolhidos. Então ocorre a queda, a descoberta de um novo mundo e a aliança forçada com Milla, uma estranha garota.

Já havia lido este volume de A Sétima Torre há uns seis anos, mas, na época, não encontrei os volumes seguintes. Agora, todo este tempo depois, resolvi começar a ler a série novamente, já que um amigo adquiriu os livros durante uma visita a um sebo em São Paulo. Como da primeira vez, a jornada de Tal me cativou, Garth Nix no Submarinotem um texto agradável e de fácil leitura, perfeito para o público infanto-juvenil e que eu também gostei, mesmo já tendo 25 :P Além disso, a busca por um objetivo além de todas as forças me faz lembrar da trilogia do anel – sem comparações, claro! – e do recém lido A Torre Negra Vol. 01 – O Pistoleiro, com seus personagens focados em seus ideais, mocinhos aqui e bandido lá, para que se alcance o que tanto almejam.

A série, que facilmente agradará ao leitor mais casual, dado seu texto e ações rápidas, é composta por 6 livros: A Queda (The Fall - 2000), O Castelo (Castle - 2000), Aenir (2001), Acima do Véu (Above the Veil - 2001), Em Guerra (Into Battle - 2001), A Grande Pedra Violeta (The Violet Keystone - 2001); e originalmente foi lançada numa colaboração entre a Scholastic e Lucas Books.

A Sétima Torre I A Queda (The Seventh Tower – The Fall, 2000) Garth Nix – 206 páginas, Editora Nova Fronteira

3

 

.

6 comentários:

  1. Gostei da resenha, mas olha achei estranho o nome do personagem...conforme eu fui lendo a resenha fiquei me perguntando como Tal pode ser um nome...rsrs..mas não nego que achei interessante o enredo....quem sabe um dia eu nao encontre algo dessa coleção num sebo por ai....beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o nome também me incomodou no começo, mas me acostumei. Fica particularmente estranho quando você lê "então se laventou e Tal..." enfim, a série é bem bacana, vale a leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Imagino que não deve ser fácil se acostumar, mas o ser humano sempre se acostuma...rsrsrs...fico feliz que tenha gostado do premio la do blog...é com prazer que ofereço a você amigo...afinal ele tem tudo a ver com você e seu blog....beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  4. Elis,

    Já fui lá buscar, muito obrigado mesmo.

    Logo posto ele aqui.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. gg fiz meu trabalho de portugues de 1 semana em meia hora

    ResponderExcluir
  6. gg fiz meu trabalho de portugues de 1 semana em meia hora

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar