13 de abril de 2011

Divulgadas as finalistas do Orange Prize for Fiction 2011 [Up]

Foi divulgada ontem a lista com as autoras finalistas do Orange Prize for Fiction, que neste ano trás 3 autoras concorrendo com obras de estreia: Emma Henderson, Téa Obreht e Kathleen Winter. O prêmio é atribuído somente à escritoras, que tenham publicado um livro originalmente em língua inglesa, publicado pela primeira vez do dia 1º de abril do ano anterior a 31 de março do ano em que o prêmio é concedido (para ilustrar, neste ano concorrem obras publicadas de 1ª de abril de 2010 a 31 de março de 2011). Não há restrições quanto a nacionalidade da autora, apenas deve ser observada a exigência de o livro ter sido publicado originalmente em inglês.

As finalistas são:

  • Emma Donoghue (Irlanda), com Room
  • Aminatta Forna (Reino Unido/Serra Leoa), com The Memory of Love
  • Emma Henderson (Reino Unido), com Grace Williams Says it Loud
  • Nicole Krauss  no Submarino (EUA), com Great House
  • Téa Obreht (Sérvia/EUA), com The Tiger’s Wife
  • Kathleen Winter (Canadá), com Annabel

A vencedora será conhecida no dia 8 de junho.

[UPDATE]: A escritora Emma Donoghue, de Room, também foi finalista  do Man Booker Prize 2010, que acabou tendo como vencedor Howard Jacobson.

Vi primeiro aqui

2 comentários:

  1. Legal haver uma premiação literária de tal categoria, destinada apenas às escritoras. Serve tanto de estímulo às iniciantes nas belas-letras, quanto de propaganda de divulgação e reconhecimento do trabalho artístico de todas essas mulheres, muito importante sobretudo quando pensamos no quanto a literatura/escritura feminina ainda é negligenciada ou subestimada.

    E queria te perguntar uma coisa: és formado academicamente em que curso? Se não é em Letras, já pensou em fazê-lo, afinal você também é um apaixonado por Literatura, portanto casaria direitinho. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Jorge,

    É um incentivo e tanto, e não apenas em termos fincanceiros, mas de divulgação mesmo, visto que o prêmio leva o nome de uma grande empresa.

    Então, me formei em Ciências Contábeis, não acho que tenho vocação para ser professor, nem consigo me imaginar. Mas meu sonho era fazer biblioteconomia, até fui aprovado no vestibular da Unesp, mas não deu para cursar, ainda explico em um post o porque.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar