26 de abril de 2011

Meme Literário: Capa de Livro

memeliterario_vermelhoVi esse meme há muito tempo no A Magia Real, e também n’A Escrivaninha do Psicótico, e só agora consigo respondê-lo. Ele faz parte de um Meme Literário hospedado pelo A Leitora com perguntas quinzenais sobre um assunto ligado ao mundo literário. O melhor de tudo é que não é fundamental seguir uma ordem de publicação dos temas, o que te deixa livre para escolher em quais vai participar. Para saber como funciona clique aqui.

As perguntas desta edição – a terceira a ser publicada no A Leitora, mas a segunda por aqui ( a primeira foi sobre “favoritos”) – são sobre capas.

1) Você compra o livro pela capa?

Também. Sei que isto não se faz, mas, quando você não conhece determinado título e/ou o escritor, é desta forma que você tem o primeiro contato com ele. E minha resposta é afirmativa apenas neste aspecto. O oposto, por exemplo, não acontece: nunca deixei de comprar ou ler um livro por não gostar de sua capa. Resumindo, considero as capas um tipo de “cartão de visitas”, e, assim, quanto melhor elaborado, melhor.

2) Você prefere capas de livros com ilustrações ou com fotos?

Depende muito. O que conta é o conjunto da obra. Porém, e, em parte me contradigo, não gosto muito de capas com fotos de pessoas. Prefiro eu imaginar determinado personagem, e em muitos casos os modelos escolhidos não caem bem naquele título. Mas isto somente acontece em alguns casos: a capa de  Cinzas do Norte   no Submarino, de Milton Hatoum (veja aqui),  mostra duas pessoas observando o horizonte, mas dispostas de uma maneira que se encaixa perfeitamente na temática do livro. No final, e para encerrar as tantas voltas que já dei, o que mais vale é o bom gosto.

3) Que capa de livro você acha perfeita?

Vernon-God-Little

Gosto muito de uma capa de um livro que sequer li: Vernon God Little  no Submarino, de DBC (Dirty, But Clean) Pierre, livro de estreia do autor, com o qual ganhou o Man Booker Prize de 2003. É uma das capas mais bonitas que já vi, pena que a imagem que achei na net é bem fraquinha.

4 comentários:

  1. Também não gosto de capas com fotos de pessoas, tanto pela mesma razão que a sua, quanto pelo fato de que algumas vezes são mal elaboradas ou piegas. Prefiro mesmo com ilustrações ou fotos de outras categorias, ou então aquelas que não cabem em nenhuma de ambas as descrições mas de design arrojado. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Lu, nem sei se posso te chamar assim...kkk..vc tem apelido?....bem gostei de suas respostas, mas em relação a capa escolhida eu não gostei muito, não que eu seje chata, mas gosto mais de capas de aventura, cheia de cores....kkkk.....bah isso me lembra que tenho que postar mais uma parte desse meme no meu blog...kkkk...beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  3. Jorge,

    Exatamente. As vezes o trabalho fica estranho, parecendo coisa de amador, é preciso muito bom gosto ao se elaborar capas de livros.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Elis,

    Bom, meu apelido é Lu mesmo, rsrs, 95% das pessoas me chamam assim, então pode ficar à vontade :D Eu gostei desta capa pela simplicidade, e ela é um tanto harmônica. Me agradou.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar