4 de abril de 2011

Meu Oscar vai para… Fernanda Montenegro

selooscar_thumbNão consigo me lembrar ao certo qual a primeira vez que vi Fernanda Montenegro atuando. Em minha memória, a lembrança mais forte – das mais antigas – que tenho dela é da novela Zazá, mas, mesmo assim, são cenas esparsas. Em minha opinião, o trabalho que faz esta grande – que merecidamente é conhecida como a Primeira Dama do Teatro e a Primeira Dama da Televisão Brasileira – atriz merecer um Oscar é aquele pelo qual ela foi indicada ao Oscar: Central do Brasil.

Fernanda Montenegro nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, filha de uma dona de casa e de um operário. Cresceu frequentando colégios públicos locais e o sítio dos seus avós em Jacarepaguá. Aos 15 anos, ainda no terceiro ano do curso de secretariado, inscreveu-se num concurso como locutora na Rádio MEC, fator que foi decisivo para a sua carreira. A estreia no teatro se deu, verdadeiramente, em 1950, na peça "Alegres Canções nas Montanhas", ao lado de Fernando Torres, com quem veio a se casar, tendo dois filhos: a atriz Fernanda Torres, e o diretor Cláudio Torres. Em televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi, telenovelas na extinta TV Excelsior e na TV Rio e na Rede Record, além de dezenas de produções na Rede Globo, permeadas por trabalhos no cinema.

central-do-brasil-1998-03-g

Central do Brasil conta a história de Dora, uma mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Certo dia, uma de suas clientes, Ana aparece com o filho Josué pedindo que escrevesse uma carta para o seu marido dizendo que Josué quer visitá-lo um dia. Saindo da estação, Ana morre atropelada por um ônibus e Josué, de apenas 9 anos e sem ter para onde ir, se vê forçado a morar na estação. Com pena do garoto, Dora decide ajudá-lo e levá-lo até seu pai que mora no sertão nordestino. No meio desta viagem pelo Brasil eles encontram obstáculos e descobertas enquanto o filme revela como é a vida de pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir melhor qualidade de vida ou poder reaver seus parentes deixados para trás.

No vídeo abaixo, onde Jack Nicholson faz as apresentações das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz, Fernanda é bastante aplaudida, só ficando atrás de Meryl Streep – com uma apresentação bem maior que as outras!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar da brilhante atuação – quem não se apaixonou e torceu com todas as forças por Dora? – o  Oscar de 1999 foi para a atriz Gwyneth Paltrow – dá pra acreditar? – e em grande parte isso se deve ao fato de Fernanda não ter uma reputação estabelecida no mercado americano, e, dizem as más línguas, a Academia já premiaria, naquela mesma noite, um outro estrangeiro: Roberto Benigni, como melhor ator por A Vida é Bela, sendo impensável dois atores que atuam em língua estrangeira ganharem um prêmio dedicado a produções em língua inglesa. Faz sentido.

A título de curiosidade, vejam abaixo o vídeo com a entrevista que Fernanda Montenegro deu a David Letterman logo após saber de sua indicação.

No Metacritics, site que reúne críticas de diversas mídias especializadas, além das elaboradas por usuários do próprio site,  o filme tem incríveis 80 pontos, com 24 críticas, sendo 22 positivas; enquanto a atriz tem 3 filmes avaliados – todos positivos – e média 71. Só para comparar, a vencedora do Oscar deste ano, Natalie Portman, tem média 56. Mas peraê: nem dá pra comparar né?!

Este post é minha participação na segunda edição da Blogagem Coletiva “E Meu Oscar vai Para…” proposta pela Vanessa, do Fio de Ariadne. Caso queira, ainda dá tempo de participar, pois a blogagem vai até sexta, dia 8. Não deixe de visitar o Fio de Ariadne para saber quem foram os indicados dos outros participantes.

14 comentários:

  1. Você transgrediu corrigindo uma injustiça, dando o Oscar a quem de direito. Parabens.
    A Fernanda das novelas não é a mesma do cinema ou teatro.O padrão Global as vezes mascara seu talento e genialidade.

    abços

    ResponderExcluir
  2. Lufe,

    Pois é, mas a transgressão foi involuntária, o detalhe de o filme ter vencido o prêmio me passou - sabe-se lá porque - despercebido, e só o notei pelo seu comentário. Sobre Fernanda, eu acho que ela dá uma nova cara ao "padrão global", que, de fato, deveria ser copiado por outras emissoras, já que me dá uma vergonha alheia sem tamanho ver novelas com eco no estúdio de gravação.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciano, adorei o post, Fernanda é realmente genial, queria muito que os novos atores aprendessem com quem realmente sabe...
    Encontrei seu blog, num comentario da elis do blog Magia Real, e gostei muito já estou te seguinda, dá uma olhada no meu: Felicidade nos livros.

    Beijos

    Isis

    ResponderExcluir
  4. Olá Isis,

    Fernanda é uma grande atriz, com certeza muitos ganhariam se espelhando nela. Estou indo visitar seu blog ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Luciano

    Que gostoso rever esses momentos da indicação da nossa fantástica Fernanda Montenegro. Bem que merecia o prêmio,mas mesmo com tudo que contastes como conhecedor profundo da sétim arte tem muita coisa por trás que são desconhecidas.

    Todos os atores e filmes indicados são maravilhosos e apesar de tudo valeu pela Indicação da central do Brasil com Fernanda Montenegro.

    Como sempre é um show a sua participação cheia de informações e detalhes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Irene,

    Com certeza o Oscar é decidido com um lobby muito grande, há muito dinheiro envolvido. E é, sempre, muito bom ver a atuação de Fernanda Montenegro em Central do Brasil.

    Beijo, e obrigado ;)

    ResponderExcluir
  7. Luciano,

    Gostei demais do post, realmente a Fernanda é uma atriz que merece todos os elogios. E sempre que ouvir o nome do filme Central do Brasil é dela que vou lembrar, pois para mim foi bem marcante sua atuação.

    Beijoaks elis!!!

    ResponderExcluir
  8. Elis,

    Foi um trabalho perfeito, que merecia até mais do que o feedback que recebeu.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciano, adorei o post e estou visitando o seu blog após ler seu um comentario no blog de uma colega o felicidadenoslivros.

    Sou viciada nesses livros e se tem curiosidade,te convindo a conhecer o meu blog Apaixonada por romances.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Lulu,

    Passei por lá e gostei muito do que vi.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Eu fazia parte de um blog que todo mês analisava os indicados ao oscar de um ano diferente e quando chegou em 1999 eu fiquei encarregado de fazer a crítica do filme. Quando vi Central do Brasil pela primeira vez eu era bem mais novo sem senso crítico, mas quando vi denovo eu fiquei impressionado com a grandiosidade do filme e em grande parte com a belíssima atuação da Fernanda, pude também estar assistindo Shakespeare Apaixonado e fiquei me perguntando o que podia ter acontecido pra a Fernanda não ter ganhado o Oscar pois com certeza ela merecia muito mais.

    ResponderExcluir
  12. Levi,

    Se não me engano, em toda a história do Oscar o prêmio de melhor atriz só foi dado a duas pessoas que atuavam em uma língua que não a inglesa. Assim, para uma brasileira vencer nesta categoria, mesmo em se tratando de Fernanda Montenegro, era bastante improvável. Mas que o Oscar podia ser mais justo, isso podia.

    Abração.

    ResponderExcluir
  13. Belo post, faz tempo que não me lembrava desse filme...

    É verdade,a Academia ,acho que a partir de 1974, consolidou sua mentalidade de premiar seus indicados conforme seus critérios de oportunidade e conveniência. Fernanda Montenegro foi mais uma das vítimas dessa mentalidade, merecia esse Oscar, e, vamos ser francos,Gwyneth Paltrow ganhando em cima de Meryl Streep, Cate Blanchett, e nossa eterna Primeira Dama do Teatro, é no mínimo, risível.

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo,

    Realmente, foi uma decisão bastante estranha, mas este ano premiaram a Natalie Portman, então continuam persistindo no erro. Acho que prêmios raramente são justos, há muito lobby envolvido...

    Obrigado pela visita ;)

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar