6 de maio de 2011

Coquet Coquette: música de sexta #1

Foi muito bom responder ao último meme musical, pois já há algum tempo queria falar sobre o que venho ouvindo, mas me faltava oportunidade para fazê-lo de forma mais apropriada em um blog que, ao menos na essência, se propõe a falar sobre livros. Assim, decidi que toda sexta-feira postarei um clipe de uma música que tenho ouvido, além de falar um pouco sobre a banda que a interpreta.

of-montreal

Para começar – e, verdade seja dita, com o pé direito – escolhi a banda norte-americana of Montreal, com o clipe de Coquet Coquette, do disco False Priest, de 2010. O clipe é um dos mais bonitos que já vi, e mostra uma batalha entre duas tribos(!) numa luta feroz pela sobrevivência em uma praia nada paradisíaca. Ah, pessoas sensíveis, não apertem o play. Estão avisados.

Ouço a banda por indicação de Alex Kapranos em pessoa Smiley mostrando a língua desde que o vi citá-la em uma entrevista. Como grande fã de Franz Ferdinand, resolvi pesquisar a banda, e me deparei com o álbum Skeletal Lamping, e, após um certo momento de adaptação – o mesmo me aconteceu quando ouvi Dylan pela primeira vez, mas esta e outra história, já que, apesar de ser um excelente álbum, não recomendo a ninguém começar a ouvir Dylan por Time Out of Mind – acabei me tornando mais fã de Montreal que do Franz Ferdinand. Vai entender…

 

_

Pode parecer que não, mas é importante: o Música de sexta não tem nenhum caráter motivacional, trata-se apenas de uma indicação daquilo que ouço. Simples assim.

11 comentários:

  1. Gostei da ideia de uma seção musical, bem que você já tava prenunciando inaugurá-la no teu blog. A minha seção de categoria semelhante no Tumblr é que não deu certo, porque carregar músicas na rede por onde geralmente acesso a Net aos FDSs é um cu, lenta demais pra isso, então terei que reinventá-la, postando vídeos: é só copiar e colar o código, não precisa carregar nada.

    E essa banda, of Montreal, é do tipo que um amigo meu talvez adoraria. Ele não curte músicas antigas - uma pena, porque sobre muito pra discutirmos a respeito do tema, e a meu ver são as melhores -, mas em compensação adora bandas brasileiras e internacionais contemporâneas de estilo mais cult ou alternativo. Vou indicá-la a ele, valeu pela, de certa forma, recomendação! A propósito, você curte Beirut?

    ResponderExcluir
  2. Retificando: quis dizer "uma pena, porque sobra muito pouco pra discutirmos (...)".

    ResponderExcluir
  3. Jorge,

    Este é o problema do Tumblr: não é nada fácil subir arquivos de áudio com a net que temos, demora séculos. of Montreal é uma banda que, no primeiro momento, pede dedicação, pois em muitas de suas músicas fazem questão de não soarem comerciais, o que, nos dias de hoje, pode ser um tiro no pé.

    Ouço Beirut, mas nunca parei para escutar com a devida atenção que a banda merece, o que me chamou a atenção a ela foi a minissérie Capitu, na qual Elephant Gun era a música tema. E tambem ouço muita coisa "das antigas", que, certamente, é bem melhor que muita coisa que temos hoje.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Perdi um comentário enorme!! O Blogger está brincando!! Deixei um link de download de um cover que o Of Montreal fez de Expecting To Fly (Buffalo Springfield/Neil Young). Depois você procura o original no Youtube e compara - Of Montreal substituiu algumas partes por piano e ficou bem legal!
    Kevin Barnes já tinha decalarado o seu amor por Neil Young quando fez uma versão acústica de Harvest Moon.
    Apesar deles serem considerados excêntricos por causa dos covers não convencionais, esta versão de Expecting To Fly está 'quase' fiel a original!
    Gosto bastante deles! Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Luma,

    Os caras são ainda melhores ao vivo, com toda a energia que passam, tem no Youtube um vídeo ótimo deles cantando "For Our Elegant Castle". Georgie Fruit é muito bom! De casa vejo o link que deixou, já que aqui não tenho caixas de som.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Também foi através de Capitu (minissérie maravilhosa, aliás, como toda e qualquer obra cinematográfica ou televisiva do Luís Fernando Carvalho, um artista artesão nos mínimos detalhes) que conheci Beirut: um folk rock sofisticado e peculiar, com influências de música latina e do leste europeu. E Elephant Gun, independentemente de sua popularidade devida à série, é mesmo uma das melhores canções da banda, linda e cuja melodia é marcada por momentos que transitam do delicado e sutil ao enérgico e arrebatador. Adoro!

    ResponderExcluir
  7. Também foi através de Capitu (minissérie maravilhosa, aliás, como toda e qualquer obra cinematográfica ou televisiva do Luiz Fernando Carvalho, um artista artesão nos mínimos detalhes) que conheci Beirut: um folk rock sofisticado e peculiar, com influências de música latina e do leste europeu. E Elephant Gun, independentemente de sua popularidade devida à série, é mesmo uma das melhores canções da banda, linda e cuja melodia é marcada por momentos que transitam do delicado e sutil ao enérgico e arrebatador.

    ResponderExcluir
  8. Mordendo um pouco a língua, não é que acabei de descobrir que of Montreal é uma banda de synthpop (além de outros subgêneros nos quais ela possa se enquadrar)? Gênero que explodiu nos anos 80, o meu predileto aliás, caracterizado como uma mescla de rock e eletrônica, um dos vários identificados com o movimento new wave, tipicamente oitentista, embora seus primórdios datem de meados dos 70. Muitas bandas de synthpop foram pioneiras da música eletrônica (a maior de todas, claro, a alemã Kraftwerk, da década de 70, para muitos os pais de fato da mesma, por serem os primeiros a conseguir elaborar sons deveras harmoniosos, musicais, através de um sintetizador), pouquíssimas surgidas na época continuam na ativa até hoje (a exemplo dos deuses do Depeche Mode), e ainda continuam surgindo algumas, a exemplo da própria of Montreal, de Shiny Toy Guns, LCD Soundsystem, etc., bebendo todas elas nas antigas (leia-se: oitentistas) fontes de inspiração.

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o clipe e achei interessante,mas não gostei muito da batida da musica...rsrs....porém ver algo diferente é sempre uma experiencia....desculpe andar sumida, mas são muitas coisas a fazer....beijoaks elis

    ResponderExcluir
  10. Olá Elis,

    of Montreal não agrada mesmo a todo mundo: de meus amigos, poucos a ouvem, pois menos ainda a entendem. Mas é mesmo sempre uma boa experiência ouvir algo novo, assim podemos descobrir uma pérola rara.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar