3 de maio de 2011

A Sétima Torre IV–Acima do Véu [Resenha #016]

acima do véuChegamos então ao quarto volume da série, que tem um total de seis. Nesse período, me afeiçoei à Sétima Torre, apesar dos altos e baixos e da demora de as coisas acontecerem. Se o primeiro volume me fez feliz apresentando um texto fácil e rápido, sem complicações, o segundo mostrou-se um pouco decepcionante, já que esperava – de uma forma ou de outra – um pouco mais das aventuras de Tal no Castelo. Bem ou mal, ao menos o volume serviu para introduzir o garoto num mundo que estava ansioso por descobrir: Aenir. Então as coisas ficaram bem melhores.

Aenir mostra que a Sétima Torre possui uma história anterior – a ausência dela em grande parte dos dois primeiros livros, ou, ao menos, sua presença de uma forma mais superficial, chegou a me incomodar em alguns momentos – com envolvimentos maiores que o esperado entre os moradores do castelo e os do Gelo, além de ficarmos sabendo que as sombras não são tão subservientes assim.

Neste volume, Acima do Véu, acontecem importantes mudanças e numa velocidade bem maior que nos três volumes anteriores. A revelação de que existem grandes pedras que mantém o Véu, e guardiões para cada uma dessas pedras – sendo um deles a própria imperatriz – me deixou bastante animado. Não é mais uma história de um garoto tentando salvar a família e a própria pele. A sétima torre está se mostrando uma grande série: o que está em jogo agora é o futuro de todo o mundo, e todos os povos: Escolhidos, Homens-do-Gelo, Resistentes e Povo Inferior. Ponto para Garth Nix no Submarino.

Também são mostrados avanços importantes com relação aos personagens: Tal finalmente percebe que, com Sushin o perseguindo, ele não é mais um simples Escolhido, ou melhor, ele nem sequer é mais um escolhido, e sim um Renegado, e que agora só lhe resta fugir e viver na clandestinidade, ao menos até que a ordem normal das coisas seja retomada. Mas e que ordem é esta. Tanto tal quanto Milla tem dificuldade a entender tal fato, pois tudo o que consideravam como verdades absolutas é questionado e jogado em terra num período muito curto de tempo (em um trecho do livro se fala em 6 semanas), assim, Tal tem que conviver com o fato de que não-Escolhidos, como Milla, podem utilizar uma Pedra do Sol, e que existem membros do Povo Inferior que se recusam a aceitar a submissão imposta pelos Escolhidos, os chamados Resistentes. De sua parte, Milla tem que conviver com o fato de que sua sombra s fora e agora ela possui um espírito sombra em seu lugar, e isto é a pior coisa que poderia acontecer a uma Garota do Gelo, e agora ela se vê em conflito com o que ela se tornou e o que considera correto.

Falando em Milla, Tal precisa urgentemente de de aliados melhores que Milla e Corvo: Harry Potter tem Rony Weasley; Frodo tem Sam Gamgi. Nenhum dos dois são plenamente confiáveis, e, talvez, isso se deva ao fato de não existir uma relação sincera de amizade entre eles como havia entre Harry/Rony e Frodo/Sam. Sem laços de amizade, os elos se tornam mais fracos, apesar de que, entre Tal e Milla as coisas comecem a engatinhar para uma convivência sem tanta animosidade. E, também, pertencem a mundos diferentes: Tal é um Escolhido (embora Renegado); Milla é dos Homens-do-Gelo, e Corvo é um Resistente, ou seja, um membro do Povo Inferior que não aceita sua submissão perante os Escolhidos.

Não me pergunte como Corvo entra na história. Não me peça resumos deste volume. Coisas importantes demais acontecem nele, e estou me esforçando bastante para não estragar algumas surpresas, e como já escrevi demais sobre, deixo no ar algumas coisas:

  • Será que Sushin é humano? Já fiz esta pergunta antes, mas ela decididamente cabe aqui.
  • E quem será Milla Mão-de-Garra, Espada Viva de Asteyr, Capitã-Mor dos Homens-do-Gelo?
  • E, como diria um amigo meu, “É Guerra manolo!”

Decididamente, Acima do Véu é bem melhor que os anteriores: as coisas finalmente começam a acontecer.

A Sétima Torre IV – Acima do Véu (The Seventh Tower – Above the Veil, 2001) Garth Nix – 237 páginas, Editora Nova Fronteira.

4,5

 

 

.

4 comentários:

  1. Báh foi com esta série que conheci Garth Nix e me encantei pelo autor, inclusive o livro que estou lendo atualmente é dele: "Sabriel - A missão da guerreira".
    Adorei o jeito empolgado como tu escrevestes sobre o livro, eu também fiquei entusiasmada com Acima do Véu, a série toda é muito boa, é questionadora e envolvente e partir desse livro só melhora ;)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Mi Müller,

    Com certeza Garth Nix me fisgou com A Sétima Torre, gosto muito da maneira como ele escreve, e introduz em seus textos até mesmo questões sociais, sem que pareça chato. Estou ansioso para saber o fial da série, mas preferi ler algo diferente para aumentar o suspense, rs.

    Grande abraço, muito bom te ver por aqui :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei a resenha, o que só faz com que eu queira conhecer mais Tal e Milla, e descobrir toda essa história incrível....beijokas e um ótimo fim de semana...ha em breve vou publicar la no blog um passeio pela minha estante...rsrsrs...fico feliz que tenha gostado dela...te mais elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Elis,

    Semana que vem começo a ler mais um volume da série, estou ansioso em saber o desfecho das aventuras de Tal e Milla. Mas uma coisa já é certa: Garth Nix entrou definitivamente para a lista de meus autores favoritos.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar