29 de julho de 2011

It’s my Party: música de sexta #6 + Solta o Som

Não poderia ser diferente. Depois de um lapso de tempo um tanto quanto forçadamente prolongado, o Música de Sexta volta e, neste retorno, não poderia deixar de homenagear a grande cantora Amy Winehouse. Me lembro da primeira vez que li algo sobre ela, na Rolling Stone #7, no distante abril de 2007.

Amy

Na revista, diziam que Amy era,

“uma cantora inglesa de 23 anos, que interpreta temas tão atuais, e tão pessoais, com uma voz tão clássica acompanhada de uma sonoridade tão retrô.”

e ainda

“Um timbre inconfundível e um suingue dos anos 60 dão o tempero desta artista que está em sua segunda dose, ou melhor, em seu segundo disco. […] Amy é do tipo que toma todas, diz o que vem à cabeça e já foi vista cambaleante em capas de jornais e revistas, polêmica que acaba sempre virando estratégia de marketing.”

O primeiro encontro musical aconteceu pouco depois,  quando ouvi “Rehab” nas rádios pela primeira vez, e a paixão foi quase instantânea. O amor durou até as outras faixas do disco, “You Know I’m no Good”, “Tears Dry on Their Own” e “Back to Black”, minha preferida. Daí a coisa esfriou, os escândalos se tornaram bem maiores que a própria Amy, até que seu DVD, I Told You I Was a Trouble: Amy Winehouse Live in London, já mostrava uma Amy bem bagaceira, se arrastando, mero reflexo da cantora em seu auge, que, historicamente, em uma vida interrompida aos 27 anos, fora ontem. Sua melhor fase, para mim foi Back to Black, onde, no clipe, está linda como nunca.

selopantera2_thumbMas para este “música de sexta”, que também é minha participação na segunda blogagem coletiva Solta o Som, proposta pela Vanessa, do Fio de Ariadne, escolhi uma música que havia me passado completamente despercebida: It’s my Party, gravada para fazer parte do álbum Q: Soul Bossa Nostra, um tributo à carreira do produtor Quincy Jones, que, na ocasião, se desmanchou em elogios à cantora, que, há quatro anos, não gravava em estúdio.

 

It’s my Party foi originalmente lançada em 1963, na voz de Leslie Gore, tornando-se um hit. Em sua segunda versão, lançado em dezembro de 2010, na voz de Amy, o sucesso não se repetiu. As coisas não iam nada bem. As coisas não terminaram nada bem.

So we are history,
Your shadow covers me,
The sky above a blaze that only lovers see.

Para ver as indicações dos outros participantes da coletiva, visite o Fio de Ariadne.

Imagem

15 comentários:

  1. Agora, a festa dela é outra. A sensibilidade, a voz e as músicas vão continuar embalando, as nossas festas.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Ela pode ter partido, mas nos deixou um grande legado, apesar do pouco material lançado.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luciano , belo post! Vou colocar na lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Adorei a música! Tem um toque anos 70 que me fizeram ir para minha infância. É uma pena a Amy não ter tido condição de se recuperar do mal passo... Acho que substâncias ilícitas, é um tipo de experiência que deveríamos passar ao largo. Há sempre o risco delas grudarem na gente feito visgo.

    Estou participando do Soltando o Som também, como Múltiplas Realidades!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa, como dizem, blogagem coletiva é o que há! Abraços ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Nanda,

    Realmente é uma pena perder desta forma uma cantora com tanto talento. A música é linda, mas agora, quando ouço algo dela, me vem uma certa tristeza....espero que um dia passe.

    Indo no Múltiplas, ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. "Segunda dose" foi bem irônico, rs, e creio que proposital mesmo. Desculpe-me se pareço insensível, mas é que eu não resisto a humor negro. Ainda tenho que escrever o meu Solta o Som, aliás, e pra hoje. Farei que nem a Vanessa, apenas uma listagem, pois tou sem tempo de escrever um texto minimamente bem elaborado. Ah, e acompanha minha tag http://jleberg.tumblr.com/tagged/meme_30_bands_in_30_days, se quiser saber mais a respeito das minhas preferências musicais. Abração!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Uma escolha que fez mérito a que partiu daqui pra uma vida melhor, certamente!!!
    Abraços fraternos e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Eis o meu:

    http://jleberg.tumblr.com/post/8235161364/anos-80-e-tdb-blogagem-coletiva-solta-o-som-2

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Ela tinha uma voz incrivel, pena que tinha muito talento, mas pouco amor próprio e não conseguir fazer aquilo que fazia melhor e teve um final tão triste.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Jorge,

    Foi completamente irônco, rsrs, mas, infelizmente, bem aplicado. Gostei muito da ideia da postagem do Tumblr, é uma forma de listar e compartilhar o que gostmos com um nível de interação grande - através dos notes pode-se, inclusive, ver as compatibilidades com quem no segue. Vou copiar, rs.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Orvalho,

    Assim esperamos, pois talento como o dela poucas vezes foi isto.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Momo,

    Realmente, mas assim são os grandes gênios. Infelizmente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciano,
    O bom dessas blogagens coletiva é justamente conhecer outros blogs e pessoas. Adorei o seu blog!Quanto a Amy, não tenho muito a acrescentar. Mais um talento que se perde. Mas fica seu pequeno (grande) legado para a posteridade. Já vi que temos coisas em comum: livros!!! Passarei sempre por aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá Roseli,

    Seja bem vinda! Justamente por isso gosto de participar de coletivas, sempre se conhece novos blogs, novos laços vão se formando.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar