6 de setembro de 2011

Anunciada shortlist do Man Booker Prize 2011

man-booker-prize-logoFoi anunciada hoje a lista com os seis finalistas do Man Booker Prize 2011, um dos mais respeitados prêmios literários do mundo, que neste ano tem seu júri presidido pela Dame Stella Rimington, ex-chefe de espionagem do serviço secreto britânico, e claro, escritora, que disse ter sido difícil escolher apenas 6 livros de uma lista de 13, e que alguns bons livros tiveram de ser deixados de fora, mas que, no fim, o júri concordou que os melhores foram escolhidos.

Os finalistas são:

  • The Sense of an Ending, de Julian Barnes
  • Jamrach's Menagerie, de Carol Birch
  • The Sisters Brothers, de Patrick deWitt
  • Half Blood Blues, de Esi Edugyan
  • Pigeon English, de Stephen Kelman
  • Snowdrops, de A.D. Miller

Apontado como favorito, o escritor Alan Hollinghurst, vencedor do prêmio em 2004, ficou de fora da shortlist. Segundo apostas feitas nas casas Landbrokes e William Hill, o favorito para levar o prêmio é Julian Barnes. No entanto, vale lembrar que as mesmas casas apontavam Hollinghurst como provável vencedor, apesar de se admitir que a lista deste ano era especialmente “imprevisível” quanto a quem seria premiado.

Criado em 1968, o Man Booker Prize é um dos mais importantes prêmios literários atribuídos anualmente. São elegíveis obras de romance e ficção redigidas em língua inglesa por autores vivos que sejam cidadãos de um país membro da Commonwealth ou da República da Irlanda, Paquistão ou África do Sul.

O vencedor deste ano será anunciado em 18 de outubro.

Via | Man Booker Prize

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar