26 de setembro de 2011

Burlesque: Christina Aguilera como sempre gostaria de ver

Burlesque New PosterFiquei sabendo da produção de Burlesque pouco depois que Christina Aguilera anunciou que lançaria – após quatro anos – um novo álbum de estúdio, o Bionic. Sempre fui fã de Aguilera, principalmente em comparação a Britney Spears, pelas razões claras de que a primeira realmente canta, enquanto a outra não passa de uma fantoche. Tá, sei que a segunda vende muito mais, e que é um dos principais nomes da história da música pop, mas isto não muda o fato de que é péssima cantora.

Burlesque conta a história de Ali (Christina Aguilera), uma jovem que mora numa pequena cidade do interior e sonha em ser uma cantora de sucesso, mas sente que, se permanecer trabalhando no pequeno bar da pequena cidade nada em sua vida acontecerá, e ela ficará lá, parada, vendo-a passar. Decide então ir para Los Angeles, e, após algumas tentativas frustradas de arrumar emprego como cantora, ela se depara com o Burlesque Lounge, e decide entrar.

Cher Burlesque

Tess (Cher) é a proprietária do Burlesque Lounge, um estabelecimento onde as dançarinas apresentam números burlescos, que, segundo a Wikipédia é “um tipo de apresentação teatral que consiste em uma paródia ou sátira (que muitas vezes implica uma apresentação de strip-tease), que remonta aos anos 1600 e que pode misturar vários tipos de disciplinas (teatro, circo, ballet, pantomina, entre outros) . É um descendente da Commedia dell'arte, tendo por isso uma grande componente de comicidade”; mas em sua maioria não cantam, apenas dublam. Ali se apaixona pelo lugar e, mesmo não conseguindo de cara o emprego decide fiar como garçonete, e se aprofunda na cultura burlesca, com todos os seus gestos, sensualidade ímpar e plumas.

Burlesque1

Bom, é preciso dizer que o Burlesque Lounge está falindo e prestes a fechar as portas, já que Tess não aceita vendê-lo, então uma solução rápida tem de ser encontrada, mas ninguém imagina que solução possa ser esta – mas nós já sabemos, não e? No meio de tudo ainda temos o carinha simpático que vai se apaixonar por Ali, a dançarina invejosa, e a dificuldade de Ali conquistar seu espaço e  tornar-se a número 1 do lugar – inclusive cantando.

Falando em música, este é um musical, oras, aqui vemos o tamanho da besteira que foi Aguilera lançar Bionic. O álbum não tem um estilo que case com a imagem dela, e por mais que eu goste de Not Myself Tonight e Elastic Love – eleita pela Billboard uma das melhores músicas do ano –, isso não faz com que deixe de ser um disco fraco, de vendas ainda mais fracas. Segundo porque foi um choque: depois de Back to Basics, grande sucesso mesmo sendo um álbum duplo, ninguém esperava que Aguilera se voltasse para o “pop de pista”, todos queriam algo parecido a “BtB”, mais “diva”, mais vocal que dançante, enfim, não colou. Mesmo tendo lançado You Lost Me como single, provando que a voz ainda estava ali, a recepção não foi a esperada. Se tivesse optado por seguir uma linha mais próxima de “BtB” certamente teria se saído melhor. Mas há boas notícias no horizonte: a cantora disse estar trabalhando em seu próximo álbum, e que ele será mais intimista. Assim espero.

Burlesqueburlesque 3

No filme, Bound to You mostra toda a capacidade de Aguilera, e ela não decepciona nem nas caras e bocas enquanto faz o playback, o que, de forma alguma, te faz duvidar que ela cantaria da mesma forma ao vivo, pois ela já provou do que é capaz. Confesso que é um pouco estranho ouví-la cantar coisas como “I found a man I can trust/And boy I believe in us”, para, na cena seguinte, ela descobrir que o cara a enganou, rs. É  a vida. Mas o destaque fica mesmo para Cher, cantora e atriz mais competente que Aguilera, que tem a melhor performance no filme cantando You Haven’t Seen the Last of Me, que por tabela é a melhor música do filme, tendo, inclusive, levado o Globo de Ouro de Canção Original.

Finalmente, o filme é bem melhor nas partes dos musicais – mas é assim que musicais tem que ser, não? – do que na construção da história, que é previsível e mesmo surrada. Mas Aguilera e Cher salvam a noite com suas performances, e fazem valer bem mais que os US$20 de ingresso para entrar no Burlesque Lounge.

Burlesque (Burlesque – EUA, 2010) Roteiro de Steven Antin e Diablo Cody. Direção de  Steven Antin. Estúdio De Line Pictures.

{C+}

10 comentários:

  1. Pelo fato de ser um musical, eu já estava doida par assistir. Agora, estou mais. Vou ver logo que puder.

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    O filme é bem melhor do que se esperava - pesoalmente achava que seria meio bagaceira, mas mesmo assim estava curioso para ver.

    Vale a pena ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse filme, Christina é melhor cantando que atuando, mas a Cher é diva, amo essa drag-mulher

    ResponderExcluir
  4. Haha, adorei o "drag-mulher". Ela é bem isso mesmo ;)

    ResponderExcluir
  5. Ok! Muito obrigada! Estou te seguindo no google conects também. Se puder me segue! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa para ver essa filme, mesmo você tendo falado que a melhor parte são os musicais, por o filme ser um musical...rsrsr...amo musicais....espero poder conferir em breve....beijokas elis

    ResponderExcluir
  7. Elis, se puder não perca a chance :P o filme é muito bom, principalmente se comparado com as espevtativas, que não era tão boas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Desnecessário o comentário sobre a Britney!
    As pessoas só sabem comparar!
    Cada uma tem o seu espaço e as duas merecem créditos pois cresceram juntas, ficaram famosas juntas e se estão na midia até agora é porque merecem. e já que é pra vacalhar, Adele é gorda e tem bom vocal live, ok ela pode! Britney tem super corpo e não tem potência vocal live, okay ela PODE tbm. ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu amo esse filme demais, posso ver todo dia que não me canso! Aguilera realmente tá incrível, mas e a Cher gente? Perfeição, em um timbre.
    Gosto demaaaaaais mesmo, tá de parabéns, curti muito a maneira como você retratou o filme :)

    Beijos!
    Ah, tem promoção com sorteio de três livros lá no meu blog, se quiser participar será muito bem vindo! :)

    Beijos!
    Carol,
    http://caia-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar