14 de setembro de 2011

Como eu leio

Não faz muito tempo que respondi a um meme semelhante, que vi no A Magia Real, mas como é em comemoração dos 6 anos do Fio de Ariadne, da querida Vanessa, nada mais justo que atender ao chamado – e, no final das contas, não trata-se do mesmo meme – pois foi através do Fio de Ariadne e suas blogagens coletivas, que sempre movimentaram positivamente a blogosfera, que conheci a grande maioria dos blogs amigos que leio hoje, e, em contrapartida, que grande parte dos que ainda hoje me leem tomaram conhecimento da minha “existência blogueira”, naquele tempo através do Gule Anda, meu primeiro blog.

Mas, partindo para o meme, a Vanessa quer saber:

Como você lê? Sim, como.? Prefere ler antes de dormir ou carrega livro para onde quer que vá? Lê em ônibus lotado ou precisa de paz? Usa marcador de página, marca com a orelha ou fecha sem marcar e depois esquece onde estava,  igual a esta que vos escreve? Lê no parque, no restaurante, na sala de espera do dentista? Poste a resposta com uma imagem do que você está lendo agora. Pode aproveitar e dividir um pequeno trecho que a gente não vai reclamar. Topa?

a pergunta é até longa, mas para quem realmente curte ler é bastante simples ;)

Vamos por partes. Sou extremamente neurótico com os livros que leio: orelhas, manchas, vincos, tudo em uma página pode atrair minha atenção, e às vezes até dá uma pontada no peito. É sério, dramático, eu sei, mas sério. Por isso penso 32 vezes antes de emprestar meus livros para alguém, e também por isso não costumo sair com eles na mochila.

Para o ato de ler tenho mais neuras: leio sempre no final da tarde, sol quase se pondo, sentado em uma cadeira de costas para ele, de modo que aproveite por mais tempo sua luz, e com as pernas descansadas em outra cadeira. Isso raramente muda, mas se deve ao fato de neste horário estar quase sempre sozinho em casa, então o silêncio é quase completo – quando a vizinhança colabora – e nada me distrai. Quando chove ou está muito frio não há solução, acabo tendo de ler dentro de casa, mas em qualquer cômodo que não meu quarto: lá sempre durmo enquanto leio, e, caso tenha alguém em casa, um simples riso desperta minha curiosidade e tenho de saber qual o assunto. Confesso que tenho problemas para me concentrar.

Também por isso não consigo ler em ônibus, ou em qualquer outro local público: qualquer barulho ou movimento me distrai, como se eu estivesse sempre alerta, então pouco aproveito da leitura. Já tentei ler no trabalho, nos momentos em que ficava ocioso e não aparecia ninguém, mas era só por a mão no livro e alguém chegar ou o telefone tocar. Acabei desistindo.

Porém, mesmo tendo problemas com “foco”,  às vezes leio mais de um livro por vez. Esses dias, por exemplo, estava lendo Encontro com Rama, do Arthur C. Clarke, e relendo Réquiem em Los Angeles, do Robert Crais. Terminei o primeiro e comecei Lua Nova, da Stephenie Meyer; terminei o segundo e comecei Ganhando Meu Pão, do Górki. Assim que terminar Ganhando Meu Pão estou pensando em começar A Revolta de Atlas, da Ayn Rand, mas este é um livro que merece dedicação especial, então acho que vou esperar terminar com os vampiros também para começá-lo. E o caldeirão de autores tão distintos se explica: leio de tudo, não tenho preconceitos, apesar de fugir dos livros de auto-ajuda.

E sabem que nunca usei marcadores? Sempre tento parar de ler ao final de um capítulo, assim não me perco quando vou recomeçar, mas, se não der, anoto em um bloco a página onde parei – sou adepto das anotações, então sempre os tenho à mão.

Réquiem

E, confesso, já chorei lendo romance policial, mas foi por puro mérito de Robert Crais, e o autodeclarado melhor detetive do mundo, Elvis Cole. Lá pelo final do livro Réquiem em Los Angeles, Cole pensa consigo mesmo:

Éramos diferentes agora. O mundo mudara.

Cogitei se nossas vidas seriam as mesmas, ou tão boas, e se éramos menos do que tínhamos sido.

Cole é um filho da mãe convencido, mas a gente sempre acaba se apaixonando por eles mesmo…

Acho que é isso. Ler é uma coisa para mim tão natural que não pensei que teria tanto a dizer – talvez até tenha falado demais, rs, mas faz parte da brincadeira. O convite está aberto, e quem quiser compartilhar como lê, dê uma passada no Fio de Ariadne e veja como funciona.

E mais uma vez, deixo meus parabéns à Vanessa, pelos seis anos de “Fio de Ariadne”. O melhor de tudo é que a festa é nossa.

20 comentários:

  1. Luciano, obrigada pelo post, obrigada pela participação e obrigada pela dica. Melhor detetive do mundo é autodeclarado tipo Poirot?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Foi muito bom participar. Então, Cole é uma figura, convencido que só ele, mas ao mesmo tempo tem uma percepção genial sobre a vida ao seu redor, acho que por isso ele se ache o melhor detetive do mundo. De minha parte já é um de meus preferidos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano adorei passar por aqui e ler seu texto. Ler é um ato pessoal mesmo. Cada um tem seu estilo próprio e falar dele é muito bom pois faz com que possamos conhecer melhor a pessoa através de seus hábitos de leitura. Adorei a dica e vou postar no meu blog também. Apesar da correria daqui do colégio onde trabalho (essa semana é a semana da feira do livro)vou tentar escrever um pouco sobre meus hábitos em meu blog. Depois dá uma passada por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Roseli,

    Concordo, ficamos conhecendo um pouco mais quem escreve, dividindo a experiência, até nos aproximamos mais em diversos aspectos. Bacana trabalhar em biblioteca e escola, eu gostaria, se tivesse a oportunidade.

    Boa sorte com a feira do livro ;)

    ResponderExcluir
  5. Pois é,Luciano. Quem gosta de ler, gosta de mil maneiras. Cada um de seu jeito. Concentração não é meu fraco. Peco, com certeza, no não apego. Por mais que ame o livro, sinto prazer em emprestar, doar. Depois que o saboreio, desejo que outros o façam. Daí talvez, erre em não preservá-los. Mas, cada um, cada um, não é? Reparei que quem gosta de ler, gosta com a alma...compartilho seu amor pela leitura. Prazer em conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari,

    Ah, o desapêgo é uma dádiva. Ando exercitando o meu no Bookcrossing blogueiro, e sabe que é muito bom? Mas cada um lê do seu jeitinho mesmo, com suas manias e rituais. O importante é o amor em comum pelos livros.

    Grande abraço, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Como você tenho dificuldades de focar a leitura com algazarra por perto. Se estou muito interessada na leitura, chego a ficar irritada! Gosto de ler no meu quarto, lugar onde sei não terei interferências.
    Não faço anotações em livros, porque na maioria das vezes ele vai para a doação - uso marcador, mas sempre guardo a página - porque foram várias as vezes que desmarcaram meus livros. Mas tenho a péssima mania de colocar meu nome nas páginas iniciais e a data em que iniciei a leitura.
    Não sabia que o meme era comemorativo! Bom saber!! Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano!
    Teu blog está cada dia mais especial, adoro a diversidade de textos que rolam por aqui, foi muito legal ler sobre a forma como tu lês. Adorei os questionamentos de Vanessa, muito pertinentes para mim que adoro conhecer mais sobre os hábitos de leitura das pessoas.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  9. Luma, ler com barulho não dá, mas, em contrapartida, ler no quarto me deixa sonolento, vai entender. Estou querendo começar a usar marcadores - um amigo insiste em me dizer que deixa a leitura mais profissional, rs. E pois é, o meme é em comemoração aos 6 anos do "Fio" ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Luciano,
    eu sou bem ao contrário de você, rs Leio em qualquer lugar, se pego um ônibus e vou ficar mais de 15 minutos nele já ponho um livro na bolsa. Não tenho problema de concentração acho que por desvio profissional, antes do computador uma redação de imprensa era um barulho infernal.
    Também sou uma leitora eclética, ler é bom!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Mi,

    As questões, para quem lê, foram muito bem elaboradas, pois faz com que cada um que a responda olhe para a forma como lê, e a divida com seus leitores. Obrigado pelas palavras ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jussara,

    Ah, eu te invejo! Gostaria de conseguir ler em qualquer lugar, mas não dá. Já tentei, mas não dá certo, sempre me perco. Eu gosto de ler de tudo, sempre se aproveita um pouco de cada nova leitura.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Luciano, estou retribuindo a visita! Um abraco!

    Isabella

    ResponderExcluir
  14. eu leio no ônibus da Universidade...é muuuito tranquilo..as pessoas passaram o dia trabalhando e vão dormindo...mas eu vou lendo!!!! paz total!!!!


    Bom dia! Bom domingo!! Acesse ao blog para conhecer o resultado! Hoje é dia de sorteio!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Marli, ah, se fica todo o mundo quietinho, então tem mais que aproveitar mesmo, rs.

    Beijo e bom domingo ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luciano! Não sei como você consegue ler tantos livros ao mesmo tempo!!! Eu ficaria maluca!! Também não gosto de emprestar meu livros, há um tempo fazia isso, mas muitos se perderam. E quem ama livros como nós sabe como é ruim perdê-los, né!!
    Ainda não conheço Elvis Cole, mas acho quase impossível ele ser melhor que Hercule Poirot! rsrs

    @joelmaalves

    ^^

    ResponderExcluir
  17. Olá Joelma,

    Lendo mais de um livro por vez me distraio mais, é bacana ;) Então, Cole pode não ser tão brilhante quanto Poirot, mas é mais bem humorado, e pensa sobre a vida de uma forma bastante espoecial ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as respostas...rsrsr...mas eu empresto para certas pessoas meus livros sim, e quase morro se voltam com algum problema...kkkk...e pra mim o dificil é distrair da leitura, porque posso ler em qualquer lugar quando a leitura é boa que não me distraiu nem se contarem a melhor piada...rsrsr...beijoaks elis

    ResponderExcluir
  19. Olá Elis ;)

    Ah, não gosto de emprestar não, dá um aperto daqueles, rsrs. Eu gostaria de conseguir ler em qualquer lugar, seria tão mais produtivo, mas não dá...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, querida
    Ler nos traz só benefícios, além do cultural...
    Bjm de paz e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar