2 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês Dia 02: Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo que lerá?

bannermemeliterario2011postsA segunda pergunta do Meme Literário de Um Mês pede que que se fale um pouco do último livro que lemos, e também do próximo que vamos ler. Com as repostas dá para perceber a mescla de estilos que reina em minha estante, já que li Clarke, estou lendo Górki, e passarei para Rand. Aí estão 3 escritores bem distintos ;) com uma única coisa em comum: são grandes mestres, cada qual em seu estilo. Vamos aos livros:

O último livro que foi minha estreia lendo um dos maiores nomes da ficção científica mundial: Arthur C. Clarke. pai do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, imortalizado nos cinemas por Stanley Kubrick. Comecei por Encontro com Rama, primeiro livro da quadrilogia Rama, que mostrou-se bastante interessante, com suas descrições detalhadas de um estranho – e maravilhoso – mundo cilíndrico, que pode ser a primeira evidência encontrada de vida inteligente fora do Sistema Solar, e também o primeiro contato com ela. Talvez o segundo volume, quando lê-lo, faça minha trinca preferida da ficção científica (Bradbury-Asimov-Aldiss) tornar-se uma quadra, já estava pensando em fazer isso, nada mais justo, mas até agora o principal “candidato” era Murilo Rubião, um dos melhores escritores brasileiros, que todos deveriam ler. A disputa será interessante. Já resenhei Encontro com Rama.

a-revolta-de-atlas-ayn-randO próximo livro que vou ler será A Revolta de Atlas - Volume 01, de Ayn Rand. Estou muito ansioso para começar a leitura e conhecer John Galt, basicamente por dois motivos: ele é considerado pela Biblioteca do Congresso Americano o livro mais influente dos EUA, excluindo-se a Bíblia; e é meu reencontro com Rand, de quem já li The Fountainhead-A Nascente, quando era bem moleque, então não sei se estava capacitado para absorvê-lo de forma adequada, por isso pretendo relê-lo algum dia. É muito bom fazer isso. No ano passado reli Martin Éden, de London, uns bons anos depois da primeira leitura, e consegui aproveitar muito mais do livro. Espero que o mesmo aconteça com Rand. Ah, Rand pede dedicação, e bons momentos de reflexão, mas a leitura não é nem um pouco morosa por isso.

+ do Meme Literário de Um Mês

  1. Que livro você está lendo?

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. A lista completa dos participantes do segundo dia pode ser vista aqui.

6 comentários:

  1. Luciano , achei essa proposta de meme muito boa. O problema é que eu não tenho como cumprir porque faltará tempo para cumprir minha pauta no Fio. Mas vou acompanhar suas respostas até o final por aqui.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Também fiquei um pouco preocupado com isso, gosto de publicar, no máximo, três posts por semana, mas resolvi aderir. Se preciso postarei duas vezes ao dia - meme + algum post de urgência. Veremos como vai funcionar.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano,
    Apesar de ser corrido também estou gostando dessa brincadeira. Ainda não li nenhum desses livros que você falou. Aí bate uma ansiedade absurda: Meu Deus! Ainda tem tantos livros que não li! Sei que é humanamente impossível ler tudo mas vamos fazendo o que dá. Já postei os dias de ontem e de hoje no meu blog. Dá uma passada por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Roseli,

    O melhor é nem pensar nisso, rsrs, fica mais fácil. Corri lá para ver seu post.

    Beijus.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Luciano, temos gostos bem diferentes as vezes...rsrsr...desses que leu e que vai ler, infelizmente se os visse não me interessaria em ler, de repente não é um momento para esse tipo de leitura, quem sabe mais pra frente eu me interesse...\o/...beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Elis,

    Acontece, rsrs. É por isso que literatura é tão interessante, são tantas opções que todos que se proporem a ler encontrarão um gênero que lhe agrade.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar