3 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês Dia 03: Você lê resenhas de livros?

bannermemeliterario2011postsResenhas são o que mais me interessam em blogs literários, pois, além de serem uma produção original do blogueiro, são uma boa vitrine, e você pode tanto conhecer um novo autor como avaliar se o interesse do blogueiro por determinado escritor é compatível com o seu. Elas acabam me influenciando em partes: não desisto de comprar algo devido a uma resenha negativa; mas costumo adicionar alguns títulos em minha lista de desejos após ter lido uma positiva em algum blog.

E, já que estamos nesta esfera de resenha positiva/negativa, está cada vez mais difícil ler uma resenha negativa, e me faz considerar duas coisas: ou os blogueiros não escrevem sobre o que não gostam – o que é ruim, o leitor sempre tem o direito de conhecer uma opinião, por mais negativa que ela seja; ou, e quero crer que seja um ato involuntário, mas mesmo assim me deixa a pensar, sistemas de parceiras com editoras tendem a “positivar” sua opiniões. Acontece. Se não estou redondamente enganado, nunca li uma resenha negativa de um livro ofertado por editora parceira.

Voltando ao meme, resenhas não me fazem mudar totalmente o que penso acerca de um livro, mas pode acontecer de uma te mostrar um aspecto que ainda não tinha considerado sobre o livro, e expandir seus horizontes. Mas também podem te colocar em ciladas. Após ler algumas resenhas sobre a série Percy Jackson, elevei minhas expectativas a níveis estratosféricos, comprei os quatro primeiros livros da série e acabei lendo apenas um: não é um livro ruim, mas me pareceu um Harry Potter greco-americano, e meu interesse diminuiu bastante.

+ do Meme Literário de Um Mês

  1. Que livro você está lendo?
  2. Qual o último livro que você leu e qual é o próximo que você lerá?

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

11 comentários:

  1. Luciano, eu gosto de ler resenhas mas acho que tem acontecido mesmo uma contaminação de opiniões por conta das parcerias com editoras. Soube de casos de blogueiros que foram retirados da lista de parcerias de editoras por escreverem resenhas negativas sobre os livros.
    É engraçado por que eu mesma não costumo colocar resenhas negativas no blog, escrevo sobre os livros bons porque após a leitura, os ruins simplesmente são esquecidos por mim. Outro dia acabei postando uma resenha bem crítica sobre um livro e ela gerou uma boa repercussão. Recebi comentários e emails de gente dizendo que tinha o livro em casa ou que queria muito lendo mas tinha mudado do ideia por causa do meu post. Doido, né? Eu sou uma fanática por livros, acho que tudo o que te interessa deve ser lido. Se é bom ou não , vai dar pra saber lendo, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, é bem por aí. É triste esta história sobre parcerias, não se compra um opinião com livros. Quanto as resenhas negativas - ou ao não postá-las - acho que é perfeitamente justificável, até normal, por mais que eu gostaria de lê-las ;) - uma vez que normalmente somos mais motivados a escrever sobre aquilo que gostamos, que nos movem positivamente ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano é por essas e por outras que não me associo a nenhuma editora. Já tive uma experiência no passado no qual participei de uma divulgação de livro. O trato era divulgar, eu ganhava um livro e a editora daria um para um dos leitores de meu blog através de um sorteio que faria. Fiz o sorteio, escrevi a resenha do livro pois li e gostei muito e no final, depois de quase dois meses, eu tive de arcar com as despesas do livro e do correio para mandar para o leitor ganhador.Afinal, ele não tinha culpa. Entrei em contato com a editora e ela nem se manifestou. Nem um muito obrigada. A partir disso nunca mais me filiei a nenhuma editora. Prefiro a minha liberdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi! Olha eu não escrevo muito sobre os livros que não gosto, e nem sei porque. O que eu faço é dar uma nota baixa no Skoob e só. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Crys,

    Mesmo caso que respondi para a Vanesa, somos mais motivados a escrever sobre o que gostamos, é natural, mas qualificar no Skoob já está de bom tamanho, pois os outros usuários terão a nota por base.

    Beijus.

    ResponderExcluir
  6. Quem quer perder tempo com livro ruim, se esse tempo pode ser ocupado com um livro bom? Tem quem pare de ler o livro, mas existem aqueles que insistentemente leem até o final; só porque leu em algum lugar que o livro é bom - daí, tendo oportunidade, lasca em qualquer canto sua contrariedade e que seja em um blogue!
    As editoras não querem negativos na qualificação e se contratam pessoas para fazerem resenhas, querem que o livro seja bem apresentado. É por essas e outras que evito os publieditoriais e confio mais nos blogues não atrelados as editoras.
    Ainda estou lendo "Slow Reading" - viajei e lá não me sobrou tempo para leitura. O próximo será "Cada dia mais perto", de Irvin D. Yalom.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Oi Luciano!!
    Expressei uma opinião bem parecida no dia de hoje, realmente é difícil encontrar um blog cujo conteúdo inspire confiança, os textos e artigos parecem padronizados. Esses tempos fiz uma limpa no meu leitor de feeds e restaram poucos blogs literários.
    Eu resenho os livros que não gosto, menos do que antes, tenho priorizado os livros que gostei muito na hora de escrever, aqui vou evocar Nick Hornby que diz que não devemos perder tempo falando daquilo que não gostamos, mas realmente pensando por este viés que tu falastes chega a ser um deserviço para com os leitores do blog.
    Estou adorando tua participação, cada dia mais gosto da tua escrita :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  8. Luma,

    Seus argumentos me convenceram, rsrs. Pra que ler um ruim se há tantos bons...pois é, o negócio é que fico pensando: uma hora melhora, mas muitas vezes essa "hora" fica só na expectativa. E parcerias são complicadas mesmo, eu me senti atraído pela oportunidade, mas recuperei minha sã consciência, e minha alma :P a tempo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Mi,

    É estranho mesmo, as resenhas são sempre positivas e você fica pensando: será? Olha, gostei da frase do Hornby, pra que perder tempo? Mas fico tentado a falar mesmo quando é ruim, maldade minha, talvez :P mas acabo falando.

    Grande abraço :D

    ResponderExcluir
  10. Realmente há blogueiros que mesmo que não gostem do livro deixam a resenha positiva sobre o livro por causa das parcerias, eu sou contra isso, se o livro não é bom eu acho que devemos dizer claro sem ofender quais os pontos negativos, eu mesma quando não aprecio digo que achei demorado em demasia em tal parte ou ficou arrastada em certos momentos, ou digo que a leitura não é pra qualquer um quando sei que a leitura agrada a poucas pessoas...kkkk...mas ai chegamos num ponto interessante o gosto de cada um, as vezes o que me agrada muito não agrade há outras pessoas, ai o problema de muitas resenhas positivas e poucas negativas... o que nos faz comprar o livro para ter nossa própria impressão..bem gsotos, cores e amores não se discutem....kkkk...beijokas elis

    ResponderExcluir
  11. Elis, o pensamento é justamente esse: quando sinceros, gostos, cores e amores não se discutem. Ficamos na torcida, e humildemente crentes, que são, na maioria das vezes, sinceros.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar