4 de outubro de 2011

Meme Literário de Um Mês Dia 04: Onde você gosta de ler?

bannermemeliterario2011postsFoi “quase ontem” que falei sobre minhas preferências de leitura, no Meme Literário "Como eu Leio", proposto pela Vanessa, em comemoração dos seis anos do Fio de Ariadne. Agora, a pergunta para o quarto dia do Meme Literário de Um Mês é “Onde você gosta de Ler”. Para não ter de repetir a ladainha toda – e desfiar aqui novamente toda uma série de neuras que tenho em meu “ritual” de leitura, segue um trecho que responde mais pontualmente a esta pergunta dO Meme de Um Mês:

Para o ato de ler tenho mais neuras: leio sempre no final da tarde, [na varanda da minha casa,] sol quase se pondo, sentado em uma cadeira de costas para ele, de modo que aproveite por mais tempo sua luz, e com as pernas descansadas em outra cadeira. Isso raramente muda, mas se deve ao fato de neste horário estar quase sempre sozinho em casa, então o silêncio é quase completo – quando a vizinhança colabora – e nada me distrai. Quando chove ou está muito frio não há solução, acabo tendo de ler dentro de casa, mas em qualquer cômodo que não meu quarto: lá sempre durmo enquanto leio, e, caso tenha alguém em casa, um simples riso desperta minha curiosidade e tenho de saber qual o assunto. Confesso que tenho problemas para me concentrar.

Mas a pergunta dO Meme trás um complemento interessante: “O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?” Respondo com um sonoro “sim”. Me sinto à vontade onde leio, e consigo me concentrar completamente na leitura, aproveitando-a ao máximo. Não conheço lugar melhor :)

É isso.

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

8 comentários:

  1. Me mudei faz alguns meses, e ainda não tenho um "cantinho da leitura" na nova casa. Ao invés disso, vou até um café ou praça. Acho que com isso te entendo quando vc diz que o lugar onde se lê é o melhor lugar pra ler...

    ResponderExcluir
  2. auslaender,

    Deve ser porque é tudo novo ainda, mas logo terá seu preferido ;) eu também meio que me perco em mudanças, sorte a minha que a última vez que mudamos de casa eu tinha 5 anos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Eu leio em qualquer lugar. Quando vou para a aula, nos intervalos dela, na volta para casa, no intervalo da série de TV, entre outras coisas. Leio bastante na cama e quando me canso vou para o sofá. Também tenho problema de concentração. Você não é a última. :)
    Adorei a resposta!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina,

    Ah, sorte a sua. Eu não consigo ler em todo lugar, tenho que me preparar, me concentrar, aí a leitura flui, caso contrário...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tem vezes que isso acontece comigo. Quando o lugar é muito barulhento, consigo ler, mas não com total concentração.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina, não dá, não consigo. A conversa do vizinho fica parecendo bem mais interessante ;P Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Essa resposta eu já tinha lido...realmente o melhor lugar é aonde você se sinta confortável...\o/...beijokas elis

    ResponderExcluir
  8. Com certeza Elis, assim podemos viajar a vontade na leitura.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar