14 de outubro de 2011

O Meme Literário de Um Mês Dia 14: Se pudesse fazer uma pergunta a seu escritor favorito, qual seria?

agatha cristie 3

Esta é, sem dúvida, a pergunta mais difícil do meme. O que perguntar ao seu autor preferido? Primeiro tenho que delimitar quem é meu escritor favorito, o que já não é tarefa fácil, mas lembrando de todo o tempo que já passei com Agatha Christie, só este ano foram três livros, creio que destinaria a pergunta a ela.

Mesmo sabendo das razões que a levaram a fazê-lo, uma vez ela disse que preferia matá-lo do que “vê-lo” protagonizando aventuras escritas por um outro qualquer, perguntaria a Rainha do Crime se matar Poirot foi seu assassinato mais difícil.

Pergunta cliché, eu sei, mas perguntas para escritores são assim.

Também gostaria de perguntar a Bram Stoker e Douglas Adams o que acham desta história de lançarem novos livros como sequências de seus clássicos. Eu não gosto da ideia. Concordo com o que foi escrito aqui, pela Dy Rocha.

 

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

12 comentários:

  1. Muito legal, tb fiz uma pergunta para a Agatha a grande dama é realmente imbatível rs.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta clichê, mas bem válida. Minha pergunta seria dirigida ao Dostô, claro, mas ainda cogito qual seria. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Será que esse seria o único jeito de proteger sua criação?!
    Será que os autores, daqui um tempo, se verão obrigados a matar seus personagens para evitar esse tipo coisa?!
    OO"

    Abraços, e muito obrigada pela divulgação do post Luciano. >.<

    ResponderExcluir
  4. nesse ponto ela se saiu bem, tendo previsto as consequências. O último livro foi escrito na época da guerra e mantido em um cofre até que ela autorizasse sua publicação, o que fez no fim da vida. Pelo menos ela não teve de ressuscitá-lo pela pressão popular e dos editores, como fez Conan Doyle...
    Apesar de já saber o grande spoiler, ainda não li Cai o Pano, mas quero fazê-lo logo... :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Márcia, estou indo lá dar uma olhada. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Jorge, o problema é justamente o quê perguntar. Se escolhesse um russo, seria Górki ;) ando bem animado com minha atual leitura.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Dy, são tempos estranhos, rsrs, muito pouco se cria atualmente. Se fosse eu um autor, usaria deste expediente. Penso como Agatha: antes meu personagem morto que um aproveitador lucrando em cima dele.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristine, pois é, Conan Doyle sentiu seu ego ser "cutucado" e matou Holmes, pena que não conseguiu resistir às pressões e teve de voltar atrás.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Em qual livro Holmes é morto, e quando volta?!
    Sei que Jô Soares fez uma especie parodia com o personagem no livro xatô alguma coisa.

    ResponderExcluir
  10. Dy, não sei ao certo, acredito que foi em um conto. Doyle escreveu pra mãe dele uma vez, dizendo: "Acho que vou assassinar Holmes… e lhe dar fim de uma vez por todas. Ele priva minha mente de coisas melhores.", mas quando o fez o público reagiu de tal forma que teve de ressuscitá-lo. Se não me engano, alegou em uma outrahistória que fora um sonho, ou algo parecido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não cheguei nesse volume,onde ela mata o Poirot...=/...nossa deve ter sido dificil pra ela....bem eu vou ler O Inimigo Secreto assim que conseguir, saudade da rainha do crime...\o/...adorei a resposta do meme...beijokas elis!!

    ResponderExcluir
  12. Elis, sabe que ambém já ando com saudades? Quem sabe até o fim do ano não leio mais algum dela.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar