31 de outubro de 2011

O Meme Literário de Um Mês Dia 31: Qual o livro você leu esse ano que mais gostou?

imageAté agora foram dois, e não consigo escolher entre eles, pois são de gêneros diferentes. O primeiro é O Cair da Noite, escrito pelo grande Isaac Asimov, juntamente com Robert Silvenberg. O livro se passa em Kalgashi, um planeta iluminado por seis sóis onde nunca é noite. Acontece que um astrônomo prevê um evento raro no qual, em um dia a cada 2 mil anos, a noite finalmente cai, e a partir daí tem de lutar para preparar a população, que certamente entrará em pânico ao se verem privadas da luz dos seis sóis. O livro trata de arqueologia, astronomia e religião sem que tencione ser uma enciclopédia, e confronta a todo momento o que diz a ciência e o que crê os religiosos. É um livro delicioso, muito bem escrito – e qual de Asimov não é? – e de uma criatividade surpreendente. Vale a pena.

O outro é Ganhando Meu Pão, de Górki. Continuo maravilhado com ele, pois conseguiu deixar a Rússia ainda mais interessante. Não falarei muito dele aqui, pois vou postar uma resenha em breve.

 

O Meme Literário de Um Mês foi proposto pela Tábata, do Happy Batatinha. Visite para ver a lista completa de participantes.

Para ler minhas outras respostas, clique aqui.

5 comentários:

  1. Li o título errado e até me assustei achando que não tinha gostado de "O cair da noite". Apesar do desfecho, gostei dos questionamentos do livro. Simplesmente genial!

    ResponderExcluir
  2. Luma, pois é, o livro é mesmo excelente, mas esqueci de citar o desfecho do tipo filminho romântico de Hollywood, mas acho que vou creditar esta parte ao Silvenberg ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia e não me interessei pelo livro. :( É uma pena...
    Adorei a sua resposta, sério mesmo!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro Asimov!

    Ainda não li "O cair da Noite", mas espero lê-lo em breve.

    Comprei recentemente "Infância" e "Ganhando meu pão" em uma super promoção na Saraiva e adorei! Não conhecia o autor e me surpreendi muito. Antes de eu terminar o primeiro livro, Górki já havia se tornado um dos meus escritores favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Aléxia, também comprei Ganhando Meu Pão na promo, mas não vi o Infância :( Górki é um grande autor, não entendo como é tão desconhecido por aqui. Sem querer polemizar, acho que merece o mesmo "tratamento" oferecido a Dostoiévski, por exemplo.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar