29 de dezembro de 2011

Wishlist #1: Série “A Crônica do Matador do Rei”

imageimage

Depois que terminei de ler – pela segunda vez – à “O Senhor dos Anéis”, um vazio se formou no que diz respeito a livros de fantasia. Tentei ler “As Crônicas de Nárnia”, e, por mais que tenha gostado de “O Cavalo e Seu Menino”, a irregularidade da série me fez deixar sua leitura de lado depois de “Príncipe Caspian”, sendo que li sempre na ordem cronológica dos acontecimentos em Nárnia, e não na ordem de publicação.

Depois fiquei sabendo sobre “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que devo começar a ler em breve, mas já pesa contra o fato de alguns por aí considerarem Martin o novo Tolkien. Sinceramente, espero que ele seja um bom autor, mas duvido que seja tão bom quanto o grande mestre. Para o bem ou para o mal, saberei após a leitura.

Minhas novas esperanças se restringiam a ele quando, meio sem querer tomei conhecimento da série “A Crônica do Matador do Rei”, que tem dois títulos lançados por aqui, através da Arqueiro: “O Nome do Vento”, e “O Temor do Sábio”.

Escrita por Patrick Rothfuss, a série narra em seu primeiro livro, de acordo com os releases, a história de Kote,  “um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano – os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade – notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

No segundo, O Temor do Sábio, Kvothe é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, e obrigado a tentar a vida em outras paragens. Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos.

Nos releases do primeiro para o segundo livro, o nome do personagem mudou de Kote para Kvothe, o que é interessante, pois, ao menos no Skoob [O Nome do Vento / O Temor do Sábio], a tradução é creditada para a mesma pessoa, Vera Ribeiro. Enfim, se tal mudança realmente aconteceu nos livros com certeza me incomodará. Traduções tem de ser levadas a sério e, pensando em séries, feitas com certo planejamento.

Terminando a tempestade em copo d’água, espero ler em breve aos livros da série, que são os primeiros a aparecer aqui, na seção “Wishlist” – nossa, como sou péssimo com títulos! – onde falarei sobre determinado título que esteja querendo muito ler. Fazia isso no Delicious, mas acabei perdendo o costume, e as novas versões do Firefox não aceitam o complemento, que facilitava muito as coisas.

Enfim, não resisti ficar sem postar até o ano que vem, mas este deve ser, MESMO, o último do ano, então Feliz Ano Novo pra todo mundo ;)

12 comentários:

  1. Ah mas assim não vale fica ai criando necessidades literárias e nem fica vermelho não? Agora tô precisada dessa série hehehehehe... mais uma nessa infinidade, mas parece mesmo ser bem legal né? Vou dar uma conferida por ai :)
    Luciano que teu 2012 seja iluminado e repleto de boas leituras!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Mi, por aqui a coisa também está tensa: tanto a se ler e tão pouco tempo e dinheiro, rsrs. Mas a série me agradou, e não só pela capa, que é linda. Espero "trombar" com ela por aí.

    Grande abraço, e bom ano novo pra você também ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!
    Passei pra deixar um super abraço e desejar um 2012 com muitas alegrias,conquistas e livros, mas muitos livros mesmo pra se ler. Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Roseli, muito obrigado, pra você também ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu estou de olho nesses dois livros. Li algumas resenhas que me instigaram, e espero que você consiga lê-los logo!

    Feliz 2012!

    Um grande beijo

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu, também espero, gostei muito da atmosfera apresentada pelas sinopses.

    Beijos e feliz ano novo ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia essa Série, mas com o lançamento do Temor do Sábio a blogosfera literária ficou em polvorosa e todo mundo só fala desse livro!
    Parece ser ótimo, mas só vou ler quando todos os livros forem lançados em português.
    Eu também abandonei As Crônicas de Nárnia, e fiz isso logo depois de ler Tolkien também... Mas pretendo finalizar a leitura (um dia, rs).
    E Wishlist é um título legal, tá! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Joelma, também prefiro esperar até que a série tenha sido concluída - ou tenha um bom número de volumes lançado - para ler, assim podemos ler um atrás do outro, rsrs. Ah, bom que gostou do título, eu fiquei em dúvida ;)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade não é um erro... O personagem se chama Kvothe nos dois livros, mas possui varios nomes diferentes, entre eles Kote...

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo, sendo assim, melhor para todos né não?

    ResponderExcluir
  11. Leia as duas séries, tanto As Crônicas do Matador do Rei quanto As Crônicas de Gelo e Fogo. Os estilos dos dois escritores são completamente diferentes, mas em matéria de fantasia elas não deixam a desejar. Comparar o R. R. Martin com Tolkien é pecar pelo excesso, mas enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, já tenho as Crônicas de Gelo e Fogo, e quero muito as do Matador do Rei. Quando lê-las digo o que achei ;) E concordo com você, comparar Martin com Tolkien é pecar por excesso.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar