20 de janeiro de 2012

Wishlist #3: Joana, a Louca

joanaSinopse: Espanha, século 16. Traída pelo marido, pelo pai e pelo filho, ela ousou desafiar um império e a Igreja para ser coroada rainha. Uma história de audácia e bravura, fascinante como poucas. O livro narra a saga de uma das personagens mais fascinantes da história europeia dos séculos 15 e 16. Filha dos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, Joana é oferecida em casamento a Felipe, o Belo, sacramentando uma aliança política com os poderosos Habsburgo da Áustria. Com a morte da mãe, torna-se rainha de Castela, mas nunca reinou de fato. Joana é traída sucessivamente por aqueles que mais amou. Alijada do poder, primeiro pelo marido, Felipe, em seguida pelo pai, Fernando, e até pelo próprio filho, que se tornaria o poderoso imperador Carlos V, acaba confinada em um castelo em Tordesilhas, onde passou a maior parte de sua vida. No entanto, jamais se resignou, e não mediu esforços para resistir às traições que lhe foram impostas, lutando contra os poderosos e até contra a Igreja – o que lhe valeu o epíteto de "Louca". Em Joana, a Louca, Linda Carlino narra com leveza e precisão histórica a saga desta personagem inteligente, de personalidade forte e temperamento irascível. Sem perder o compromisso com os fatos, lança mão da ficção para recriar toda a atmosfera dos bastidores do poder na Europa da época, sempre sob o sagaz e feminino olhar de Joana.

Quem não gosta de romances históricos? O último que li – e gostei muito – foi Mundo sem fim, do Ken Follett. Não sei bem explicar as razões, mas épocas passadas ou perspectivas futuras sempre me atraem mais que o tempo presente. Existem, creio, questões psicossociais nesta afirmação, mas seria muito chato falar sobre elas. O fato é que me sinto especialmente atraído por temas relacionados a reis, rainhas e a nobreza, ainda mais se traições e jogo sujo fizerem parte do pacote.

Fiquei bastante curioso, a trama do livro é envolvente, e, pelo que pesquisei sobre a autora, Linda Carlino, o texto deve ser de qualidade, tanto literária quanto histórica. Segundo li, ela que faleceu em 2010, era professora universitária e já havia trabalhado como consultora em editoras.

O lançamento é da Editora Europa. Não conheço os livros da editora, mas, se a qualidade for semelhante às revistas da casa não há com que se preocupar, pelo contrário, já fui assinante de duas publicações que não são mais lançadas, e ainda compro uma terceira em banca, então posso assegurar que o trabalho é caprichado. O livro pode ser adquirido em pré-venda – e com desconto – aqui.

2 comentários:

  1. Sempre viajo ao ler romance histórico, acho que vo adorar esse.

    Wanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa, também me sinto assim, é como se fossêmos transportados para uma outra época ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar