23 de janeiro de 2012

11 filmes de 2011

filmesFoi muito difícil listar 11 filmes. Justamente por isso, ao invés de 11 são apenas 8. Faço isso seguindo o conselho que me foi dado pelo Jorge Leberg: não havia motivo para atrasar ainda mais a publicação desta lista – e da última, na qual listarei os 11 melhores livros que li no ano passado – então seguimos com uma lista incompleta.

Claro que durante o ano assisti a mais de 8 filmes, porém ao pensar a lista apenas estes me vieram a memória e me pareceram “importantes” o suficiente para aparecerem aqui. Os outros foram perfumaria: não me tocaram de forma que me fizesse lembrar significativamente deles depois. Acontece.

Assim, os 8 melhores filmes que assisti em 2011 foram:

1. Super 8 (Super 8 – 2011) Este fiquei doido para assistir desde que fiquei sabendo de sua produção. Tido como uma homenagem de Abrams aos filmes de Spielberg dos anos 70/80, o filme conseguiu me emocionar justamente como esperava que o fizesse. É perfeito para uma tarde, justamente por me fazer lembrar dos filmes que assistia na Sessão da Tarde quando moleque, e da atmosfera que eles possuíam. Falei dele aqui.

2. Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds – 2009) Tarantino é doente, mas no bom sentido, e se é que me entendem. Em “Bastardos” ele quase consegue se superar – meu preferido dele é Kill Bill Vol. 01 – contando uma história que, mesmo sem assumir, meio mundo ou mais queria muito que fosse verdadeira. O Coronel Landa é um personagem inesquecível, e fica logo ali, lado a lado com minha preferida, a Noiva.

3. Tokyo Godfathers (東京ゴッドファーザーズ – 2003) Dirigido pelo grande Satoshi Kon, o filme mostra a realidade de uma “família” disfuncional nas ruas de Tóquio, que se veem em meio a um verdadeiro milagre de Natal. É emocionante como as coisas vão acontecendo, e em como, tudo, mas tudo mesmo, está relacionado com alguma outra coisa, sem que no final fiquem para trás pontas soltas. Falei dele aqui.

4. Gran Torino (Gran Torino – 2008) Sou fã do Clint Eastwood. Ele dirige, atua e em algumas ocasiões ainda compõe a trilha sonora. Em Gran Torino, que somente consegui assistir neste ano, vemos ele no papel de um velho turrão e preconceituoso com um carro magnífico na garagem. O pior é que não senti raiva de seu personagem, mas pena: ninguém merece a família que ele tinha. Gosto do final, do modo como ele “acerta” algumas coisas de forma definitiva, por saber que em sua vida muitas coisas definitivas já estavam acontecendo. Mais um grande filme de Eastwood, e, diga-se de passagem, bem melhor que Invictus.

5. Bravura Indômita (True Grit – 2010). Jeff Bridges é um de meus atores favoritos, os Coen um de meus diretores (engraçado como sempre penso neles como um só) fazendo uma nova versão que já nascia tendo de aguentar as comparações com um dos filmes mais conhecidos de John Wayne. É um bom filme, mas que não tem aquele jeito dos Cohen, que tanto nos chama a atenção em Fargo. Mas, também, Fargo é um dos melhores filmes que já assisti, então as comparações ficam difíceis. Falei dele aqui.

6. Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street – 2007) Passei alguns anos querendo assisti-lo, cheguei a comprar o filme errado, o Sweeney Todd – O Barbeiro Canibal, que é até legalzinho, mas não foi dirigido por Tim Burton, não tem o Johnny Depp e a Helena Bonham Carter. Gosto muito da atmosfera do filme, a gente quase que espera o Batman sair das sombras a qualquer momento. Atuação, figurino, texto, direção, trilha sonora, cenografia, tá tudo lá casadinho, pra nossa alegria.

7. Violência Gratuita (Funny Games - 2008). Este filme é tenso, e brinca com o telespectador de forma única. Nele, dois psicopatas de aparência angelical jogam um jogo macabro e doentio com uma família em férias. Certamente você soltará três ou quatro palavrões em uma das cenas chave. Tem a Naomi Watts, e falei dele aqui.

8. Tron: O Legado (Tron: Legacy – 2010) Mais um com o Jeff Bridges. É um filme para os olhos, como diria um amigo meu. Tem efeitos incríveis, e, se não assistiu ao primeiro da série, como eu, pode não aproveitar todo o sentimento nostálgico que o filme se propôs a trazer, mas mesmo assim me fez sentir saudades dos tempos que jogava fliperama depois de sair da escola.

É isso. Na próxima semana finalmente listo os 11 livros, ficando quite com a série. Depois posso me dedicar aos novos planos de postagem que tenho pra cá. Será uma coisa gradual, mas quero testá-la logo. Até ;)

8 comentários:

  1. E eu que ainda tou devendo minha lista de 11 álbuns/bandas, que irônico, rs.

    Desses, assisti apenas a Bastardos Inglórios - também amo o Tarantino, mas o primeiro filme dele, Cães de Aluguel, ainda continua o meu favorito - e a Sweeney Todd, de outro diretor que amo, embora não com a mesma intensidade de outrora, pois parece-me que o Tim nunca voltará à sua melhor forma e fase mais original como nos anos 90. No mais, também gostei da lista. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ráh! Tenho o Cães de Aluguel, é um filme perfeito aterrorizante: como esquecer a cena da orelha? Pode ser clichê, mas Tarantino faz filmes como poucos.

      Excluir
  2. Sweeney Todd é muito bom! Eu fiquei com medo ao vê-lo. HAUAHU E Jhonny Depp arrasou mais uma vez. :) Eu amo TRON! ERu vi no cinema e fiquei facinada! E também amo muito a Olivia Wilde, que fez a Kora. :) Quero muito evr Super 8 e Bravura Indômita! E oq eu falar de Bastardos Inglórios? Perfeito! Amei esse filme e sempre revejo quando está passando. :)
    Adorei às escolhas!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Carolina, eu assisti a Tron só por causa do Jeff Bridges, e gostei do que vi. Também fiquei assim com Sweeney Todd, ele é bem cru às vezes, rsrs.

      Beijo.

      Excluir
  3. Adorei essa seleção! Alguns filmes não vi, mas Bastardos Inglórios, Sweeney Todd e Gran Torino arrasam mesmo!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, Bastardos é muito bom. Tarantino sabe fazer um grande filme ;)

      Excluir
  4. Lu,
    Desculpe a demora em aparecer, mas ando correndo....\o/...mas cá estou meu amigo....adorei o post e confesso que não vi nenhum desses filmes e nem ouvi falar deles....bem li sobre violencia gratuita aqui no blog mesmo e esse quis muito ver, mas não tem aqui na locadora que tenho ficha ainda....rsrs....beijokas elis

    Vou fazer um tour por aqui...\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, bem vinda Elis ;) Se fosse pra te indicar só um seria, certamente, Super 8. Muito bom ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar