7 de fevereiro de 2012

200 anos do nascimento de Charles Dickens

Pensando sobre, não consigo me lembrar exatamente qual foi meu primeiro Dickens, fico em dúvida se “Um Conto de Natal” ou “Oliver Twist”. Não importa. Depois, vieram “David Copperfield” e, mais recentemente, em 2010, “Um Conto de Duas Cidades”, um livro tão bem escrito que não consegui resenhá-lo – problema parecido com o que enfrento com Ganhando Meu Pão, de Górki.

Dickens era um gênio. Quem, lá no século 19, em plena era vitoriana, era capaz de vender 30 mil livros apenas no dia do lançamento? Corrigindo minha pergunta, quem, hoje, consegue atingir esta marca? Reza a lenda que a filha de Thackeray, outro grande escritor da época, uma vez perguntou a seu pai o porque de ele não escrever “como o Senhor Dickens”. Era um fenômeno em grande parte por mostrar em suas obras a realidade da época, o sofrimentos das classes mais pobres e, também, por apelar ao sentimentalismo, atingindo o leitor em seu ponto fraco, seja com a morte de um personagem querido ou com a redenção de um outro, que sofrera durante todo o livro. E ele sabia muito bem guiar o leitor pelos caminhos de uma boa história. Grande Dickens!

"A verdadeira diferença entre a construção e a criação é esta: uma coisa construída só pode ser amada depois de construída, mas uma coisa criada ama-se mesmo antes de existir."

-Charles Dickens

GE05GE03

Na Inglaterra, a BBC produziu três minisséries para comemorar a data: O Mistério de Edwin Drood, The Bleak Old Shop of Stuff e Great Expectations (imagens acima), que já foi exibida e que consegui assistir antes de a SOPA e a PIPA assolarem o mundo. A minissérie conta a história de Pip, um órfão que está sob os cuidados de Miss Havisham, que tem uma filha, Estella, por quem Pip é apaixonado, e que vê sua vida mudar repentinamente. Uma versão cinematográfica também está sendo produzida pela BBC, e terá Helena Boham Carter no papel de Miss Havisham, que na tv é interpretada por Gillian Anderson, a Agente Scully de Arquivo X, uma atuação que dá aflição de tão impecável.

dickens-2012-HP

Doodle em comemoração ao bicentenário de Charles Dickens

Por aqui, a L&PM Editores criou um Tumblr – de onde peguei emprestado a imagem que abre o post – que abriga uma promoção bacana: deve-se criar um miniconto, de tema livre, contendo a palavra duzentos e, no máximo, duzentos caracteres, excluído o título, que não é obrigatório. O regulamento completo, assim como a premiação, podem ser vistos aqui.

E vocês, o que já leram de Dickens?

11 comentários:

  1. Luciano,

    Que curioso, nesse fds fui ao sebo e comprei 2 livros do Dickens! Nem sabia que o bicentenário dele estava perto. Mas não consegui resistir a Um Conto de Duas Cidades novinho por R$ 10 e As Aventuras do Sr. Pickwick po R$ 12!
    Já li Oliver Twist e depois David Copperfield e amei muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, você encontrou "As Aventuras do Sr. Pickwick"?!? Já procurei por aqui e não encontrei. Twist e Copperfield são muito bons, tenho certeza de que gostará de "Um Conto de Duas Cidades" ;)

      Excluir
  2. Oi Luciano, ainda não naveguei nestes mares do Dickens, mas ainda há tempo. Não sei se és adepto aos selos distribuídos entre blogueiros, de qualquer forma linkei(?) seu blog no Entre as Estantes como um dos meus favoritos, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, com certeza sempre é tempo ;) Estou indo visitar seu blog. Abraços.

      Excluir
  3. Gostei demais d'A Casa desolada' (Bleak House), o meu preferido!

    Existem várias edições de 'Grandes Esperanças', até mesmo em HQ. Li uma que dividiu o livro em 3 volumes e na época comprei na Saraiva.

    Ah, o Edgar Borges foi no "Luz" contar que está participando da promoção dos 200 caracteres da L&PM Editores: 1, 2 e 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, vou pesquisar sobre "A Casa Desolada", ainda não o li, assim como me interessei pelo "Grandes Esperanças" em HQ, rs. Eu também entvei um microconto pro concurso, mas não fiquei lá muito feliz não, vamos ver no que vai dar.

      Beijos ;)

      Excluir
  4. Do Dickens já li "David Copperfield" e "Um Conto de Natal", e tenho "As Aventuras do Sr. Pickwick", este aliás um dos livros que resgatei na casa de um parente falecido que deixou alguns títulos. Mas vou me abster de comentários porque não gosto muito do autor por determinadas razões, de cunho literário mesmo. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Acho que é o primeiro que ouço dizer que não gosta de Dickens, rs, mas fazer o que né? Abração, meu amigo.

      Excluir
    2. Esse é meu jeitinho chato de ser, rs.

      Excluir
  5. Existe alguma edição completa de "David Copperfield" em português? Só encontro em inglês....Amo Dickens!!


    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, Sei que existe uma edição muito antiga, da Editora Pongetti, recomendo que a procure em sebos, já edições mais atuais eu desconheço ;)

      Abraços.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar