25 de março de 2012

Garota Replay [Resenha #044]

image

 

 

 

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Finalmente este ano estou conseguindo fazer valer uma antiga vontade: ler mais autores nacionais. Comecei muito bem com o Culpa de Mãe, da Vanessa Anacleto, do Fio de Ariadne, e depois passei pelo divertido Confissões de um turista profissional, do Kiko Nogueira. Na fila estão “O Preço de Uma Lição”, “Caso Oblíquo”, “A Ilha dos Cães”, “Metamorfose II” e “Doença e Cura”, do Fabian Balbinot, que certamente será uma de minhas próximas leituras; além de estar garimpando a internet em busca de “Contos Reunidos”, do sensacional Murilo Rubião, um franco candidato a fazer parte da minha trinca predileta de ficção cientifica, da qual falarei mais em um post futuro. Enfim, somando tudo, lerei este ano mais livros de autores nacionais do que li nos últimos cinco anos. Bom isso!

Passando ao “Garota Replay”, livro que tem um hype bacana em blogs e redes sociais, não consigo começar falando sobre sem fazer uma observação que também fiz em Vampiro Secreto: se eu fosse mais jovem teria aproveitado bem mais o livro. A história da garota rica, que está num  inferno astral, que tem um namorado sacana e um amigo tão gente boa que você até duvida que ele exista; e encontra uma cópia de si mesma andando por aí vai cativar principalmente – vejam bem, “principalmente”, e “não somente” – os mais jovens que eu.

Tammy escreve para gente, tem uma habilidade de conversar com o leitor que me impressionou desde as primeiras páginas. Não sou muito fã de livros narrados em primeira pessoa, mas ela conseguiu fazer bom uso deste tipo de narrativa, aproximando as personagens do leitor, fazendo-as, inclusive, íntimas. Sério, lendo, você tem a nítida sensação de que Thizi é sua amiga, e de que está na sua frente, contando sua história; e as muitas citações que a autora utiliza, de livros, filmes, marcas e músicas atuais só fazem com que esta sensação fique ainda mais real. Tiro o chapéu para quem consegue construir esta proximidade, utilizando-se de gostos em comum, sem que pareça forçado.

Do que me incomodou, acho que foi a reação da garota ao ver uma cópia de si. Se eu visse uma cópia de mim andando por aí teria um treco, mas eu sou exagerado por natureza, então não posso exigir que os demais também o sejam, e parte de todo o comportamento é muito bem explicado ao final do livro, onde também faz todo sentido a história da replay, que não tinha me convencido quando a autora nos dá sua primeira explicação. Ao final, vendo todos os pontos se ligarem, minhas desconfianças pareceram bobinhas.

E o livro faz jus ao hype gerado? Faz! É divertido, leve, bem humorado mesmo nas horas mais tensas. É o tipo de livro que daria para minha filha pré-adolescente, se eu tivesse uma, e, se meu filho também quisesse lê-lo, tudo bem, há lições importantes de amizade, amor e companheirismo que são muito bem aplicadas pela autora, sem que ela fique parecendo uma professora quadrada passando lição de moral. Vale cada página.

 

Garota Replay (2012) Tammy Luciano – 144 páginas, ISBN 9788581630076, Editora Novo Conceito.

{ B }

37 comentários:

  1. Luciano

    Que bom ler sua opinião sobre o livro. Imaginei isso e fico feliz que a leitura valeu cada página.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é, acima de tudo, divertido, não há como ir contra - bom, até tem, mas um pouco de boa vontade não custa nada ;)

      Excluir
  2. Boa Noite!

    Adorei a resenha!Eu ainda não li nada da Tammy Luciano, pela Sinopse a história parece ser interessante.

    Beijos
    Luciana
    Blog:Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do livro, nos termos da resenha. Um público bem mais jhoem que eu com certeza aproveitará mais de tudo.

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu sempre fui fã de literatura nacional, o problema é que sou uma deslocada no tempo, gosto muito da literatura nacional produzida no século XIX e primeira metade do XX... Só que minha afinação com o mundo dos blogs é que passei a ver o que está sendo produzido nesse inicio de século XXI. Da sua lista eu só li Culpa de Mãe da Vanessa e não desgostei, já conhecia o estilo da Vanessa por seguir o blog dela a muito tempo e ler seus contos não me surpreendeu embora tenha me feito ri bastante :) Curti sua resenha, quem sabe um dia desses eu não me pegue lendo esse livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, comigo aconteceu quase o mesmo: somente quando passei a ler blogs literários que percebi que havia uma "cena" nacional acontecendo, e muitas vezes com muito esforço do próprio autor.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. De fato, o esforço dos autores é notável quando, alguns escrevem, divulgam e são responsáveis pela venda e tudo o mais. Esse esforço deles me causa admiração. Assim como a descoberta dessa "cena nacional".

      Excluir
  4. Luciano, oieee! Obrigada pela resenha super querida falando de Garota Replay! Fico muito feliz com a maneira clara e bacana que você falou do livro, dando sua opinião, expondo pontos, repensando o livro... Vim aqui agradecer e desejar sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita nóis! Eu é quem agradeço a visita ;) Foi muito bom mesmo ler o livro, me encantei sinceramente com a froma como narra os acontecimentos, tudo muito bacana ;)

      Acho que vou até tirar um print, rsrs

      Excluir
  5. Oi Luciano!
    Passando pela primeira vez aqui no seu blog e já te seguindo!
    Gostei da resenha verdadeira e com respeito, expondo sua opinião com delicadeza, ponderando pontos. esta eu acho que é a verdadeira resenha.
    Bjos e prazer em conhece-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, acho que a gente tem que dizer se gostou ou não, ao invés de ficar colocando panos quentes; mas também não precisa esculhambar, então vou assim, de mansinho ;)

      Beijos e muito obrigado pela visita :D

      Excluir
  6. De cara (ou de capa) a gente percebe que esse livro foi escrito tendo em vista o público adolescente, não é o meu caso, mas assim como você soube apreciar a leitura eu acho que eu também iria curtir uma leitura leve e prazerosa, nem que fosse só para desestressar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, às vezes é preciso ler descompromissadamente, pelo prazer de ler mesmo. Foi assim comigo e "Garota Replay", e me dei muito bem.

      Excluir
  7. A resenha está perfeita, o livro parece ser bem legal, agora fiquei louca pra ler! bjo

    luiza_direitogv

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu ainda não tinha lido uma resenha decente desse livro e finalmente pude ter uma visão melhor dele. Estou super curiosa para ler, principalmente por essa proximidade que você disse que a Tammy exerceu no livro. Adoro leituras em que parece que sou melhor amiga da personagem principal.

    :) Adorei. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, a Tammy soube levar o livro de uma forma muito bacana, e sente-se isso durante toda sua leitura. Tenho certeza de que vai gostar ;)

      Excluir
  9. Ai agora fiquei até preocupada...rsrs...sério mesmo....li algumas resenhas desse livro e não foram de todo, muito boas, mas você vem e me faz uma resenha dessa que parece que o livro vai me encantar e só posso dizer: - Vou ler e depois nos falamos.
    kkkk...mas tenho que descordar com você sobre o elogio que fez a Confissões de um turista profissional, pois esse livro não me agradou.

    Beijokas elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, deve ser um puro caso de gosto mesmo: eu curti o "Garota Replay", na verdade gostei bem mais do que esperava ;) E o "Confissões", bem, achei ele divertido, mas não genial, me entende? rsrrss.

      Depois a gente se fala, rsrsrs.

      Excluir
  10. Bem, apesar do livro parecer que faz o gênero infanto juvenil, fiquei afim de ler, porque sempre falam muito bem da Tammy e eu nunca li nada dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, tenho certeza de que o livro lhe cairá bem. Aconteceu o mesmo comigo ;)

      Excluir
  11. Confesso q quando vi a capa do livro imaginei esse era mais um 'livrinho' para adolescente gostar de ler, mas pelo q tenho lido nas resenhas, percebi q estava enganada. Quero ler!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, também pensei isso, mas tive uma bela surpresa com o livro em mãos ;)

      Excluir
  12. Ouvi falar muito bem desse livro, o que é ótimo, principalmente por ser nacional. Tenho lido poucos livros nacionais, talvez por ter um certo receio. O ultimo que li, felizmente e surpreendeu bastante e me fez acreditar que os nacionais podem sim ser tão bons quanto os mais conhecidos internacionalmente. Taí um exemplo disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jei, também já tive certo preconcetio contra os nacionais, mas isto foi até eu ler Fogo Morto. De lá pra cá só me surpreendi, apesar de somente este ano ter tomado a firme decisão de ler mais autores daqui. Vale a pena ;)

      Excluir
  13. Curto muito histórias com lição de vida, e esse livro mostra uma garota com problemas onde precisa entender que só o amor pode dar uma reviravolta na sua vida. Quero muito ;D Então a sorte esta lançada!*

    Rafaela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, o livro tem boas lições principalmente para os mais jovens, que nem sempre entendem, ou querem entender, deste assunto. Tenho certeza de que vai gostar.

      Excluir
  14. Legal este conto, parece que rola um problema de dupla personalidade com a garota que é muito indecisa na hora de tomar decisões na sua vida. Tadeu parece ser um galinha burro que deixa o estadio do flamengo como testemunha das suas escapadas! Abrc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, ou Tadeu é um galinha burro ou um galinha cheio de si, rsrs, o que não melhora muito as coisas. Enfim, o livro explora bem esta questão ;)

      Excluir
  15. Luciano,

    Tambem tenho lido mais livros de autores nacionais ultimamente, e tem muita gente boa por ai!
    Eu tenho uma certa implicancia com livros em primeira pessoa, meio que me decepciono quando comeco a ler um assim, mas logo passa... rs
    E gosto desses livros que sinto que apreciaria ainda mais quando mais nova, me fazem voltar no tempo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joelma, também prefiro os livros narrads em terceira pessoa, mas o "Garota Replay" se saiu muito bem. Eu também me divirto com livros que me remetem à uma idade mais jovem - saudades daquele tempo - quando tudo era muito mais simples.

      Abraços.

      Excluir
  16. Parece lindu *.* A Tammy tá de parabens.

    Wanessa Souza

    ResponderExcluir
  17. Tem momentos que nós necessitamos de um livro assim né? Um pitada de diversão numa leitura leve e rápida com uma mensagem bacana *o*
    Muita vontade de conhecer Garota replay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, com certeza, às vezes precisamos ler algo apenas pelo prazer de ler ;) Este livro é excelente para estas ocasiões.

      Abraços.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar