17 de abril de 2012

Solução do “Qual é o Livro? #2”

LIVApngNa última sexta tivemos o segundo “Qual é o Livro?”, que foi descoberto ainda mais rápido que o primeiro.  Desta vez optei por propor um livro nacional de primeira grandeza, mas que nem todas as pessoas já leram, ou ao menos não é tão lembrado, o que é uma pena, pois certamente é um dos melhores nacionais que já li. Quem ainda não o fez, não sabe o que está perdendo por não conhecer o Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, protagonista de O Coronel e o Lobisomem, livro de José Cândido de Carvalho, e publicado pela primeira vez em 1964.

Agradeço mais uma vez a todos que participaram, mas quem acertou primeiro o livro foi a Gislaine Alves.

Ok, não tenho tanta certeza pois foi difícil fazer uma ligação entre as palavras, mas acho que é: O Coronel e o Lobisomem... Se não for eu não faço ideia de qual livro seja, não tá médio o desafio não, tá é difícil! rsrsrsr
E só pra constar: não é obrigatório mas sou seguidora do blog ;)

Na mosca. Explicando minhas dicas:

  • Coronel: referia-se, claro, ao Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, um de meus personagens favoritos da literatura nacional. Rico, justo, mulherengo, destemido, deveria ser o herói nacional, mas não o Ministro da Fazenda.

  • Açúcar: em determinada parte do livro, Ponciano passa a trabalhar com compra e venda de açúcar;

  • Lua: a coloquei entre as dicas para fazer uma ponte entre o Coronel e o tal lobisomem;

  • Amores: Ponciano arrebata corações, e as mães só faltam colocar-lhes as filhas no colo, em busca de bom casamento. Mas todo mulherengo encontra, em alguma fase da vida, uma mulher que saiba se aproveitar dele;

  • Briga de galo: A passagem onde Ponciano leva seu galo brigador para disputar uma rinha é uma das mais divertidas do livro. E não, não sou a favor de rinhas de qualquer tipo; e quem leu o livro bem sabe do que estou falando.

Por e-mail, a Gislaine contou como conseguiu descobrir qual era o livro:

Ah, suponho que você vai achar meio bobo a maneira que eu descobri o livro, mas fiz uso do nosso amigo Google: coloquei na barra de pesquisa: "livro que tem Coronel, Açúcar, Lua, Amores, Briga de galo" exatamente assim, já que eu não fazia ideia de qual livro podia ser mas queria ter a chance de participar!!

Por isso foi tão rápido! Taí o Google quebrando minhas pernas. Mas não acho boba a maneira como a Gislaine descobriu. Desde que  comecei a pensar sobre a brincadeira já imaginava que o Google seria uma boa fonte de consulta, pois ele “trabalha” justamente com palavras chaves. Já por isso evito nomes próprios e citações nas pistas, para tentar não ser pego pela ferramenta.

Mas se já imaginava porque desta vez não fiz nada sobre? Eu me esqueci. Da primeira vez testei pesquisando as dicas de todas as formas imagináveis, e somente as utilizei na brincadeira quando tive certeza de que não seria possível – ou ao menos fácil – descobrir o livro por lá. Desta vez não fiz isso.

Isso tira o brilho de quem acertou? Não, de forma alguma.

Apesar de a brincadeira ter sido pensada para ser uma troca de experiências de leitura, onde quem também leu o livro proposto se identificaria com as palavras dadas e o reconheceria, é normal que se use das ferramentas a disposição para se certificar disto.

Já pensando sobre, serei um pouco mais subjetivo no próximo “Qual é o Livro?”, que será publicado na próxima sexta às 9 da manhã.

9 comentários:

  1. Sim! Eu acho melhor colocar detalhes que fazem diferença no enredo, mas só quem leu mesmo o livro vai saber. E, né, não colocar palavras do título do livro, seu Luciano!

    ResponderExcluir
  2. O problema todo acho que foi você ter colocado o título do livro entre as palavras-chave... aí ficou fácil... ainda mais que tinha Lua entre as pistas... ai, se eu tivesse olhado o post meia hora antes... kkk
    Mas isso não tira o mérito da Gislaine, q foi sagaz e mandou bem!
    A brincadeira é bem bacana, na próxima vou ficar mais esperto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, exatamente. Mas já testei a próxima e deu certo, então até sexta!

      Excluir
  3. Olá,

    Nossa, eu esqueci que era hoje, porque queria muito participar. :// Acho que dessa vez eu acertava antes. UASHUAUHSHUAUHHSUA

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Não sei como realmente, haha xD

    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a Gislaine que foi rápida e certeira.
    Realmente as dicas tem que ser mais fechadas.
    Até sexta.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, terá de ser assim mesmo, ou o Google me quebra de novo. Até sexta então ;)

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar