27 de junho de 2012

Wishlist #12: Helena de Troia

Sinopse:  Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo, a disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida à paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. "Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava."

Depois de muito tempo retornei aos domínios do romance histórico com a leitura de Ramsés, e agora  quero novos títulos para ampliar meus horizontes no gênero. Já indiquei outro título aqui, Joana, a Louca que ainda não tive oportunidade de ler. Helena entra para a lista por ser uma das personagens mais fascinantes da história, estopim daquela que talvez seja a guerra mais "cantada" de todos os tempos. Nada mais justo que saber sua versão dos fatos.



Helena de Troia, Francesca Petrizzo. 208 páginas. ISBN 9788581780108 Editora Lua de Papel [Comprar no Submarino]

26 comentários:

  1. Adorei a capa desse livro...muito bonita...mas não sei o que acontece... as questões envolvidas na guerra de Tróia... uhum é uma história interessante... mas não consigo gostar dessa Helena...é uma das poucas personagens da mitologia grega que não conseguiu me cativar...leria o livro sim, mas confesso que por melhor que seja a história, leria meio sem vontade rrsr...seria apenas pra conhecer um outro ponto de vista na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, não era fácil ser mulher naquele tempo - não que o seja agora, mas nem se pode comparar - então acho que isso justifica a passividade da moça. Bom, ao menos este é o traço dela de que menos gosto e, de quebra ela também foi a reponsável, por assim dizer, pela queda de um grande reino como conheciam.

      Excluir
  2. Luciano,
    tenho uma filha chamada Helena, pergunta se eu gosto dessa história?
    Vou correndo encomendar um para mim.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!
    Não sabia desse lançamento, mas também gostei.
    Eu também gostei bastante de Ramsés, mas só li o 1º volume até hoje.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora, eu estou ansioso por conseguir encaixar o segundo livro de Ramsés em minhas leituras ;) gostei muito.

      Beijos.

      Excluir
  4. Eu também super quero esse livro. Estou lendo um livro histórico agora, mas não teve nenhum romance até agora. Estou batalhando com a narrativa do livro. Não prende.

    Abraços. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, quando a leitura não flui eu sempre começo a ler outro livro, voltando ao anterior no momento propício. Funciona, mas só às vezes. Alguns livros não tem jeito.

      Abraços.

      Excluir
  5. Diferente esse livro é bom conhecer outras obras e sair da monotonia

    Resposta do comentário no Blog

    Já li um livro de Zafón e achei incrível

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zafón! Espero poder lê-lo em breve, tenho muita curiosidade acerca de seus livros ;)

      Excluir
  6. Helena de Troia é um dos meus personagens favoritos. Minha filha vai se chamar Helena por causa dela! Também estou bastante interessada nesse livro, ótima escolha!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, este livro me colocou ante um dilema: optar por ele ou pelo Sobrevivente, do Palahniuk? Ainda não sei ;)

      Excluir
  7. Fiquei conhecendo esse livro ontem e também estou querendo... Deve ser ótimo!

    http://meumundoecolorido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu soube do lançamento desse livro quando a editora fez uma divulgação no facebook e posso dizer que adorei a proposta do enredo dele. Deve ser fantástico ver a visão da Helena, que foi uma das personagens que mais marcaram minha "estrada literária".

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, com certeza ver a guerra com o solhos dela deve ser muito interessante. Já entrou para a lista dos mais desejados ;)

      Beijos.

      Excluir
  9. Esse livro parece ser fantástico!
    Curiosidade a mil para ler-lo.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho até medo dessas versões, já vi ouvi falar desse livro, e vai entra na lista das resenhas feitas por vc que eu quero ler!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, elas são boas como entretenimento, mas jamais como verdade histórica ;) Já estou vacinado, rs.

      Beijos!

      Excluir
    2. Pois é, por vir das dúvidas espero a resenha rsrsr

      Excluir
  11. Também tenho curiosidade de ler este livro e saber um pouco mais sobre Helena e a própria guerra de Troia.

    http://relembrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, meu maior interesse nela é ler a visão de Helena sobre a Guerra de Troia, mesmo que de forma ficcional ;) certamente será interessante.

      Abraços.

      Excluir
  12. Oi!
    Me interessei, parece que é super legal!
    ;D

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Uma bela escolha e gostaria muito também de ler Helena de Tróia. Já está na minha lista, mas ainda não tomei coragem de colocar na estante.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com uma dúvida enorme na hpora de solicitar o livro do mês, mas acabei escolhendo o "Sobrevivente", do Palahniuk... vou ter de comprar o Helena, rsrs.

      Beijos.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar