13 de julho de 2012

Solução do “Qual é o Livro? #5”

Qual é o livro - Novo

O “Qual é o Livro?” estreou fase nova, e gostei do resultado. Se antes a brincadeira acabava quando a primeira pessoa acertava o título do livro, desta vez a vida útil da mesma foi maior, e deu a oportunidade de mais pessoas participarem, afinal, nem todo mundo pode participar logo nas primeiras horas que o post é publicado – sempre às nove da manhã das sextas-feiras.

ATENÇÃO: A partir da publicação deste post não serão mais aceitas participações para o Qual é o Livro? #5.

No último “Qual é o Livro?”, as dicas faziam referência a um clássico do grande mestre Júlio Verne, e até mesmo já foi resenhado aqui no blog: Da Terra à Lua. Nele, os honoráveis membros do Clube do Canhão, sem nada para fazer com o fim da guerra, decidem dedicar sua arte – a construção de canhões e projéteis como jamais se viu – para construir um projétil e atirá-lo contra a Lua. Não bastasse a ideia original, um aventureiro se oferece para “embarcar” no projétil e se tornar, assim, o primeiro homem a lá pisar. Não é preciso dizer que o livro, de 1865, antecipou em quase um século ideias que seriam postas em prática durante a Guerra Fria. É, certamente, mais um exemplo da genialidade de Verne.

Explicando as dicas:

1. A terra do Tio Sam. Um clube: Se trata dos Estados Unidos da América. O clube, o Clube do Canhão.

2. 356.577, quando próxima: Distância da Terra à Lua, quando mais próximas, ou seja, no apogeu. [Fonte]

3. O gigante possui 66 vezes mais, diz a Wikipédia: Nenhum dos participantes acertou esta referência. A maioria pensou que se tratasse de algo relacionado ao canhão encarregado de mandar o projétil à Lua. Na verdade, fazia referência às 66 luas de Júpiter, o “Gigante Gasoso”. [Fonte]

4. Um projétil diferente em sua finalidade: Se trata do projétil no qual os viajantes embarcam para serem lançados rumo à Lua. Além dos motivos óbvios, é diferente em sua finalidade por, como descrito no livro, o Clube do Canhão ter como principal atividade criar canhões e projéteis que possam, cada vez, ir mais longe e causar mais dano durante a guerra. Já este projétil, em especial, deveria chegar à Lua.

5. No mundo real, a ideia foi colocada em prática muitos anos depois: Como se sabe, um século depois de lançado o livro, os americanos empreenderam em viagem semelhante – no objetivo – e que atingiu pleno sucesso com a Apollo 11.

É isso. Cinco pessoas acertaram – até agora, e explico: estou criando este post na quinta-feira, programando-o para ser publicado hoje. Sendo assim, ainda serão aceitas participações para esta etapa até que este seja publicado, e, caso alguém mais acerte, este post será atualizado. No momento, os acertadores foram, pela ordem de participação: Happy Batatinha, Sharon Callefi, Renata Ars, Cássia Oliveira e Saleta de Leitura. Parabéns às cinco :)

E lembrem-se: mesmo que não saiba de qual livro se trata, um palpite garante, ao menos um ponto na disputa. E ainda teremos mais cinco etapas até a final, ou seja, muita coisa ainda pode acontecer ;)

Para saber as regras e prêmios da promoção, clique aqui. Quaisquer dúvidas podem ser deixadas nos comentários ou me mandem um e-mail: lucianoassantos@gmail.com

E participem! Conto com vocês.

Daqui a pouco, às nove da manhã, será publicado o “Qual é o Livro?” #6. espero vocês.

3 comentários:

  1. HAHA!
    Adorei as explicações.

    Bacio, Selene Blanchard
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  2. Amei!! Olha que fui uma das últimas a participar! Estou gostando muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei que poderia ser um livro do Verne, mas acabei não participando... Enfim, boa sorte aos participantes!!!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar