20 de agosto de 2012

Apolo e Dionísio – Contos [Resenha #064]

Apolo e Dionísio

 

 

 

 

 

 

 

Sinopse: Seis contos de mistério e suspense: em três o protagonista é o amoral Coriolano. Nos outros três há situações de mistério e suspense fáceis de encontrar no cotidiano brasileiro.

 

Quando o autor José T. Pers entrou em contato comigo pelo Skoob, perguntando se gostaria de resenhar seu livro, a princípio fiquei apreensivo: faz um bom tempo que não leio contos. Quando adolescente, gostava muito do gênero, e foi assim que conheci grandes autores – sempre achei que coletâneas são o melhor lugar para você conhecer um autor –, mas com o tempo, e conforme minhas opções escasseavam, acabei mudando meu foco. Mas retornar foi, sim, uma boa experiência,

Para começar, não sei ao certo como resenhar um livro de contos, então vou tentar falar rapidamente de cada um sem estragar as surpresas, pois contos são sempre mais rápidos de se ler, com os acontecimentos em cascata, então uma informação a mais pode estragar algo. O livro trás seis contos, são eles:

Apolo e Dionísio é o conto que dá nome ao livro (né?), e trás Coriolano, personagem que aparece em outros dois momentos. Para mim é aquele que mais nos permite identificar a narrativa do autor e a forma como estrutura seus contos. Nele ele já deixa sua marca, sua levada narrativa, que será percebida facilmente no andamento dos demais. Não vou falar muito sobre ele por ser o mais surpreendente, abrindo muito bem “os trabalhos”.

O Vaso de Violetas é um retrato da realidade e do que somos capazes de fazer quando nos sentimos desesperados. Irene e a mãe moram em um apartamento alugado, mas estão em dificuldades e o senhorio entra com uma ação de despejo, alegando que efetuará obras no apartamento. Sem ter o que fazer, a  única saída que Irene encontra é marcar um encontro com ele, até que o tal vaso a inspira. O desfecho é surpreendente e muito bem amarrado, o conto, que começa lento, termina no ápice.

Salvei sua Vida é um pouco confuso. Parte de um incidente no qual um homem impede que uma moça caia no corredor de um ônibus após uma freada brusca, e que comenta, brincando, “Salvei sua vida”. A introdução de um dos personagens que serve para trazer uma certa tensão para a narrativa foge um pouco do tom, e me deu uma certa balançada, achando que havia perdido algo; e ainda por cima pode-se antever o final. Achei este o mais fraco dos seis.

O Reencontro trás de volta Coriolano, reencontrando um amigo e uma ex-namorada. A forma como o autor trabalhou o andamento deste conto me agradou muito, sorri com os acontecimentos, não por achar graça – acreditem, nenhum conto com Coriolano é engraçado, reflexivos sim, engraçados nunca. – mas sim por ter ficado satisfeito com o que vi. Às vezes caras como Coriolano tem de passar por umas poucas e boas para aprenderem algo na vida, e a guinada nos acontecimentos é capaz de abalar até mesmo um sujeito como ele. Só não sei, é verdade, se ele soube aproveitar algo.

Proposta de Serviço é o terceiro conto com Coriolano. Tudo aqui é tão intrincado e dá tantas voltas que é mais um que não posso dizer sobre o que se trata. É o que mais muda seus rumos, sem no entanto deixar o leitor de fora sem saber o que aconteceu; além de ser aquele que melhor retrata o mundo deste personagem, e os ambientes pelos quais ele transita. Apesar de só conseguirmos pinçar aqui e ali algumas informações sobre ele, Coriolano tem o poder de agradar o leitor mesmo não sendo politicamente correto.

A Enchente é o melhor de todos. Tem um clima nostálgico, o autor nos faz caminhar entre personagens vívidos de uma cidadezinha pequena, dando vida à mesma, nos levando a imaginar a poeira levantando a cada passo dado nas ruas de terra, a simplicidade das coisas do interior, e um tempo que, se sabe, não volta. O tom de paisagem guardada na memória durante a infância comove e me lembrou meus tempos de criança, que nem estão tão longes assim. Para completar, o desfecho é aberto o suficiente para que permita ao leitor pensar bastante e tirar suas conclusões.

Os seis contos são de bom tamanho, maiores que uma crônica mas não tão grandes que possam cansar o leitor. De temáticas diferentes, se destacam pelo conjunto os três que tem como personagem principal Coriolano, que certamente é a maior criação do autor: um sujeito sem moral, conquistador, que não mede muito se o que faz pode prejudicar os outros desde que lhe traga algum benefício. Seus contos me lembraram um clima noir, mas em nenhum momento se perde a noção de que estamos em terras brasileiras, e isso é justamente o que chama tanto a atenção. O autor também tem uma grande habilidade em despistar. Nenhum conto segue um caminho predestinado, em todos existe o inesperado, e esta incerteza sempre presente só faz aumentar conforme seguimos a leitura.

Mesmo curto, o livro trás experiências agradáveis e recompensadoras: os textos são pensados, muito bem escritos, e surpreendem. É uma pena que o interesse em se publicar antologias como esta seja tão pequeno atualmente. Vale ler.

 

Apolo e Dionísio – Contos, de José T. Pers (2012). 140 páginas, Boas Histórias.

{ B }

15 comentários:

  1. Oi Luciano, parabéns pela resenha! Faz tempo que não leio contos, mas parece que esses são uma ótima leitura!!

    até mais!


    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maritza, são muito bem escritos e com enredos surpreendentes. Vale a pena ler ;)

      Excluir
  2. Não conhecia o trabalho do autor, mas gosto bastante de ler contos porque possuem uma dinâmica diferente. Porém, se alguns contos não me atraem muito, eu acabo perdendo o interesse pelo livro, e chego a abandonar o livro, o que é ruim, porque posso perder a leitura de contos que eu viria a gostar. Fiquei interessada no trabalho do autor, vou procurar!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o autor escreve muito bem, tem um texto maduro, e domina a narrativa, dá gosto de ler. E às vezes também me acontece isso: um conto ruim me desanima e coloca a leitura a perder. Ainda bem que neste isso não aconteceu.

      Abraços.

      Excluir
  3. Eu gosto de contos, sou quase uma colecionadora de antologias rsrsrs... Quando quero conhecer mais sobre uma cultura geralmente procuro uma coleção de contos, é mais rápido que um romance e revela bem o autor e o que podemos esperar dele, enfim curtir o post e a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, também! Assim como é uma boa oportunidade para conhecer autores, também o é para conhecer a cultura de determinado local ;)

      Excluir
  4. Contos?! É, também tem um bom tempo que não leio. Não conhecia o livro e nem o autor, mas me achei bastante interessante alguns contos. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, "contos" não são "diferentes" de "romances". São só mais curtos.

    Se vier, eu tasco.

    Parece legal, quero conhecer o Coriolano. Booktour? Hein? Hein? Hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharon, seria uma boa ideia um booktour,, vou anotar aqui pois vou lançar um na próxima quarta ;)

      Mas depois, quem sabe.

      Excluir
  6. Luciano,
    ando a procura de novos autores brasileiros para ler, vou atrás desses contos, sua resenha me conquistou.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Ei, Luciano! Também faz tempo que não leio contos direito, mas gosto muito do gênero, assim como de crônicas. Histórias mais curtas e rápidas muitas vezes passam a mesma mensagem que outras mais longas, não é?!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  8. Oi Luciano!
    Não costumo ler contos - acho que pelo simples fato de nunca conseguir escrever um! - mas achei a temática do que resenhou bem legal! Vou adicionar no skoob! Valeu pela indicação =D

    ResponderExcluir
  9. O bacana dos contos é que são curtinhos..e qdo terminam, já vem a vontade de ler o próximo né?
    Ainda não tive a oportunidade em ler esses contos citados..mas me interessei muito.
    Acho que a falta de prática me vc ler contos, não estragou a resenha..rs Ficou muito boa!
    Não conheço o trabalho do autor, mas me interessei muito.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Luciano
    Foi muito bom ter aceito ao convite que nos fez conhecer mais um bom autor. Tem contos variados e me parcem muito interessantes. Gosto muito de ler contos e é uma forma de conhecer novos autores e como escrevem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a indicação, adoro livros de contos e esse parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar