26 de setembro de 2012

Do Seu Lado [Resenha #072]

A resenha de hoje foi feita pela Ágata Bresil, do blog Tudo Tem Refrão, que gentilmente aceitou resenhar o livro Do Seu Lado

Do seu lado

 

Sinopse: Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.

Eu estava muito ansiosa para ler este livro, primeiro porque é um chick lit e eu estava em falta com os chick lits e depois porque era de autora brasileira e eu tenho adorado ler obras brasucas. Mas qual foi a minha surpresa quando, durante a leitura, eu desenvolvi uma relação de amor e ódio com a autora? Por essa eu não esperava. A leitura começou muito boa e eu estava super animada, mas então eu comecei a me decepcionar e não foi pouco, mas ao mesmo tempo eu não conseguia largar o livro e o devorei em pouco tempo. Dá pra entender?

A narrativa é em primeira pessoa. Sarah é uma arquiteta que ainda não alcançou o estrelato, ela trabalha no mesmo escritório que o seu melhor amigo, Igor, que é claramente apaixonado por ela, mas como uma boa personagem principal, ela não percebe. Durante 4 anos ela tem fantasiado como seria reencontrar seu ex namorado, Bruno, que a traiu, ela imagina que estará incrível passeando pela rua e ele aparecerá não muito bem, mas morrendo de saudade dela. Quando ela menos espera, o destino a coloca cara a cara com o traste e ela se surpreende ao se sentir nervosa e tola em sua presença. Bruno tenta a reconquistar a todo custo e depois de cair de amores por ele novamente, Sarah jura que será apenas para se vingar.

Igor é realmente o homem perfeito: atencioso, carinhoso e um verdadeiro gentleman. Sim, ele é mesmo o príncipe dos contos de fada modernos, até seus defeitos são charmosos. A partir do momento que Sarah volta a se envolver com Bruno, sua relação com Igor muda, ele se afasta e arruma uma namorada, uma amiga em comum deles dois, isso deixa Sarah com ciúmes e ela não entende muito bem o que acontece, mas é claro que você, leitor, já sabe o que isso significa. A estória tem várias reviravoltas e surpresas, o que é ótimo porque eu adoro terminar um capítulo com o queixo no chão. Em falar em capítulos, estes são bem curtos, o que torna a leitura muito mais ágil.

Outro ponto muito positivo é como a Fernanda explorou coisas do nosso dia a dia, desde os filmes no cinema até os lugares que costumamos ir no Brasil e as marcas de produtos que temos aqui. Isso aproxima o leitor da estória, pois sempre lemos livros estrangeiros e muitas vezes lemos marcas de produtos e programas de televisão que não conhecemos e isso acaba nos afastando um pouco. Eu gostei muito de como ela me prendeu e me fez devorar cada página mesmo com os aspectos negativos que encontrei no livro e por isso o meu caso de amor e ódio com Do Seu Lado.

O primeiro contra que encontrei no livro foi um erro bobo, mas que de qualquer jeito passou despercebido na revisão e isso não deveria ter acontecido. Na página 73 a personagem Fátima diz que seu marido se chama Nilson e depois da página 138 ele passa a se chamar Arnaldo e não é que ela tenha um amante e também não acho que o seu marido se chame Nilson Arnaldo ou Arnaldo Nilson. É. O outro contra foi o enchimento de linguiça em exagero. Muitas cenas eram completamente desnecessárias. Quase um capítulo inteiro foi dedicado a uma visita da Sarah a uma cliente, para conversar sobre um projeto, e aquilo não tinha nada a ver com a estória. Isso me deixou decepcionada.

Sinto que a autora quis inserir muita trama no livro, muitas lições e não soube bem administrar isso, acabou se tornando uma novela e perdeu um pouco o foco, mesmo que o tempo todo a personagem só pensasse em amor. Mais uma coisa que ficou perdida foi o tal do ex-namorado, assunto que era tão importante na vida de Sarah e que repente some e é quase como se eu tivesse lido sobre ele em outro livro. Eu também senti dificuldade na leitura quando de repente a Fernanda adquiria uma mania em um capítulo e escrevia uma mesma frase, ou algo parecido, várias vezes, isso aconteceu poucas vezes, mas mesmo assim me incomodou. Mas eu gostei bastante do livro e me apaixonei por Igor e Sarah, adorei ser envolvida pelo romance e adorei torcer para que tudo desse certo no final e ah! O final é de matar, de tirar o fôlego.

Acho que o Brasil pode investir nos chick lits, tá mais do que provado que autores brasileiros tem capacidade de serem melhores do que alguns autores do exterior. Apesar dos pesares, eu adorei o meu primeiro chick lit brasileiro. Desculpa pela resenha grandinha e obrigada a quem me acolhe aqui no Ponto Livro. *-*Sou muito agradecida ao Luciano pela oportunidade e aos leitores pelos elogios.

 

Do Seu Lado, de Fernanda Saads (2012) 317 páginas, ISBN 9788563219008,  Editora Novo Conceito. [Comprar no Submarino]

 

_

E não deixem de visitar o blog da Ágata, o Tudo Tem Refrão, lá vocês também encontram resenhas e textos inteligentes e divertidos.

 

8 comentários:

  1. Os textos de autores brasileiros que tem sido publicados e divulgados nos últimos tempos são realmente muito marcados pela narrativa novelesca. Quando li Ágata pontuando isso pensei: Rá, não é só eu que percebo isso shuashu... \o/ Não que eu ache negativa a influencia da narrativa novelesca, afinal o Brasil produz as melhores novelas do mundo, acho eu sem bairrismo.

    No mais, esse também vai para a lista daqueles livros para dias de preguiça de pensar e vontade de voltar a acreditar no amor, no sexo oposto e coisas do gênero o/

    Adorei a resenha Ágata, ficou do tamanho certo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ágata, oi Luciano!
    Eu ia fazer uma resenha agorinha desse livro, acredita? Acho que nossos blogs estão MESMO conectados, Luciano. ;D
    Enfim, uma coisa que eu ia citar e que a Ágata disse: pra que encher tanta linguiça? Eu gostei mesmo do livro, estava precisando de um livro bem leve e Do Seu Lado foi perfeito para o momento. Mas poxa, pra que colocar tanta coisa inútil? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Ah, ver uma resenha minha por aqui é sempre uma honra. E é bom ler os comentários e ver que não fui a unica a perceber no enchimento de linguiça. hahahaha!

    Abraço. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha,tambem estou ansiosa pra ler esse livro,acho sempre muito interessante ler livros nacionais.

    ResponderExcluir
  5. Do seu lado, não é lá meu estilo literário. Mas, é um livro bem indicado para se ler quando sai de um livro tenso. rs
    Já aconteceu isso comigo de ler de gostar bastante de um livro e odiar também. rs Quando a leitura fica cansativa, com muitos detalhes desnecessários, é bem ruim.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciano!
    Adorei a resenha da Ágata! Eu gosto de chick lits, mas não tenho muita vontade de ler esse livro, me pareceu um pouco confuso.

    Saudades de passar aqui no blog! Desculpe pelo sumiço, eu estava de férias, mas aos poucos estou voltando à blogosfera ^_^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu estou com esse livro na minha fila de leitura, na verdade eu o ganhei mas ainda não recebi mas estou contando com isso. De quealquer forma, mesmo com os defeitos apontados eu vou ler e espero me divertir bastante, com mais uma personagem que não enxerga um palmo à frente do nariz e é incapaz de reconhecer o amor verdadeiro a não ser que ele lhe dê um tabefe bem dado.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu!

    Eu ganhei esse livro num sorteio, ainda não me animei para ler, acho que vai ficar para 2013.

    Beijo
    Lu Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar