5 de outubro de 2012

Relembrando: Setembro


Relembrando

Não sei se o mundo acaba este ano – e se acabar, amém, que se há de fazer? – mas uma coisa é certa: 2012 é um ano matador, e mais um mês já sucumbiu. Setembro foi bastante produtivo, rendeu boas leituras e tenho conseguido manter o blog atualizado e ainda acompanhar os melhores blogs do mundo. Vamos relembrar setembro.


Resenhas e Leituras

Comecei o mês com Nicholas Sparks e seu A Escolha. Há quem torça o nariz, e já fui um deles, mas o moço escreve bem e cativa, mesmo você sabendo que as fórmulas de seus livros são parecidíssimas e que ele vai brincar com seus sentimentos durante a narrativa. O ponto alto deste livro é, como o título sugere, a escolha que deve ser feita. Sparks nos conduz pelo texto e nos faz acreditar que a escolha se trata de tema bem diferente do que é na realidade.

Depois me surpreendi com o melhor do mês: O Jogador Nº1, do Ernest Cline.  É o livro que todo nerd gostaria de escrever, e que todo nerd deveria ler. Centenas de referências, muita ação e aventura e, claro, nostalgia; tudo isso dentro de um MMORPG de imersão. Quem cresceu nos anos 80/90 vai se sentir em casa e se deliciar com cada menção. Vale cada palavra.

Por curiosidade busquei os Cinquenta Tons de Cinza. Ele pode ser um bestseller, mas não me atraiu nem na parte erótica, seu maior chamariz, tampouco no resto. Mas isso não quer dizer, claro que você não possa gostar dele. Vai que, né? 

Viva Para Contar, da Lisa Gardner me levou de volta aos policiais. Sua personagem, a detetive D.D. Warren já entrou para meu rol particular e insano de favoritos, e tem uma personalidade ímpar, comandando com firmeza uma equipe de detetives da polícia de Boston enquanto sonha com um encontro romântico que termine em uma cama. Mas o livro ainda trata de um assunto interessante: crianças com problemas mentais e sua relação com a família/sociedade. Vale muito a pena ler.

Dizem que o fim do mundo se aproxima. Isto é óbvio, mas ganha um sentido novo quando perguntamos quanto tempo resta. (Cassiano Ricardo falou muito bem sobre, dizendo que “Cada minuto da vida / Nunca é mais, é sempre menos / Ser é apenas uma face / Do não ser, e não do ser / Desde o instante em que se nasce / Já se começa a morrer”). 21/12, de Dustin Thomason trás um panorama sombrio, com uma doença priônica se espalhando pelos Estados Unidos e a única chance de cura está escondida em uma antiga cidade maia que para muitos não passa de um mito. Com uma boa mistura de ciência, aventura e arqueologia, conseguiu me prender. Muito bom.

E a Ágata Bresil fechou o mês com chave de ouro com sua resenha de Do Seu Lado, romance nacional escrito pela Fernanda Saads.

Eventos e Coletivas

A Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços veio com mais uma fase, a Ressonâncias, onde reestruturamos todo o amor que foi fragmentado nas outras fases.

O Tem Lógica #2 Casais que leem juntos pemanecem juntos mudou a estrutura da brincadeira mas nem por isso assustou os participantes – que, de novo, levaram menos de uma hora para responder. Ainda dá tempo de participar, e vale um kit do livro “Estou com Sorte”.

E finalmente li Austen! À convite da Irene, resenhei Orgulho e Preconceito para a Saleta de Leitura. Gostei, rs, nem sei como demorei tanto para ler uma obra dela.

Etc.

O Last.fm continua me recomendando gente de quem não gosto tanto, mas no meio delas me deparei com Paloma Faith, que é ok, dá pra ouvir, e com Fiona Apple. Fiona é estranha, mas é do tipo estranha-interessante. Esta vale ouvir.

É isso. Será que Outubro passa rápido?


8 comentários:

  1. Luciano, adorei o seu "e se acabar, amém, que se há de fazer?". Muito limpo e humorístico, posso usar? rs!

    Impressionante o seu ritmo de leitura. Sou muito mais lenta e já aceitei isso parcialmente, mas talvez as condições de ultimamente tenham me atrapalhado.

    Abraço! ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Ô se pode, mas nem tem o que fazer né, rsrs.

      Mas olha, nem tenho lido tanto, na verdade tô com muitas resenhas atrasadas para publicar, daí venho soltando duas por semana.

      Excluir
  2. Tivemos ótirmas resenhas por aqui.
    Preciso mandar minha resposta do Tem lógica

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse super resumo do mês, muito legal a ideia ;)

    O seu blog é muito legal e já estou te seguindo.
    Te convido a vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  4. Espero que não passe tão rápido assim Luciano!!!

    E sim, a resenha de 50 tons foi uma das coisas mais divertidas que li no mês, como também li o livro fiquei imaginando sua cara se torcendo em meio ao texto terrível da James... Quando vi vc dizendo que ia ler já sabia onde daria. rsrs...

    Adore a Ágata, a resenha dela ficou perfeita. Espero que vc se encante outras vezes com Austen e que o Tem Lógica continue um sucesso de publico e bilheteria rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, e olha que torci a cara muitas vezes mesmo ;) e quem sabe não leio algo mais de Austen este ano ;)

      Excluir
  5. Relembrando estou em falta com minhas leituras aqui no PontoLIvro e até o Ressonânca da Blogagem do Amor em Pedaços não conclui, Sinto dificuldades todos anos nem pegar cada fase para ligar a alguma coisa.

    Sempre boom ler esta coluna.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, as vezes o tempo é escasso mesmo, mas não se preocupe ;) Beijos.

      Excluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar