8 de novembro de 2012

5º BookCrossing Blogueiro

alterna

Chegamos à quinta edição do BookCrossing Blogueiro, evento capitaneado pela Luma, do Luz de Luma, que consiste em tirar um livro da prisão de uma estante e dar a ele o mundo, da mesma forma como ao mundo, ele. Livros são feitos para serem lidos, e por mais que eles fiquem lindos na estante esta não é sua função primordial, não são peças de decoração, os vejo mais como portais para diversos mundos. Então o melhor não seria libertá-los?

O evento propõe que você escolha um lugar adequado para fazê-lo e exercite o desapego. Esta é a parte difícil, e só então percebemos que somos mais ligados à eles que imaginávamos.

Como na última edição, optei por libertar meus livros na biblioteca do colégio onde estudei. Além do sentimento de retribuição que me moveu na edição anterior, desta vez senti que era o melhor local para fazê-lo.

Cerca de dois meses atrás retornei à biblioteca à procura de um livro em específico e a bibliotecária comentou que alguns alunos leram o livro que havia deixado lá e disseram ter gostado bastante. Bom, se esse é o objetivo do evento, cultivar leitores ao mesmo tempo em que dá a eles a oportunidade de contato com o livro, posso dizer que da última vez o objetivo foi atingido com sucesso.

E qual lugar melhor para garantir uma rotatividade ao título que uma biblioteca? Sem contar o fato que um aluno que vai até lá já possui o interesse em ler e – assim espero – na figura do livro. Os riscos de vandalismo são bem menores.

Para esta edição escolhi três livros:

  • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving.Clássico norte-americano, foi adaptado para o cinema por Tim Burton, mas em uma versão “baseada”, que trás um Ichabod Crane bastante diferente do pedagogo do livro. Quem buscar similaridades entre filme e livro vai se decepcionar, o que é uma pena: o livro é muito bem escrito, e Crane um bom sujeito. Resenha aqui.
  • Caso Oblíquo,  de Beatriz de Almeida Magalhães: Ainda não sei se entendi bem este livro, por isso nem arrisquei uma resenha. É bem escrito, mas não consigo falar sobre ele de modo algum…espero que quem lê-lo tenha mais sorte.
  • O Advogado, do John Grishan, que eu jurava que havia resenhado. Bom devo tê-lo feito, só não me lembro em qual blog… Muito se fala do Grisham, achei que é um escritor correto, mas nada que justifique suas altas vendagens. Tenho mais dois livros deles para dos na fila.

Espero que encontrem por lá bons leitores, que os tratem bem – até consigo desapegar, mas me despreocupar, isso nunca ;)

Nesta edição, o BookCrossing Blogueiro tem uma data bastante elástica, indo de hoje até o dia 16, então cada um pode se organizar da melhor forma possível. Acompanhe as participações no Luz de Luma e veja toda movimentação na página do evento no Facebook.

Vamos libertar um livro?

13 comentários:

  1. E a hora de desapegar chegou!!! Huhu!!! Vamos nessa néh Luciano, já virou tradição!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Gostei e muito da iniciativa apesar de ainda ter muita dificuldade. Mas esse semestre tirei alguns livros da prateleira que não voltaria a ler e passei pra frente, dói um pouco, mas é gratificante no fim.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, principalmente nas primeiras edições senti um peso também, mas com o tempo vai diminuindo, rsrs, fica bem mais fácil.

      Excluir
    2. Lu, lembro como se fosse hoje da sua aflição (rs*) No começo é sempre difícil, depois nos acostumamos com a ideia!! Obrigada por mais uma vez participar do BookCrossing Blogueiro! A escolha da biblioteca foi uma excelente alternativa pois sabe que ali o seu livro de certa forma está sob controle :) Beijus,

      Excluir
    3. Luma, vai ficando cada vez mais fácil com o tempo ;) Foi muito bom participar mais uma vez. Parabéns pela iniciativa.

      Beijos.

      Excluir
  3. que legal! acabei de libertar o meu. nossa, quero muito O lenda do cavaleiro sem cabeça desta edição, se o encontrasse ficaria com dó de libertá-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, espero que quem o retire para ler goste do que encontre ;)

      Excluir
  4. Oi Luciano!!
    Cá nos encontramos em mais um bookcrossing da Luma.
    Você é sortudo em saber que os livros libertados no 4ºBB foram lidos por várias pessoas na biblioteca. Também, não posso me queixar, pois o tal livro do mini-bookcrossing também cirandou a outra casa, e vai continuar viajando.
    Este ano fiz diferente. Abandonei o livro ao "seja o que Deus quiser" e me meti numa aventura embaraçosa. Mas ainda não tive retorno. Estou aqui cruzando os dedos para que alguém entre em contato, acusando que achou o livro!
    Quanto aos seus 3 livros deste 5ºBB, só conheço "A lenda do Cavaleiro sem cabeça".
    Beijinhos para você.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rute, é muito bom quando temos um retorno, é como se o evento valesse todo o esforço -já sabemos que vale, mas ganhar uma confirmação assim não tem preço.

      Excluir
  5. Parabéns, viu? Acho que nunca faria isso! Shuahsuahsua
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, no começo é difícil, depois a gente aprende a desapegar ;)

      Excluir
  6. Participo pela segunda vez e confesso é bem difícil de desapegar dos meus livros, mas vamos lá...libertei o meu no Shopping...Estava lotado e mesmo assim me chamaram para devolver, mas pedi para ela levar ou deixar no mesmo lugar...foi engraçado...
    Paz e bem

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar