1 de dezembro de 2012

Correio #16 – LeYa Novíssimos

Correio 16

Me surpreendi quando abri  a caixa da LeYa. Quando solicitei o “O Teu Rosto Será o Último”, não havia entendido que a escolha valia pelos cinco livros da coleção Novíssimos! A coleção trás cinco novos e importantes autores de língua portuguesa, publicados por aqui em comemoração do Ano de Portugal no Brasil, e do que já li da coleção – No Meu Peito Não Cabem Pássaros e O Teu Rosto Será o Último – tenho gostado muito de conhecer estas novas vozes.

Abaixo confira as sinopses:

Por Este Mundo Acima, de Patrícia Reis: Um cenário de terrível desastre assola Lisboa. Poderia ser em qualquer outro lugar do mundo. Os escombros passam a ser paisagens, a cidade e as relações humanas transformam-se vertiginosamente. Entre os sobreviventes há um homem, um velho editor. Procurando amigos e amores desaparecidos encontra um manuscrito e um rapaz e, neles, a porta para uma outra dimensão da vida. Por Este Mundo Acima é uma peregrinação futurista e um relato de memória. Consagração dessa melhor forma de amor a que chamamos amizade, é também uma história sobre a importância redentora dos livros.

No Meu Peito Não Cabem Pássaros, de Nuno Camarneiro: Que linhas unem um imigrante que lava vidros num dos primeiros arranha-céus de Nova York a um rapaz misantropo que chega à Lisboa num navio e a uma criança que inventa coisas que depois acontecem? Muitas. Entre elas, as linhas que atravessam os livros. Em 1910, a passagem de dois cometas pela Terra semeou uma onda de pânico. Em todo o mundo, pessoas enlouqueceram, suicidaram-se, crucificaram-se, ou simplesmente aguardaram, caladas e vencidas, aquilo que acreditavam ser o fim do mundo. Nos dias em que o céu pegou fogo, estavam vivos os protagonistas deste romance - três homens demasiado sensíveis e inteligentes para poderem viver uma vida normal, com mais dentro de si do que podiam carregar. Apesar de separados por milhares de quilômetros, as suas vidas revelam curiosas afinidades e estão marcadas, de forma decisiva, pelo ambiente em que cresceram e pelos lugares, nem sempre reais, onde se fizeram homens. Mas, enquanto os seus contemporâneos se deixaram atravessar pela visão trágica dos cometas, estes foram tocados pelo gênio e condenados, por isso, a transformar o mundo. Cem anos depois, ainda não esquecemos nenhum deles. Escrito numa linguagem bela e poderosa, que é a melhor homenagem que se pode fazer à literatura, o livro é um romance de estreia invulgar e fulgurante sobre as circunstâncias, quase sempre dramáticas, que influenciam o nascimento de um autor e a construção das suas personagens.

O Teu Rosto Será o Último, de João Ricardo Pedro: Uma obra fascinante com uma estrutura exemplar, o livro de estreia de João Ricardo Pedro, foi o grande vencedor do Prêmio LeYa 2011. Partindo da Revolução de 1974 em Portugal, este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos da ditadura, pela repressão política e pela guerra colonial. Duarte, cuja infância se desenrola sob os auspícios de Abril, cresce envolto em memórias alheias que formam uma espécie de trama onde qualquer segredo se esconde. Pianista precoce e talentoso, afigura-se como o elemento capaz de suscitar todas as esperanças. Terá a sua arte essa capacidade redentora, ou se revelará, ela própria, lugar propício a novos e inesperados conflitos?

Para Cima e Não para o Norte, de Patrícia Portela: O protagonista desta história é um Homem plano que vive num mundo de duas dimensões. Um dia, ele encontra uma impressão digital numa das páginas de um livro e fica obcecado por esta estranha "letra". Depois de intensas investigações, apercebe-se da existência de um mundo muito diferente do seu: um mundo com três dimensões; quando tenta divulgar a sua espantosa descoberta junto ao resto do povo plano, é acusado de delito de opinião, de perturbação da ordem pública e é preso. Mas não desiste e, quando sai da prisão, consegue descobrir um meio de passar para o mundo de três dimensões. Já deste "lado", e sabendo que só pode se manter por aqui se estiver permanentemente a ser "visto", opta por raptar leitores, espectadores e observadores em geral...

Um Piano Para Cavalos Altos, de Sandro William Junqueira: Em Um Piano Para Cavalos Altos, Sandro William Junqueira cria uma metáfora a partir de um mundo regido pela ordem e pela disciplina, em uma cidade cercada pela natureza, onde animais selvagens se tornam ameaças após um inesperado desastre, o que deixa a população com medo. O Governo sabe que esse é o motor para manter as coisas organizadas, por isso decide que elas devem permanecer assim.

Bom, é isso. Até segunda ;)

12 comentários:

  1. Oi, Luciano!
    Eu não gosto de "pitacar" muito sobre história, mas essa comemoração me parece tão sem sentido... É o blá blá blá histórico que eu não entendo nada então nem vou falar. =P
    Agora falando dos livros (o que importa!). achei essa coleção muito bacana. Nunca li nada português e gostei dos títulos. As capas também ficaram bem chamativas. Se um dia tiver oportunidade, acho que vai ser bacana conhecer autores diferentes. ^_^

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, as edições saõ caprochadas e do que li estou gostando muito - especialmente de "No Meu Peito Não Cabem Pássaros".

      Beijos.

      Excluir
  2. Eu gosto da literatura portuguesa, gostaria até de ler mais autores lusos, assim como morro de amores pela literatura africana de língua portuguesa!!! Vou aguardar as resenhas \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, conhecia muito pouco dela, mas do que estou vendo tenho gostado bastante.

      Excluir
  3. Muito interessa essa lista de livros, vou pesquisar mais a respeito deles...

    ResponderExcluir
  4. Nossssa!
    Que legal! *-*
    Os livros parecem ser bem legais, pena que não sou fã de Portugal. .-.
    Não é preconceito. acho que isso tem a ver com o fato que eu cresci italianamente e renegando meu lado português, mais vamos esperar para ver se são livros bons!

    bacci!

    modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciano!
    Eu também fiquei surpresa quando recebi os cinco livros. Eu já sabia que seriam separados, mas eu pensei que eram "contos", sabe? Baita surpresa.
    Ainda não li nenhum, mas já me encantei com a parte gráfica deles. É maravilhosa. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, eu achei que enviariam apenas um, imagina o susto!, mas foi susto bom. O projeto gráfico é mesmo lindo, e que textura é aquela na capa? Muito bom.

      Beijo.

      Excluir
  6. Portugal <3 hahahahaha! Achei essa coleção linda demais. A Editora Leya tem um cuidado super especial com os livros, as capas estão cada vez mais lindas e eu adorei o visual clean dessas.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, e esta coleção é super linda, muito bem trabalhada. Resenha muito em breve.

      Excluir
  7. Não conheço muito de literatura portuguesa, mas esses parecem ser legais. Fiquei super curiosa quanto a No meu peito não cabem pássros!

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar os cinco nas Casas Bahia, promoção legal, cada por R$ 16,82.
    :D

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário é muito importante para nós.

Nenhum comentário aqui publicado sofre qualquer tipo de edição e/ou manipulação, porém o autor do blog se reserva o direito de excluir todo e qualquer comentário que apresente temática ofensiva, palavras de baixo calão, e qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação racial, estando assim em desconformidade com nossa Política de Privacidade.

Oscar